Realizada em outubro, a cerimônia do Restaurant & Bar Design Awards elegeu os restaurantes e bares mais bonitos do mundo em 2024. A premiação, considerada o Oscar do setor, enaltece o trabalho de designers e arquitetos responsáveis por espaços destinados à gastronomia, em diferentes continentes.
O Title, no Kuwait, projetado pelo escritório Lines, foi premiado com o título de Restaurante mais bonito do mundo e o Coffee Bar, na China, desenvolvido pela One Plus Partnership, foi agraciado com o prêmio de Bar mais bonito do mundo. A seguir, confira a lista completa dos vencedores do Restaurant & Bar Design Awards 2024, por regiões e categorias.
Localizado no bairro de Sharq, este restaurante destaca a cozinha de fusão que combina engenhosamente as ricas tradições da gastronomia italiana com os sabores vibrantes da cozinha americana. “Ao conectar os diversos ingredientes e métodos de cozimento de ambos os mundos, pratos inovadores deleitam o paladar a partir da união de duas origens diferentes, onde cada bocado conta uma história de tradição, criatividade e paixão pela comida”, afirma a descrição do empreendimento.
O design corresponde ao estilo do estúdio Lines, uma empresa vibrante e multidisciplinar cuja equipe é formada por uma grande variedade de talentos, desde arquitetos até designers de interiores, designers gráficos, artistas e engenheiros. “No escritório, a criatividade não tem limites. Prosperamos ao ultrapassar limites, explorar novas ideias e dar vida a visões audaciosas”, explicam os profissionais.
Bar mais bonito do mundo: Coffee Bar (Haikou, China), projetado por One Plus Partnership
A One Plus Partnership, fundada por Ajax Law e Virginia Lung, com sede em Hong Kong, assina o interior do Coffee Bar. “Nossa missão é superar-nos constantemente, destacando uma singularidade e distinção incomparáveis em cada design que cremos”, dizem os criativos.
Revery, que significa “um estado de meditação onírica ou fantasiosa”, captura a essência de estar perdido em um sonho. O design elegante do bar, com tons e texturas profundas, cores quentes e iluminação ambiente, cria uma atmosfera extravagante em que detalhes de mármore e art déco dão um toque luxuoso, combinando sofisticação moderna com charme clássico. Com coquetéis meticulosamente elaborados e mixologistas experientes, o Revery oferece uma experiência única como nenhuma outra no coração de Mayfair, na região central de Londres.
O restaurante mais bonito da América: Mijo (Las Vegas, Estados Unidos), projetado por Studio Munge + Friedmutter Group
O restaurante mexicano Mijo, operado pela Clique Hospitality, oferece uma experiência gastronômica cativante no Durango Casino & Resort, em Las Vegas. Este espaço de vários níveis projetado pelo Studio Munge e Friedmutter Group combina perfeitamente áreas internas e externas com um caminho que cria uma sensação de mistério e intimidade. O interior vibrante, que homenageia a tequila e o agave, transporta os clientes para um autêntico paraíso mexicano.
Inspirada nos tradicionais recipientes de vinho, a Amphora redefine o entretenimento com seu dinâmico teto escultural, que funciona como uma notável obra de arte e simboliza encontros sociais celebrados com brindes.
O estúdio Hachem realizou um trabalho requintado que permite aos clientes um mergulho em um ambiente rico em acabamentos luxuosos, nuances sedutoras e murais pintados à mão. A iluminação clássica em claro-escuro transporta uma pintura clássica, enquanto elementos de design contemporâneo transmitem modernidade. No geral, o conjunto promove uma conexão emocional entre os visitantes e o espaço interior.
Design biofílico: Luna Beach Club (Tabanan Regency, Indonésia), projetado por Inspiral Architects
Lazer, gastronomia, arte e relaxamento se unem no Luna Beach Club, cujo planejamento inclui um restaurante principal com arquitetura de inspiração Fibonacci, usada para criar formas que são consideradas visualmente agradáveis, que conecta o fluxo e movimento da propriedade ao clube subterrâneo através de um escorregador em forma de rio e plataformas elevadas feitas a partir de materiais reciclados. Essas estruturas formam áreas recreativas e um espaço funcional sereno para cerimônias e aulas de ioga.
Tetos: Aura Jin (Taiyuan, China), projetado por Newera Design
Aura Jin é um grande salão, um restaurante, uma sala de concertos, um clube e, em uma observação alternativa, uma festa. É também local de arte, música, desfiles de moda e toda vida social que você possa imaginar. Aura Jin não define grupos de clientes com base na idade, interesses ou círculos sociais, mas concentra-se no “tempo e espaço”.
