É um clichê, mas, nem por isso, deixa de ser verdade: os amigos são a família que escolhemos. E neste sábado, dia 20 de julho, é comemorado o Dia Internacional da Amizade – no Brasil, Argentina e Uruguai. Para celebrar dessa data, a Casa Vogue pensou em um móvel que simboliza esse sentimento: o sofá. É nele que acontecem as reuniões para assistir filme, comer uma pizza em casa ou para simplesmente uma conversa. Com isso em mente, selecionamos 8 peças, incluindo lançamentos, para mandar para aquele seu amigo que ainda não tem um móvel bom o suficiente para as confraternizações.
Com design de Ar-o Studio, o sofá Nap é uma reinterpretação da almofada em uma versão maxi com um visual sob medida, com costuras projetadas para aprimorar o visual completo, como o tubo que delimita as almofadas e os dardos horizontais. Um elemento extra de conforto é a almofada de apoio lombar: presa ao encosto com um zíper invisível. A estrutura é complementada por pés de madeira de freixo natural ou manchada com design minimalista.
Com desenho em linhas arqueadas e braços e encosto reduzidos ao mínimo, a peça com design de Vinicius Siega busca criar um movimento suave de folhear as páginas de um livro - por isso o nome escolhido para o móvel. Para reforçar tal conceito, o sofá tem entorno com curvas, que reproduzem o movimento das folhas dobradas.
Criada por Guilherme Wentz, a série Fita tira sua inspiração de design da casualidade da improvisação. A estrutura é limitada a espumas de diferentes densidades cobertas com um tecido sem costura e amarradas com uma fita que une essa síntese de conforto descontraído. A peça tem a lã como principal matéria-prima.
Assinada por Renata Távora, o sofá versátil e modular pode ser usado como poltrona ou, em conjunto com múltiplos módulos, como sofá. Pensada para ocupar também espaços menores é uma peça contemporânea. Diferentes escolhas de tecido trazem um visual completamente diferente à peça, que se encaixa em um espaço mais clássico ou mais descontraído até se combinada em diferentes cores.
Priorizando o conforto e os traços soltos, a linha Papillon compreende o sofá, em que as variações exibem formas inspiradoras e curvaturas suaves com estrutura de madeira torneada que abraça a concha estofada com absoluta perfeição. O resultado, com design de Patricia Anastassiadis, é um conjunto que exibe proporções que inspira leveza.
Usada para nos aquecer nos dias mais frios, a estola inspira o design deste sofá. Assim como a peça de vestuário, o modelo possui formas orgânicas, que se adaptam ao usuário. Encosto e assento em formas curvas, assim como os braços, criam um sofá único, que chama atenção também pelos detalhes, como os pés triangulares invertidos.
Mais em Globo Condé Nast
O sofá Luva foi projetado no estúdio de Gabriel Tan em Porto, Portugal. Sua forma teve como inspiração o punho macio e o suporte acolchoado das luvas de boxe, assim como nos topos enrolados dos futons japoneses, ou Shikibuton. O resultado é uma forma distinta e visualmente suave, baseada em tecidos naturais e linhas orgânicas. Muito parecido com uma luva, a parte de trás do sofá pode ser ampliada.
Com uma estética única que evoca o poder da linguagem visual, o sofá traz visual audacioso para um espaço moderno. O Bacio é projetado para capturar a imaginação, com sua forma curviliníea que evoca a suavidade dos lábios. Com estrutura sólida e confortável, em tecido grampeado, que adiciona uma camada de textura à peça.