Smart
Por

De México ao Antigo Egito, existem diversas superstições relacionadas a plantas, árvores e flores. Se você caminhar pelas ruas de alguma cidade da Índia, perceberá que nas portas de muitas casas estão penduradas guirlandas de folhas de manga conhecidas como "toran". Um elemento que ajuda a purificar o ar das casas e atrair boa sorte, pois é uma planta associada à deusa Lakshmi.

Mas este não é o único exemplo que ilustra a profunda relação entre plantas e superstições em diferentes culturas: na janela de uma casa no sul da Itália, uma mamma colocou uma planta de manjericão, cujo simbolismo vai além dos livros de receitas; e a tulipa, atenção, ainda é vista com desconfiança por alguns, por ser o motivo da primeira bolha econômica da história – a tulipomania ocorrida nos Países Baixos no século XVII.

E o mundo nunca deixou de monitorar os jardins onde vivem plantas associadas a tantas superstições e formas de convidar à boa sorte.

Bambu da sorte: a planta favorita do Ano Novo Chinês

O bambu-da-sorte é um símbolo de fortuna e riqueza – e cresce em vasos  — Foto: Teona Swift/Pexels
O bambu-da-sorte é um símbolo de fortuna e riqueza – e cresce em vasos — Foto: Teona Swift/Pexels

Se você visitar a China durante a celebração de seu Ano Novo, descobrirá que em muitas partes é exibido o conhecido bambu-da-sorte. Apesar de suas semelhanças estéticas com o bambu, esta espécie do gênero Dracaena (agaves) é originária do país africano Camarões. Uma planta cujo rápido crescimento é comparado ao aumento de rendimentos e boa sorte durante as celebrações do Ano Novo Chinês, especialmente se combinada com amuletos relacionados aos Cinco Elementos. Claro, o Feng Shui está de acordo.

Cuidado com a cor da tulipa

É necessário ter cuidado com as cores das tulipas — Foto: John-Mark Smith/Pexels
É necessário ter cuidado com as cores das tulipas — Foto: John-Mark Smith/Pexels

A tulipa é outra dessas flores que divide os mais esotéricos. Vinda da Pérsia, a tulipa era símbolo de elegância para os sultões turcos, que costumavam colocá-las em seus turbantes e oferecê-las aos entes queridos como sinal de paixão. No entanto, cuidado com a cor: as tulipas amarelos representam o medo de perder a pessoa amada, o ciúme e a traição, de acordo com alguns países do Leste Europeu e também a Turquia, enquanto os roxos representam a exclusividade e os brancos simbolizam o início de um amor puro, razão pela qual estão presentes em muitos casamentos.

Manjericão: a planta que polariza todas as culturas

O manjericão é muito mais que um tempero — Foto: monicore/Pexels
O manjericão é muito mais que um tempero — Foto: monicore/Pexels

O tulsi (ou a manjericão 'mãe') era uma planta cultivada ao redor dos templos da Índia que foi trazida para a Europa por várias rotas comerciais. Na Antiga Roma, era a planta que te tornava apaixonado e desajeitado ao mesmo tempo, sendo considerada tão afrodisíaca quanto satânica. Nos templos da Igreja Ortodoxa Grega, ainda se perfuma a água benta com suas folhas, e os indígenas do Chocó (Colômbia) a plantam para depois fazer banhos de boa sorte com seus ramos, então vamos nos inclinar para o manjericão como sinônimo de grande fortuna.

A oliveira como ligação entre humanos e deuses

O oliveira é uma planta carregada de simbolismos — Foto: Temmuz Uzun/Pexels
O oliveira é uma planta carregada de simbolismos — Foto: Temmuz Uzun/Pexels

A maioria das culturas ao redor do Mediterrâneo concordam que a oliveira é uma árvore de boa sorte. Os egípcios atribuíram à deusa Ísis a criação da oliveira, cujos raminhos eram colocados nos sarcófagos dos falecidos. Na Antiga Grécia, ela foi associada à deusa Atena e simboliza o triunfo – como bem confirmavam as antigas coroas olímpicas, feitas com ramos dessa árvore –, além de representar longevidade, fertilidade e paz entre os povos.

