O maior desafio para a transformação desta cozinha em um sítio localizado em Maricá, no Rio de Janeiro, foi criar um ambiente confortável para que várias pessoas pudessem usar confortavelmente, ao mesmo tempo, e associar funcionalidade à estética, com a mesma importância. Com isso imposto, a arquiteta Livia Ornellas propôs um novo layout, sem alterar a planta original.
A arquiteta transformou então a ilha em mesa de refeições e manteve uma cuba em cada lado da bancada em L. Além disso, projetou um armário-cristaleira que vai do piso ao teto - fechado com portas de vidro - e uma estante para acomodar os eletros de menor porte, como airfryer, micro-ondas, sanduicheira, liquidificador e afins.
Na decoração, vale destacar o tom terracota no desenho do piso de azulejo hidráulico, que foi replicado no acabamento em laca do armário superior. Para equilibrar visualmente, tanto os armários inferiores como os móveis são de madeira clara. “O material do piso e a cor terracota remetem à casa de campo, mas de uma forma sutil”, justifica a arquiteta, que classifica a decoração de contemporânea.