Em um regaste de momentos relevantes vivenciados ao longo de 25 anos de carreira, a artista plástica e ceramista Heloisa Galvão lançará seu primeiro livro, no dia 11 de novembro. Intitulada Ser cordilheira, ser montanha, ser matéria, a obra reúne aprendizados obtidos pela profissional em uma trajetória que entrelaça arte e design.
De acordo com a capixaba, o projeto nasceu a partir da pesquisa e da observação da terra somadas à potência de transformação da matéria. ”A ideia inicial surgiu no início de 2022, com o intuito de sintetizar, de alguma forma, esses anos de pesquisa como algo que transcende a peça em si”, comenta.
Para concretizar este objetivo, Heloisa utilizou os espaços de uma casa de vidro, no Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, no Espírito Santo, estado de origem da criativa. Acompanhada pela artista visual Cassiana Der Haroutiounian, que fotografou o processo, transportou cinco toneladas de calcário agrícola, ao longo de cinco dias, em uma caminhada repetida incansavelmente.
O resultado foi a construção de uma montanha, que rememora múltiplas potências e uma imersão na ancestralidade. “É um resgate às minhas montanhas. Construir uma montanha fora foi, também, construir uma montanha dentro. E, além das transmutações internas, houve a dificuldade de realizar um percurso tão elevado com um caminhão por uma estrada deslizante e nublada, que foi um desafio no sentido prático do acontecimento", ressalta.
Lançamento
Durante evento, que ocorrerá na Galeria Teo, na zona oeste da capital paulista, Heloisa Galvão apresentará o novo livro e a inédita série Sólidos Urbanos. Juntamente com as novidades, no dia 11 de novembro, a ceramista também exibirá trabalhos já consagrados.
Lançamento do livro Ser cordilheira, ser montanha, ser matéria, na Galeria Teo
Data: 11 de novembro de 2023
Horário: das 11h00 às 15h00
Endereço: Rua João Moura, 1298, Pinheiros - São Paulo/SP
Mais informações estão disponíveis na página de Heloisa Galvão no Instagram.