Smart

Por Nádia Simonelli (@nadiasimonelli)


Entrada de casa com piso intertravado, projetada pelo arquiteto Bruno Moraes — Foto: Guilherme Pucci
Entrada de casa com piso intertravado, projetada pelo arquiteto Bruno Moraes — Foto: Guilherme Pucci

Caminhando pelas calçadas de sua cidade e olhando para o chão, você já deve ter reparado em pequenas peças de concreto, que se encaixam entre si, compondo um visual uniforme. Trata-se do piso intertravado, que é um tipo de revestimento feito de blocos de concreto pré-fabricados. "Esse piso é assentado sobre uma cama de areia, que é piloada, para esta camada ficar bem rígida e não ceder. As peças se travam, entre elas, por atrito entre uma lateral e outra", explica o arquiteto Bruno Moraes, do escritório BMA Studio.

Considerado um substituto dos paralelepípedos, o piso intertravado, geralmente é visto em calçadas porque é indicado para áreas externas por ser permeável e, assim, garantir que a água vinda das chuvas possa escoar com facilidade — principalmente em grandes cidades, onde as áreas cobertas com terra são minoria.

Tipos de pisos intertravados

Existem vários modelos e cores de piso intertravado — Foto: Getty Images
Existem vários modelos e cores de piso intertravado — Foto: Getty Images

Existem vários modelos disponíveis no mercado, mas, saiba, que há uma legislação para isso. A NBR 9781/2013, norma que rege a especificação das peças de concreto para pavimentação, esclarece que existem quatro tipos de piso intertravado. São eles: formato retangular, formato único, formato geométrico característico e conjuntos. Todos eles com peças, que devem ter, no máximo, 250 mm de dimensões (largura e comprimento), espessura mínima de 60 mm e resistência mínima de 35 Mpa.

De acordo com Bruno, os modelos mais usados são os seguintes:

Paver
Também conhecido como bloquete, são peças pré-fabricadas de concreto e muito utilizados em pavimentação para área externa, por ser drenante.

Drenante
São feitos de materiais porosos, onde a água permeia com muito mais facilidade que os outros. "Geralmente, por ser poroso, ele é espesso e aguenta bastante o tráfego de veículo, por ser auto portante", explica o arquiteto.

Paviess (Unistein)
É um modelo de intertravado com 16 faces, muito usado em pavimentação externa, em estacionamentos, ciclovias etc.

Pisograma
Tem espaços vazados, onde é possível instalar grama direto no solo, formando um jogo quadriculado de piso de concreto e nos espaços vazados, a grama. "É uma boa opção para absorção da água, principalmente nesses espaços onde tem a grama, tendo uma absorção rápida", diz Bruno.

Piso em S
Tem esse nome por conta do seu formato

Ecológico
"Alguns modelos são fabricados com materiais ecológicos, a exemplo dos blocos intertravado de barro", explica o profissional.

Vantagens do piso intertravado

O arquiteto Bruno Moraes usou o piso intertravado para revestir a rampa de entrada desta casa — Foto: Guilherme Pucci
O arquiteto Bruno Moraes usou o piso intertravado para revestir a rampa de entrada desta casa — Foto: Guilherme Pucci

Com várias opções de cores e formatos, as vantagens do piso intertravado vão além da estética. "Sem dúvida, a principal delas é a facilidade na instalação, que independe da execução de um contrapiso", esclarece Bruno. O arquiteto ressalta também que é uma boa opção de piso drenante. "Principalmente nas grandes cidades, que têm problemas de falta de áreas permeáveis, esse tipo de revestimento é uma ótima opção para pavimentar áreas externas e aumentar a permeabilidade da água da chuva, comparado ao piso tradicional", explica.

Além disso, por causa da sua espessura e do processo de fabricação, é também um piso muito resistente ao tráfego. Outra vantagem é a economia de matérias para fazer a instalação. "Como não há necessidade de contrapiso, acabamos economizando concreto, areia, brita, malha metálica, etc. Geralmente, só se usa areia para assentá-los", afirma o arquiteto.

E, por fim, o piso intertravado pode ser removido de forma fácil e reutilizado sem precisar ser quebrado. Isso acaba com a necessidade de quebrar o o revestimento, caso seja necessário passar tubulações de água e cabos elétricos, em caso de alguma manutenção necessária.

Para que espaços o piso intertravado é indicado?

O piso intertravado é indicado para áreas externas — Foto: Getty Images
O piso intertravado é indicado para áreas externas — Foto: Getty Images

"É indicado para áreas externas por ser um tipo de pavimentação mais rústica, resistente ao tráfego, permeável e apropriada para instalar diretamente sobre o solo. Apesar disso, não há nenhum empecilho se o cliente quiser instalá-lo em um ambiente interno", explica Bruno.

Além disso, o piso intertravado é bastante usado em locais públicos, como passeios, calçadas, praças, ciclovias, áreas comuns em clubes, estacionamentos, áreas externas de shoppings, pátios de aeroportos, entre outros espaços.

Manutenção

O piso intertravado não costuma demandar muita manutenção. "Uma lavagem simples, caso tenha uma lavadora de alta pressão, é uma boa solução para remover a sujeira e manter o piso limpo", diz Bruno. Além disso, caso aconteça alguma avaria ou quebra em algum piso, é possível substituir por uma peça nova sem grandes dificuldades.

Mais recente Próxima Decoração de casa de praia: 7 erros que você deve evitar
Mais do Casa Vogue

Mais do que um resultado estético, essa vegetação traz muitos benefícios ao projeto, como conforto térmico e equilíbrio ecológico

Como escolher tipo certo de grama para o jardim

Encarnado por Adrien Brody, o filme acompanha a ascensão de um arquiteto formado na Bauhaus. Mas será que ele é real?

O arquiteto protagonista do filme 'O Brutalista' existiu de verdade?

No bairro de Pinheiros, em São Paulo, o projeto prova que é possível criar um lar confortável com tonalidades escuras e materiais de estética industrial

Estilo industrial e aconchego caminham juntos em apartamento de 100 m²

Em comemoração aos 60 anos de TV Globo, reality show tem várias referências de cenários icônicos da dramaturgia na casa mais vigiada do Brasil

'Mulheres de Areia', 'Pantanal', 'O Clone' e mais: veja novelas presentes na decoração do BBB 25

Casal de comunicadores reformou imóvel de 222m² no bairro do Recreio dos Bandeirantes

Thalita Ribeiro e Patrick de Oliveira mostram piscina em cobertura no Rio

Com 940 tipos de queijos franceses e 61 variedades internacionais, pizza entrou para o Guinness Book

Pizza com 1.001 tipos de queijo viraliza por aparência

Com apenas 1.300 habitantes, esta cidade da Calábria sofre com o declínio populacional e enfrenta problemas na área da saúde

Cidade italiana proíbe moradores de adoecerem; entenda

Festival de luzes Lektrik tem temporada inaugurada neste sábado (11), a partir das 17h

Lanternas gigantes ocupam o Jardim Botânico de São Paulo; fotos

Localizada em um terreno de 8.000 metros quadrados, a mansão tem 2.800 m² de área construída, somando 11 quartos e 15 banheiros

Mansão com toboágua de 130 metros pode ser sua por R$ 190 milhões

Com cerca de oito quilômetros de extensão, praia é um atrativo turístico do Ceará desde a década de 1940

Barracas da Praia do Futuro, em Fortaleza, se tornam patrimônio cultural do Brasil