Caminhando pelas calçadas de sua cidade e olhando para o chão, você já deve ter reparado em pequenas peças de concreto, que se encaixam entre si, compondo um visual uniforme. Trata-se do piso intertravado, que é um tipo de revestimento feito de blocos de concreto pré-fabricados. "Esse piso é assentado sobre uma cama de areia, que é piloada, para esta camada ficar bem rígida e não ceder. As peças se travam, entre elas, por atrito entre uma lateral e outra", explica o arquiteto Bruno Moraes, do escritório BMA Studio.
Considerado um substituto dos paralelepípedos, o piso intertravado, geralmente é visto em calçadas porque é indicado para áreas externas por ser permeável e, assim, garantir que a água vinda das chuvas possa escoar com facilidade — principalmente em grandes cidades, onde as áreas cobertas com terra são minoria.
Tipos de pisos intertravados
Existem vários modelos disponíveis no mercado, mas, saiba, que há uma legislação para isso. A NBR 9781/2013, norma que rege a especificação das peças de concreto para pavimentação, esclarece que existem quatro tipos de piso intertravado. São eles: formato retangular, formato único, formato geométrico característico e conjuntos. Todos eles com peças, que devem ter, no máximo, 250 mm de dimensões (largura e comprimento), espessura mínima de 60 mm e resistência mínima de 35 Mpa.
De acordo com Bruno, os modelos mais usados são os seguintes:
Paver
Também conhecido como bloquete, são peças pré-fabricadas de concreto e muito utilizados em pavimentação para área externa, por ser drenante.
Drenante
São feitos de materiais porosos, onde a água permeia com muito mais facilidade que os outros. "Geralmente, por ser poroso, ele é espesso e aguenta bastante o tráfego de veículo, por ser auto portante", explica o arquiteto.
Paviess (Unistein)
É um modelo de intertravado com 16 faces, muito usado em pavimentação externa, em estacionamentos, ciclovias etc.
Pisograma
Tem espaços vazados, onde é possível instalar grama direto no solo, formando um jogo quadriculado de piso de concreto e nos espaços vazados, a grama. "É uma boa opção para absorção da água, principalmente nesses espaços onde tem a grama, tendo uma absorção rápida", diz Bruno.
Piso em S
Tem esse nome por conta do seu formato
Ecológico
"Alguns modelos são fabricados com materiais ecológicos, a exemplo dos blocos intertravado de barro", explica o profissional.
Vantagens do piso intertravado
Com várias opções de cores e formatos, as vantagens do piso intertravado vão além da estética. "Sem dúvida, a principal delas é a facilidade na instalação, que independe da execução de um contrapiso", esclarece Bruno. O arquiteto ressalta também que é uma boa opção de piso drenante. "Principalmente nas grandes cidades, que têm problemas de falta de áreas permeáveis, esse tipo de revestimento é uma ótima opção para pavimentar áreas externas e aumentar a permeabilidade da água da chuva, comparado ao piso tradicional", explica.
Além disso, por causa da sua espessura e do processo de fabricação, é também um piso muito resistente ao tráfego. Outra vantagem é a economia de matérias para fazer a instalação. "Como não há necessidade de contrapiso, acabamos economizando concreto, areia, brita, malha metálica, etc. Geralmente, só se usa areia para assentá-los", afirma o arquiteto.
E, por fim, o piso intertravado pode ser removido de forma fácil e reutilizado sem precisar ser quebrado. Isso acaba com a necessidade de quebrar o o revestimento, caso seja necessário passar tubulações de água e cabos elétricos, em caso de alguma manutenção necessária.
Para que espaços o piso intertravado é indicado?
"É indicado para áreas externas por ser um tipo de pavimentação mais rústica, resistente ao tráfego, permeável e apropriada para instalar diretamente sobre o solo. Apesar disso, não há nenhum empecilho se o cliente quiser instalá-lo em um ambiente interno", explica Bruno.
Além disso, o piso intertravado é bastante usado em locais públicos, como passeios, calçadas, praças, ciclovias, áreas comuns em clubes, estacionamentos, áreas externas de shoppings, pátios de aeroportos, entre outros espaços.
Manutenção
O piso intertravado não costuma demandar muita manutenção. "Uma lavagem simples, caso tenha uma lavadora de alta pressão, é uma boa solução para remover a sujeira e manter o piso limpo", diz Bruno. Além disso, caso aconteça alguma avaria ou quebra em algum piso, é possível substituir por uma peça nova sem grandes dificuldades.