Reunir a família e amigos durante o Natal pede uma linda mesa posta. Escolhendo a composição correta, ela é capaz de melhorar a degustação de qualquer ceia, além de contribuir para a decoração da sua casa ou apartamento. Arranjos centrais, símbolos da data e cores temáticas são alguns elementos que podem contribuir na criação da sua mesa.
Para te ajudar nesta composição, a Casa Vogue separou 5 mesas postas criativas para você se inspirar. Elas foram expostas na 9ª edição da mostra de mesas decoradas da Amelinha Amaro, proprietária da loja Divino Espaço. Confira:
1) Com detalhes dourados
Nesta mesa, criada pelo decorador de interiores Bruno Carvalho, os arranjos e enfeites dourados são o destaque, estando presentes nas folhagens e também nos talheres. A cor vai bem com os tons terrosos do restante da mesa, utilizados nas louças, guardanapos e toalha de mesa. A produção foge do que é tradicionalmente encontrado na decoração natalina, mas utiliza cores típicas da época e elementos que remetem à festa.
2) Aposta elegante
A sugestão da criadora de conteúdo Débora Henriques aposta em uma decoração mais sóbria, porém igualmente linda. Nas louças, a profissional optou pelo vermelho, enquanto os guardanapos ganharam um tom verde, ambos remetendo ao Natal. Além disso, a mesa posta ganha um charme especial com o arranjo central de flores e as velas, que combinam perfeitamente com a toalha simples e sofisticada: na cor branca com detalhes em dourado.
3) Toque de natureza
Nesta composição, temos uma mesa com poucos (mas marcantes) elementos. O que mais chama a atenção, com certeza, são as pinhas, que foram empilhadas ao centro da mesa e ao redor dos pratos. Além de ser um símbolo natalino, elas conversam com as louças e taças em tons terrosos e com a toalha de mesa, que apresenta plantas em sua estampa. As velas também remetem ao tema “natureza”, já que seus arranjos lembram folhagens. A mesa foi montada por Lucila Turqueto, jornalista especializada em decoração.
4) Elementos natalinos
A mesa criada por Suzana Schermann ganhou diversos itens bem natalinos, tornando-se um exemplo de decoração clássica. As cores temáticas da época estão presentes em todos os cantos: o vermelho nas louças e arranjos, o verde no sousplat e guardanapo e o dourado nas folhagens. Ainda, a mesa conta com pinhas e anjinhos feitos em madeira, que dão um toque único à composição.
5) Composição criativa
Aqui, temos uma mesa bastante elegante e que foge do comum. Para as louças, o arquiteto José Roberto Freire optou pela cor branca e design simples, que combinam com os copos transparentes. Ainda, a mesa ganhou um arranjo central feito de folhagens, pinhas e madeira. Para completar a composição, entram as velas azuis e o guardanapo de pano, com uma estampa que lembra ramos de pinheiro.