Os cactos: vamos conversar

Os cactos apresentam uma dicotomia quando o assunto é superstição — Foto: Scott Webb/Pexels
Os cactos apresentam uma dicotomia quando o assunto é superstição — Foto: Scott Webb/Pexels

O cacto é uma dessas plantas que divide o mundo: por um lado, a China e o Feng Shui aconselham a não colocá-lo no interior da casa e também a evitá-lo na entrada. De acordo com as crenças do país oriental, os espinhos são símbolos de desgraça no lar, por isso se recomenda evitar o cacto a todo custo, a menos que decidamos colocá-lo na diagonal apontando para a porta principal. No entanto, em países como a Grécia, o cacto é uma planta que simboliza a boa sorte – razão pela qual você encontrará muitos nas entradas das casas –, e em alguns lugares da América Latina, ele é colocado na área de trabalho para atrair clientes.

Cempasúchil: a flor dos mortos

Na cultura mexicana, o cempasúchil é responsável por guiar a alma dos falecidos no Dia dos Mortos — Foto: Anthony Harold Wilson/Pexels
Na cultura mexicana, o cempasúchil é responsável por guiar a alma dos falecidos no Dia dos Mortos — Foto: Anthony Harold Wilson/Pexels

Se você visitar o México durante o famoso Dia dos Mortos, descobrirá que muitos lugares estão cobertos de cempasúchil (ou Tagetes erecta), uma flor laranja autóctone associada pelos astecas à deusa Mictecacihuatl, rainha do submundo. De acordo com a cultura mexicana, o aroma dessas flores e sua cor vibrante atraem as almas dos falecidos para guiá-las de volta à Terra durante a celebração do Dia dos Mortos. O filme Viva – A Vida é uma Festa (2017) é uma boa representação dessa crença.

Visco: mais que uma planta de Natal

O visco é outra planta carregada de superstições — Foto: Pixabay
O visco é outra planta carregada de superstições — Foto: Pixabay

O Viscum album, mais conhecido como visco, é essa planta que aparece em tantas portas e lareiras durante as festas de Natal, e existe um motivo. Os antigos celtas já penduravam essa planta nas portas para proteger suas casas dos maus espíritos, enquanto os Estados Unidos, entre outros países, espalharam o mito de que se beijar sob o visco traz boa sorte para o casal. Por outro lado, em alguns países do Norte da Europa, todo 13 de dezembro, Dia de Santa Lúcia, queima-se um visco para afastar a energia negativa e, posteriormente, substitui-se por um ramo fresco.

*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest Espanha

Mais recente Próxima Estes erros na decoração do quarto estão impedindo você de dormir bem
Mais do Casa Vogue

Especialista indica tipos que estão em alta e sugere diferentes formas de posicioná-las em sua casa

Plantas pendentes para sala: conheça espécies e dicas de decoração

Ávida por experimentação, Cris Bertolucci imprime sua personalidade criativa no desenho de luminárias e mobiliário

A trajetória de Cris Bertolucci como designer de produto e empreendedora: "Eu me interesso em fazer algo bonito"

No Feng Shui existem alguns números da sorte e você é um privilegiado se os encontrar

Quais os números da sorte, segundo o Feng Shui?

Ponto de encontro para amantes de arquitetura, natureza e relojoaria, o primeiro hotel idealizado pelo arquiteto-estrela Bjarke Ingels, na Suíça, revela uma nova faceta da cultura da haute horlogerie, em que tradição, inovação e hospitalidade caminham no mesmo ritmo

Hotel na Suíça assinado por Bjarke Ingels abraça a cultura da alta relojoaria

Documento brasileiro é aceito em 166 países

Passaporte dos Emirados Árabes é o mais poderoso mundo; Brasil é 11º

Casal de apresentadores reuniu familiares para celebração

Pets roubam a cena do Natal na mansão de Angélica e Luciano Huck

Morando na Flórida, ator reuniu familiares para o primeiro Natal da pequena Aurora

Em casa nos EUA, Leandro Hassum se veste de Papai Noel para neta

Árvore e mesa posta foi decorada com famosas personagens dos contos de fadas da Disney

Léo Santana e Lore Improta transformam casa em 'Natal de princesas' para agradar filha

Tonalidade entre o marrom, o laranja e o vermelho, a terracota traz uma dose de rústico aos ambientes, transmitindo a sensação de acolhimento; veja 11 ideias de como usar o tom na sua decoração

Terracota: 11 ideias para combinar a cor e incorporá-la na decoração

Quais plantas de interior escolher para uma casa com pouca luz? Se você achava que era uma missão impossível, vamos lhe dar uma notícia muito boa: existem espécies que se sustentam perfeitamente em cantos escuros. Escolha a sua preferida!

As melhores plantas para ambientes com pouca luz