O quarto do bebê deve ficar o mais funcional possível, para que o dia a dia e os cuidados com a criança façam parte de uma rotina otimizada em casa. Mas como organizar o quarto do bebê? A personal organizer Claudia Pessoa, da Indoor, dá todas as dicas.
Só o necessário
Antes de encher o cômodo de móveis, pense quais são realmente necessários para estes primeiros meses de vida - berço, cômoda, poltrona de amamentação e armários fazem parte da lista. Móveis multifuncionais ajudam a otimizar o espaço.
"Escolha uma cômoda que também possa ser usada como trocador, ou um berço que tenha espaço de armazenamento embutido. Prateleiras e nichos são uma ótima maneira de aproveitar o espaço vertical e manter os itens organizados", ensina Claudia, sugerindo também cestas, caixas e organizadores de armazenamento.
Mas qual modelo de cômoda escolher? "Opte por uma com trocador embutido e gavetas espaçosas para armazenar roupas, fraldas e outros itens essenciais de higiene do bebê. Mas certifique-se que ela tenha bordas altas, para evitar que o bebê escorregue ou role durante a troca de fraldas", alerta.
Outras opções são mesa com trocador embutido ou colchão de trocador em um tapete de atividades. "Já os trocadores portáteis podem ser colocados em cima de uma cômoda, uma mesa ou até mesmo no chão, desde que estejam em um local seguro e estável", conta a organizer.
A poltrona com um apoio para os braços e almofada macia ajuda a reduzir o desconforto durante a amamentação. Já a necessidade de uma cama auxiliar depende do comportamento da família e do espaço disponível, podendo servir para uma babá, um parente que vá cuidar do bebê ou até mesmo pela mãe. "Pode ajudar bastante nos primeiros meses, que são extremamente cansativos, ou para quando ele estiver doentinho e acordar muitas vezes durante à noite", observa.
Onde fica o quê?
Claudia diz que as gavetas da cômoda são o local ideal para armazenar fraldas, itens de higiene pessoal e de primeiros socorros. Já as roupas que precisem ser penduradas e itens de cama e banho devem ser sempre armazenados no armário, de preferência com prateleiras.
Livros, brinquedos e outros itens devem ir para prateleiras e nichos na parede - espaços que também podem ser utilizados para decorações personalizadas. "As prateleiras podem ser instaladas na parede acima da cômoda ou em qualquer espaço livre do quarto".
Como guardar
"Utilize capas de armazenamento, de preferência de TNT ou brim, para guardar roupas, cobertores e outros itens que não são usados com frequência, colocando-as embaixo da cama ou em prateleiras altas, para economizar espaço. Lembre de colocar saquinhos de sílica ou antimofo dentro da capa, a fim de proteger contra o mofo", detalha Claudia.
Fraldas, lenços umedecidos e outras necessidades do bebê podem ser categorizadas e identificadas com etiquetas em organizadores em acrílico ou colmeias dentro das gavetas da cômoda, ajudando a manter tudo fácil de encontrar. "As colmeias são ótimas, pois dividem o espaço da gaveta em compartimentos menores, para que você possa manter as roupas do bebê separadas por categorias e organizadas", explica.
A maneira como se dobra as roupas do bebê fazem diferença. "Tente dobrar as roupas em retângulos compactos em vez de pilhas soltas".
Reaproveitamento
Quem não é mamãe de primeira viagem e tem filhos mais velhos pode aproveitar roupas e acessórios que estiverem em boas condições. "Verifique o que é adequado para o gênero e idade e escolha para o bebê que está por vir. Priorize itens que realmente estejam em ótimo estado, que sejam de muita utilidade e valiosos".
Babá
Caso tenha ajuda de uma babá nos cuidados com o bebê, a comunicação é fundamental para que o quarto não vire uma bagunça onde ninguém encontre o que precisa. "É importante ter uma rotina clara e consistente para o cuidado do bebê. Isso pode incluir horários de alimentação, troca de fraldas, sonecas e atividades. Estabeleça essa rotina juntamente com a babá e revise-a regularmente, para garantir que esteja funcionando para todos".
Na conversa, é bom mostrar à funcionária onde fica cada coisa - e explicar a importância de não muda-las de lugar. "Designe áreas específicas para fraldas, roupas, brinquedos e outros itens do bebê. Observe se essas áreas estão acessíveis e organizadas, para que tanto a mãe quanto a babá possam encontrar facilmente o que precisam. O diálogo e a comunicação permanente irão facilitar muito o desempenho de todas as funções das duas".
Mantendo a ordem
Feito tudo isso, como manter o espaço organizado? "Faça limpezas regulares, devolva todos os itens utilizados para seus lugares pré-estabelecidos e apropriados e doe os itens que não são mais usados, para abrir espaço para os que realmente fazem sentido manter", aconselha Claudia.