Modelos de cozinha: 9 estilos de decoração para se inspirar

Colorida ou neutra? Descolada ou elegante? Conheça algumas opções de projetos para ajudar na decisão

Por Gabriela Fachin


A decoração da cozinha exige bastante planejamento. Afinal, o ambiente – considerado o coração da casa – precisa ser funcional para o dia a dia. Buscar por modelos de cozinha ajuda não só a escolher um estilo de décor, mas também a entender quais materiais são indicados para o cômodo.

Para facilitar essa pesquisa, reunimos nove projetos de cozinhas com estilos diferentes para você se inspirar. Confira:

1. Colorida por tons pastel

Projeto do escritório Studio Guadix — Foto: Guilherme Pucci

Para suavizar a predominância dos padrões amadeirados, a nuance pastel de azul colore a marcenaria da cozinha. Graças à integração com o living, o ambiente projetado pelo Studio Guadix recebeu uma grande ilha, com banquetas para refeições rápidas e uma coifa tubular, que evita que a fumaça e o cheiro de comida se espalhem pelos outros cômodos.

2. Sofisticada e aconchegante

Projeto da arquiteta Sabrina Salles — Foto: Julia Herman

Os padrões escolhidos para o piso e a ilha, assim como o toque de couro e dourado trazido pelas banquetas, conferem elegância à cozinha assinada pela arquiteta Sabrina Salles. A marcenaria em tons de cinza forma uma base sóbria para a composição, que ganha aconchego com a presença da madeira.

3. Cozinha de chef

Projeto da arquiteta Bia Hajnal — Foto: Kadu Lopes

A bancada em “L” de aço inox e o fogão industrial criam a atmosfera de uma cozinha profissional para a moradora, que ama cozinhar. A arquiteta Bia Hajnal escolheu a madeira teca para os armários com o objetivo de trazer elementos rústicos e contemporâneos ao ambiente.

4. Delicada e romântica

Projeto do escritório Marina Carvalho Arquitetura — Foto: Evelyn Müller

A delicadeza e suavidade dos acabamentos e cores compõem um décor romântico para a cozinha. Para alcançar essa estética, o escritório Marina Carvalho Arquitetura elegeu um tom claro de azul para os armários e as esquadrias da porta, além do revestimento hexagonal e das bancadas de quartzo branco.

5. Japandi

Projeto do escritório Up3 Arquitetura — Foto: Denilson Machado /MCA Estúdio

A referência dos arquitetos do Up3 Arquitetura para projetar a cozinha foi a estética japandi, que mescla o estilo escandinavo e elementos do design japonês. O revestimento de madeira clara, que cobre o piso, teto, paredes e armários, dá a impressão de que o ambiente é uma grande caixa. As portas tipo camarão permitem integrar o espaço à área social ou isolá-lo, quando necessário.

6. Industrial e minimalista

Projeto do escritório PB Arquitetura — Foto: Henrique Ribeiro

Nesta cozinha, os arquitetos do escritório PB Arquitetura apostaram na marcenaria em cinza chumbo, detalhes de serralheria e piso que reproduz cimento queimado. A união desses elementos resultou em um projeto que mistura o estilo industrial e a estética minimalista. A bancada foi desenhada em “L” para criar uma melhor circulação entre a área do fogão e da pia.

7. Alegre e descolada

Projeto da arquiteta Amanda Miranda — Foto: Luiza Schreier

As moradoras desejavam um apartamento com décor colorido e descontraído, mas com uma atmosfera aconchegante. Por isso, a arquiteta Amanda Miranda escolheu um tom de verde menta para a cozinha. A cor, que é a favorita de uma das proprietárias, aparece em parte da marcenaria e na estampa do piso. Já o padrão amadeirado dos armários cumpre a função de trazer aconchego.

8. Em preto e branco

Projeto do escritório Maia Romeiro Arquitetura — Foto: Lilia Mendel

A clássica combinação de preto e branco, com o contraste da bancada de granito sobre a marcenaria, confere um ar de sofisticação para a cozinha pequena. É o piso de cerâmica com estampa retrô que traz cor e conecta o ambiente ao décor do restante do apartamento, com estilo boho tropical, concebido pelo escritório Maia Romeiro Arquitetura.

9. Mix de cores

Projeto da arquiteta Marina Carvalho — Foto: Evelyn Müller

Em uma combinação vibrante, azul e vinho foram os tons eleitos para os armários da cozinha, assinada pela arquiteta Marina Carvalho. As cores também aparecem nos azulejos geométricos que revestem a parede e as bases de alvenaria sob a marcenaria. A estrutura de serralheria da prateleira, por sua vez, confere um toque industrial ao ambiente.

Mais recente Próxima Mesa redonda: dicas e ideias para um encaixe perfeito

Continuar lendo