Existem plantas de interior que, com pouca luz, podem viver perfeitamente. Não só isso, como muitas delas não se beneficiam da exposição direta ao sol. Você não sabia? Pois é, aquela cômoda afastada da janela da sala pode ser perfeitamente coroada por um desses seres maravilhosos que dão muito por pouco. E ainda por cima, são espécies muito fáceis de cuidar.
Da samambaia à violeta africana e à hortelã, aqui você encontrará plantas de interior para cada cômodo da sua casa. Só precisa escolher a sua:
1. Violeta africana
Uma planta com uma flor maravilhosa é a violeta africana, que não deve entrar em contato com a luz. O verde escuro das folhas e o roxo profundo das flores criam um belo contraste em qualquer ambiente. Um toque de cor no quarto? Sim, é a ideal. Esta pequenina está acostumada com climas quentes, por isso é preciso ter cuidado para não regar demais e colocá-la ao sol, por ela queimaria facilmente. Adaptam-se facilmente ao interior e ficam tão gratas que florescem várias vezes ao ano.
2. Cinta
Um clássico que o resistiu ao teste do tempo. Você já viu isso na casa da sua mãe ou avó há séculos e agora ela é a rainha das casas de estilo boêmio. É verdade que poderiam ficar ao ar livre, mas o sol as queima facilmente, por isso é melhor colocá-las dentro de casa e, como não precisam de muita luz, não é necessário colocá-las perto da janela. Você pode pendurar e fica ótima no banheiro, pois adora umidade. Deve ser pulverizada de vez em quando, e regá-la uma vez por semana no inverno é o suficiente; no verão, porém aumente a frequência para duas ou três vezes por semana.
3. Calathea
São 25 variedades que podem atingir um metro de altura e são uma das mais belas plantas de interior com pouca luz da natureza. Calathea vai animar qualquer espaço da casa e enchê-lo de estilo e elegância, e o melhor de tudo? Apesar dos diferentes tipos, os cuidados são basicamente os mesmos. As suas folhas decorativas vão roubar o seu coração e, como também adora cantos escuros e úmidos (por isso é tropical), devem ser regadas regularmente, sem encharcar ou molhar as folhas, Aqui está outra candidata para o banheiro.
4. Samambaias
As folhas das samambaias são inconfundíveis, com a sua cor verde intensa. Adora cantos úmidos e escuros, por isso é mais uma daquelas plantas fantásticas para, por exemplo, um banheiro com pouca luz natural. Dizem que é a espécie mais antiga do planeta e tem múltiplas variedades, mas todas têm em comum o fato de serem de interior e não possuírem flores. Elas devem ser regadas e adubadas com frequência, mas pode deixar que ela cuida do resto.
5. Hortelã
Mais em Globo Condé Nast
Que tal uma hortelã para finalizar? Ali, na cozinha? Pura fantasia. Tão aromática quanto amante da semi-sombra, pois o sol murcha as suas folhas, precisa de terra úmida e de um vaso com boa drenagem para evitar a estagnação da água. Deve ser regada regularmente e em abundância, principalmente quando está em fase de crescimento. E a cozinha ficará com um cheiro maravilhoso.
*Matéria originalmente publicada na AD Espanha