Paisagismo
Por

Do deserto do Namibe aos páramos do México, as suculentas são plantas que se destacam não apenas por suas muitas formas e “designs”, mas também por seu simbolismo como uma planta resiliente e muito adaptável a qualquer ambiente. Em todo caso, como sempre ocorre com esse tipo de planta, mitos como “não é preciso regá-la muito” ou “todas as suculentas são cactos” perdem força diante de uma realidade que merece os cuidados adequados para transformar seu pequeno jardim em um que teria encantado sua avó (e até Frida Kahlo).

Contamos tudo o que você precisa saber sobre os cuidados com as suculentas e desvendamos alguns mitos.

O que são as suculentas?

São plantas caracterizadas por suas folhas e caules grossos. Os cactos constituem um grupo de suculentas, mas, ao contrário da crença geral, nem todas as suculentas são cactos, pois também incluem outras espécies de plantas. De fato, são conhecidas entre 900 e 1500 espécies de suculentas de 35 gêneros diferentes. Dessas, 373 espécies e 13 gêneros são encontrados apenas no México.

As suculentas vivem em áreas quentes e secas, como os desertos, e suas folhas permitem acumular água, garantindo sua sobrevivência durante longos períodos de seca. Em todo caso, a maioria das suculentas realmente precisa de luz para se desenvolver, mas — e aí vai outro ponto — nem todas crescem bem em sol pleno.

Mitos e verdades sobre os cuidados com as suculentas

Mito 1: As suculentas quase não precisam de água

É uma crença generalizada que as suculentas não precisam de muita água. No entanto, isso é um engano, pois embora a frequência de rega seja menor nas suculentas em comparação com outras plantas, é necessário utilizar bastante água ao regar, especialmente no período de crescimento ativo, geralmente cerca de três semanas após adquiri-las. Além disso, para as suculentas que estão ao ar livre, o uso de água é ainda mais necessário, já que o substrato tende a secar mais rapidamente devido à aeração contínua.

Mito 2: As suculentas não suportam o inverno

Suculentas no gostarem de água e não se adaptarem a climas frios são alguns mitos que devem ser combatidos — Foto: Rov Camato/Pexels
Suculentas no gostarem de água e não se adaptarem a climas frios são alguns mitos que devem ser combatidos — Foto: Rov Camato/Pexels

Costuma-se pensar que as suculentas precisam de ambientes áridos e muito quentes, e por isso não suportam climas muito frios. Embora isso seja parcialmente verdade, existem muitas variedades de suculentas que se adaptam a climas frios, como, por exemplo, os invernos do norte da Espanha. Desde que se ofereça uma boa drenagem, os gêneros Sedum e Sempervivum suportam bem as baixas temperaturas, assim como algumas espécies de Agave e cactos, ou menos conhecidas como Rosularia e Orostachys.

Mito 3: As suculentas não precisam de vasos com drenagem

Embora tenhamos a percepção de que a suculenta é uma planta que “aguenta tudo”, a verdade é que um vaso com drenagem é sempre uma opção necessária. Mesmo que sejam plantas que retêm água em suas folhas, o excesso de rega em uma suculenta sem vaso adequado pode apodrecer as raízes. Assim como ocorre com outras plantas, as suculentas precisam de vasos com boa drenagem para crescerem saudáveis e evitar o excesso de umidade.

Mito 4: As suculentas não precisam de luz ou sempre precisam de luz

Nem um extremo nem o outro. As suculentas são plantas muito resistentes, mas precisam de luz solar para crescerem de forma saudável. No entanto, a maioria das espécies requer algumas horas de luz indireta e raramente suportam sol pleno de forma contínua. Caso a suculenta não receba luz suficiente, ela pode se esticar em direção ao sol (o fenômeno conhecido como estiolamento), o que pode deformá-la e até matá-la.

Mito 5: As suculentas já não estão na moda

Os folhas, caules e raízes das suculentas possuem esse aspecto engrossado por serem capazes de armazenar água — Foto: Valeriia Miller/Pexels
Os folhas, caules e raízes das suculentas possuem esse aspecto engrossado por serem capazes de armazenar água — Foto: Valeriia Miller/Pexels

Embora as suculentas tenham alcançado seu auge há cerca de cinco anos, graças a redes sociais como o Pinterest, a verdade é que sua popularidade nunca caiu. Sua facilidade de cuidado ressoa com as novas gerações que, em um mundo cada vez mais acelerado e impermanente, encontram nessas plantas a melhor desculpa para ter vastas coleções sem a necessidade de cuidados excessivos.

*Matéria publicada originalmente na Architectural Digest Espanha

Mais recente Próxima 7 dicas infalíveis para fazer flores frescas durarem mais no vaso
Mais do Casa Vogue

Especialista indica tipos que estão em alta e sugere diferentes formas de posicioná-las em sua casa

Plantas pendentes para sala: conheça espécies e dicas de decoração

Ávida por experimentação, Cris Bertolucci imprime sua personalidade criativa no desenho de luminárias e mobiliário

A trajetória de Cris Bertolucci como designer de produto e empreendedora: "Eu me interesso em fazer algo bonito"

No Feng Shui existem alguns números da sorte e você é um privilegiado se os encontrar

Quais os números da sorte, segundo o Feng Shui?

Ponto de encontro para amantes de arquitetura, natureza e relojoaria, o primeiro hotel idealizado pelo arquiteto-estrela Bjarke Ingels, na Suíça, revela uma nova faceta da cultura da haute horlogerie, em que tradição, inovação e hospitalidade caminham no mesmo ritmo

Hotel na Suíça assinado por Bjarke Ingels abraça a cultura da alta relojoaria

Documento brasileiro é aceito em 166 países

Passaporte dos Emirados Árabes é o mais poderoso mundo; Brasil é 11º

Casal de apresentadores reuniu familiares para celebração

Pets roubam a cena do Natal na mansão de Angélica e Luciano Huck

Morando na Flórida, ator reuniu familiares para o primeiro Natal da pequena Aurora

Em casa nos EUA, Leandro Hassum se veste de Papai Noel para neta

Árvore e mesa posta foi decorada com famosas personagens dos contos de fadas da Disney

Léo Santana e Lore Improta transformam casa em 'Natal de princesas' para agradar filha

Tonalidade entre o marrom, o laranja e o vermelho, a terracota traz uma dose de rústico aos ambientes, transmitindo a sensação de acolhimento; veja 11 ideias de como usar o tom na sua decoração

Terracota: 11 ideias para combinar a cor e incorporá-la na decoração

Quais plantas de interior escolher para uma casa com pouca luz? Se você achava que era uma missão impossível, vamos lhe dar uma notícia muito boa: existem espécies que se sustentam perfeitamente em cantos escuros. Escolha a sua preferida!

As melhores plantas para ambientes com pouca luz