A cor terracota, cujo nome deriva do italiano "terra cotta" (terra cozida), é uma tonalidade terrosa que varia entre o marrom, laranja e vermelho. A mistura dessas cores remete à argila natural utilizada em cerâmicas e tijolos, conferindo um aspecto rústico e acolhedor aos ambientes. Veja 11 inspirações para incorporar a terracota em diferentes espaços e propostas.
Terracota na decoração: para aquecer o ambiente
Enquanto viabilizava a integração de ambientes, neste apartamento, o projeto da arquiteta Ana Toscano tinha o desafio de equacionar o gosto dos clientes pelo colorido e pelo acolhedor.
A saída não poderia ser outra: usar a cor terracota, que ilumina os ambientes ao mesmo tempo em que convida a um “aconchego rústico”. Caso desta cozinha, que recebeu um revestimento no tom (Terralma, da Portobello), compondo com os armários feitos em laca e MDF freijó.
“A combinação de cinza e terracota na cozinha cria um contraste interessante”, comenta Ana. “O cinza, sendo uma cor neutra e contemporânea, oferece uma base elegante e sóbria, enquanto a terracota aquece o ambiente”.
Terracota na decoração: ambientes “térreos”
“Eles queriam que a casa fosse ‘térrea’”, conta a arquitetura Andrea Murao, se referindo ao pedido do casal sem filhos que desejava, na verdade, tons terrosos pontuando o projeto.
Desejo realizado. O projeto seguiu com a terracota tanto nos interiores quanto na própria arquitetura externa da casa. “Partindo, principalmente, dos tons da pedra moledo, que, além de conforto, também aquece o ambiente”, conta a profissional.
Na sala de TV, o painel de madeira, que também remete ao tom, quebra o pé-direito, mirando no acolhimento. “A sala é estreita, então coloquei o painel para dar essa quebrada na altura”.
Terracota na decoração: a estrela da casa
O projeto da arquiteta Carolina Esper incorporou a cor terracota compondo-a com tons neutros, como o cinza e o preto. Na área social, a parede de tijolos expostos é protagonista, trazendo o charme rústico da terracota. “Para contrastar e equilibrar o ambiente, desenhamos uma escada flutuante com degraus revestidos em madeira Cumaru”, comenta Carolina.
Abaixo da escada, o buffet em marcenaria artesanal virou “a estrela da casa”, também conta a arquiteta. “Destacou-se como uma peça de personalidade, com lâminas tingidas individualmente que dialogam com os tons quentes do ambiente”
Terracota na decoração: pontos de calor
O pedido era: estilo contemporâneo e minimalista, com linhas reta e cores neutras. O que não significa que pontos de cor não pudessem compor os ambientes. É que o vemos nesse quarto, parte do projeto do escritório Degradê Arquitetura e Interiores, no qual os tons terrosos, como a terracota, entram para transmitir uma sensação de aquecimento. Perfeito para esse espaço da casa.
Para se inspirar: a cabeceira da cama foi executada com um painel de marcenaria ondulado em laca cor branca, com o acabamento superior em uma prateleira de mdf Granilite para apoio dos quadros.
Terracota na decoração: em harmonia com o verde, o cinza, o preto e o branco
Outra inspiração para usar a terracota no quarto é este projeto do DZ Studio. As cores predominantes no desenho são o verde, a terracota clara, os tons de madeira dourada do freijó natural, cinza claro, preto e branco.
Para a cabeceira de cama, foi criado um painel liso, de madeira natural de freijó, mesinhas laqueadas em terracota rosada clara e painel de TV laqueado na mesma cor das mesas de cabeceira.
Insight do projeto: os armários já existiam, apenas foram remanejados no espaço, recebendo portas novas também laqueadas de branco.
Terracota na decoração: atmosfera calorosa
Nesse universo de tons neutros, madeira e pedras naturais, criado pela arquiteta Edneia Bonassi, o toque de cor ficou por conta do verde escuro e da terracota nos objetos e móveis.
Para o ambiente da foto, foram trabalhados elementos naturais, como mármore e madeira para atingir sofisticação e, novamente, a sensação de aconchego. “A composição com o grafite equilibra os tons”, explica Edneia. “Criando um contraste harmonioso”.
Os tons terrosos na decoração, explica a arquiteta, evocam a sensação de “conexão com a terra e a natureza”, resultando numa atmosfera calorosa.
Terracota na decoração: conexão Rio-Nova York
A cor terracota foi usada, nesse projeto do escritório Entropia Arquitetura, para reforçar o equilíbrio entre a estética industrial dos lofts nova-iorquinos e a descontração tropical – um casamento dos sonhos para o cliente carioca dono do imóvel.
Na sala, a estante de madeira é multifuncional, servindo de chapelaria, bar e suporte para a TV. O fundo de tijolo terracota cria “um ponto de interesse visual”, segundo definem os arquitetos do Entropia.
Terracota na decoração: jantar de sucesso
O “cenário” equaciona madeira, pedra, tons neutros e pontos de verde musgo e mostarda. Perfeito para a performance agregadora da terracota, usada no jogo de cadeiras desta sala de jantar desenhada pelo escritório MAB3 Arquitetura.
“Os tons terrosos trouxeram uma certa rusticidade, um ponto de cor, sem fugir da neutralidade que buscamos para o projeto”, explica o escritório, destacando também que o mobiliário é vintage e ganhou personalização com o trabalho da marcenaria.
Terracota na decoração: tom em destaque
A cor terracota é uma escolha versátil para quem deseja criar ambientes com personalidade. E o escritório de arquitetura Proa mostrou como se faz no projeto deste apartamento.
“O tom está em destaque na fórmica presente em toda linearidade do volume de serviço e armazenamento, ganhando leveza ao se apoiar na madeira de compensado naval, com seus veios rosados, nos painéis ao fundo”, explicam os profissionais.
Terracota na decoração: diálogo entre o rústico e o moderno
O projeto da arquiteta Shirlei Proença “se acende” com o uso de tons quentes, como o caramelo, o dourado e a terracota – num contraponto luxuoso com a madeira escura e o preto.
O uso do tom terracota é sutil e estratégico: destaca-se no tapete listrado que percorre o ambiente e ecoa no teto de madeira. Juntos, chão e teto criam um diálogo entre o rústico e o moderno, resultando em equilíbrio.
Esses detalhes em terracota funcionam novamente aqui como um ponto de cor, que chama o olhar sem roubar o protagonismo nem comprometer a neutralidade pretendida para o ambiente.
Terracota na decoração: na praia
E todo esse “calor” da terracota combina com praia? É só conferir esse projeto do arquiteto Sidney Quintela para uma casa localizada no litoral norte da Bahia.
O estilo rústico, umas das expressões da cor, era desejo dos clientes para toda a residência, assim como a “total integração com a natureza e aproveitamento da iluminação e ventilação naturais”, conta Quintela.
Mais em Globo Condé Nast
Entre os materiais usados, a terracota surge na madeira, no sisal e no forro de palha de dendê. “Arquitetura tropical, em estilo contemporâneo rustico, especialmente por ser uma casa de praia”, define o arquiteto.