Feitos para sombrear e proteger da chuva, os pergolados na área externa geralmente são construídos como galerias ripadas de madeira. Mas, nada impede que ele seja feito concreto ou de outros materiais, como mostramos na seleção de projetos abaixo. Seja em um jardim ou na piscina, o mais importante é criar sob o pergolado um ambiente gostoso para curtir a vida ao ar livre. Confira!
1. Pergolado de madeira com brises
O pergolado de madeira de 40 m² é a atração principal deste lounge, à beira da piscina. O espaço está pronto tanto para o calor quanto para épocas de temperaturas mais amenas, quando brises pivotantes (ao fundo) podem ser fechados.
2. Pergolado de ferro e madeira
Um dos desejos dos moradores desta casa, em São Paulo, era valorizar a entrada principal, que antes passava despercebida ao lado da garagem. “Criamos um eixo visual com o pergolado de ferro e madeira e o paisagismo junto ao muro. Isso trás o olhar para a porta executada em pau-ferro”, explica a arquiteta Bianca Narita, que assina o projeto.
3. Um oásis no interior
Nesta casa, em Bragança Paulista, SP, o pergolado cobre uma área gourmet perto da piscina. Ao redor, o paisagismo exuberante, assinado por Alex Hanazaki exibe oliveiras centenárias e flores que colorem o percurso até a residência ou o spa.
4. Pergolado feito de eucalipto
Um pergolado de eucalipto compõe a área externa desta casa, em Trancoso. O estilo rústico da madeira, sem muito acabamento, combina com a atmosfera natural do lugar, que conta com uma piscina refrescante e árvores frondosas ao redor.
5. Jogo de luz e sombra
Os enormes panos de vidro trazem toda a beleza do entorno para dentro desta casa, na Praia do Forte, BA, e garantem a atmosfera praiana. Repare também no belo jogo de luz e sombra que se forma sob o pergolado de madeira na varanda.
6. Pergolado de concreto
Nesta casa de praia, na Riviera de São Lourenço, litoral de São Paulo, a fachada de concreto aparente foi totalmente remodelada e recebeu um pergolado. Aqui, um exemplo de como essa estrutura pode ser feita em outros materiais, além da madeira.
7. Na cobertura
Esta cobertura, no Alto de Pinheiros, em São Paulo, tem clima de casa térrea. E o pergolado na varanda contribui para isso. Ali, a churrasqueira, perto da piscina, fica protegida por uma estrutura que não impede completamente a entrada do sol.
8. Na simplicidade: pergolado de madeira rústica
O pergolado de madeira rústica ameniza o sol nesta casinha de praia da Comporta, balneário em Portugal onde celebridades dividem o espaço com um crescente grupo de turistas.
9. Churrasqueira contemporânea
Nesta casa, na Austrália, a área externa ganhou um pergolado de madeira de linhas limpas. A mesma estética acompanha o desenho da churrasqueira, que exibe traço minimalista.
10. Varanda espaçosa
A varanda espaçosa desta casa, em Curitiba, ganhou a companhia de um pergolado de madeira. No mobiliário, o tom azul se destaca na paleta neutra formada pela cobertura e o piso.
11. Pergolado de aço corten
Para seguir o estilo contemporâneo da arquitetura desta casa, no interior de São Paulo, o pergolado do jardim foi feito de aço corten. Este material é interessante porque com o passar do tempo, ele vai oxidando e sua coloração vai mudando também.
12. Lugar perfeito para o relax
Nesta casa, um pergolado feito de metal dispensa o uso de pilares de sustentação, deixando o espaço livre para espreguiçadeiras, mesa e bancos à beira da piscina.
13. Pergolado na entrada
Localizada em Maringá, Paraná, esta casa ganhou uma entrada bem planejada. Pedriscos e plantas formam um jardim árido e o pergolado de madeira garante sombra a quem chega por lá.
14. Pergolado em vidro
As arquitetas Sarah Bonanno e Marina Cardoso de Almeida criaram nesta casa um espaço de aproximadamente 120 m² com um pergolado em vidro, sem fechamentos laterais. Essa cobertura transparente protege a área gourmet, permite a visão do jardim e ainda foi construída sem prejudicar a árvore que existia ali.
15. Continuação da sala
Cercado por um gramado, onde crescem três ipês, a varanda deste apartamento térreo recebeu um pergolado de madeira de demolição que é uma continuação da sala da lareira, toda revestida da mesma madeira (como se fosse uma caixa), e um balanço comprado pelo próprio morador no Instituto Inhotim.
Acompanha tudo de Casa Vogue? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!