Fast Casual: Gio's (Amsterdã, Países Baixos), desenhado por Too Many Agencies
Inaugurado em 2023 pela RB Horeca no cais NDSM de Amsterdã, o Gio's rapidamente ganhou a reputação de “filho de Lolo”, uma homenagem ao seu antecessor na Oudekerksplein, uma praça no centro da cidade europeia. Este novo hotspot tem as características de um fast food sofisticado - o que o enquadra na categoria em que foi premiado - e é famoso pela sua requintada cozinha italiana, atmosfera vibrante e drinks impactantes.
Edifício histórico: Reine & La Rue (Melbourne, Austrália), projetado por Akin Atelier + RBA
O Reine & La Rue oferece culinária de inspiração francesa em uma opulenta sala de jantar com estilo nova-iorquino, localizada na histórica Bolsa de Valores original de Melbourne. Numa ode ao seu entorno, todos os elementos são criados para provocar uma apreciação criteriosa do legado histórico, desde o serviço à comida, que inclui grelhados e uma grande oferta de opções cruas.
Luxo: Piatti (Kuwait City, Kuwait), desenhado por Lines
Piatti oferece uma experiência gastronômica atemporal com autênticos pratos italianos, bebidas exclusivas e sobremesas deliciosas em um ambiente que personifica la dolce vita. “Nosso interior luxuoso apresenta elementos de design personalizados que criam uma atmosfera elegante e acolhedora”, explica Piatti.
“Estamos empenhados em criar uma autêntica viagem culinária que satisfaça o paladar e evoque luxo. Cada detalhe é cuidadosamente selecionado para garantir uma experiência cativante. Essa é a essência da Piatti”, concluem.
Múltiplo: Sushisamba (Edimburgo, Reino Unido), desenhado por Jestico + Whiles
Situado no piso superior do hotel W Edinburgh e com vistas panorâmicas para a cidade e o mar, o Sushisamba combina uma sutil referência ao rico patrimônio cultural da cidade com a essência desta icônica rede, baseada numa fusão da cultura sul-americana e japonesa. Por meio da comida, coquetéis e música, "esse é um restaurante teatral com fortes elementos surpreendentes”, destacam os críticos.
Murais e Graffiti: Bar Magritte (Bruxelas, Bélgica), desenhado por Olga Polizzi + DO Design Studio
A visão de Olga Polizzi e Sarah Daniels, em colaboração com a Fundação Magritte, foi criar um bar com personalidade própria, onde a cuidadosa combinação de arte surrealista e coquetéis excepcionais inspiram grandes conversas. O Bar Magritte presta homenagem ao artista Renée Magritte (1898 - 1967), ao movimento surrealista e à cidade de Bruxelas. O design único complementa o menu, numa ode ao sublime e ao teatral.
Mais em Globo Condé Nast
Espaço pequeno: Juno Omakase (Londres, Reino Unido), projetado por Hamilford Design
A experiência omakase, um jantar no qual os convidados se surpreendem com um menu inteiramente construído de acordo com os alimentos mais frescos disponíveis, mais íntima de Londres é encontrada no Juno, o menor restaurante da cidade, que tem apenas seis lugares e está localizado em um espaço escondido em Los Mochis, Notting Hill. Criado diariamente com ingredientes sazonais, o menu de 15 pratos e combinações selecionadas de vinhos e saquê proporcionam um banquete sensorial incrível e a decoração reflete a delicada arte do Japão, realçada por toques sutis que capturam o espírito vibrante do México.
Sustentabilidade: Thomas Chien (cidade de Kaohsiung, Taiwan), projetado por TaG Living
Localizado perto do porto de Kaohsiung, em Taiwan, Thomas Chien é um restaurante francês com estrela verde Michelin, dedicado à sustentabilidade e ao espírito local. Utiliza 80% de materiais reciclados, incluindo conchas de ostras locais, combinados com impressão 3D e artesanato tradicional para móveis e paredes. Possui tapetes feitos de redes fantasmas, aquelas deixadas ou perdidas no oceano pelos pescadores, e luminárias suspensas orgânicas e biodegradáveis.
Em linha com o seu compromisso com a sustentabilidade, as experiências gastronômicas inspiradoras promovem um padrão de consciência ecológica que não deixa os visitantes indiferentes quando adentram o ambiente.
Identidade visual: Perlage (Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos), desenhada por A.M STUDIO
Perlage é um novo e elegante bar de champanhe localizado em Abu Dhabi cujo design teve que responder à seguinte tarefa: criar um bar que parecesse o local perfeito para uma festa dos Rolling Stones. O resultado? Um santuário banhado em tons ricos e aveludados de vermelho profundo, adornado com brilhantes destaques disco e acentuado por obras de arte luminosas. Aqui, cada detalhe se junta para criar uma atmosfera de sofisticação e charme discoteca incomparáveis.
*Matéria originalmente publicada na Condé Nast Traveler España.