Você pode gastar muito tempo procurando as melhores plantas para o seu quarto. Mas vale o investimento: as plantas de interiores são uma forma totalmente natural de remover agentes tóxicos como benzeno, tricloroetileno e formaldeído do ar. Além de terem uma ótima aparência e promoverem benefícios à saúde, como um sono melhor (esqueça o óleo essencial, opte por algumas folhas verdes), as melhores plantas para purificar o ar do seu quarto tendem a ser fáceis de cuidar.
“As plantas purificadoras de ar podem ajudar a absorver e reter toxinas enquanto liberam oxigênio para gerar um ar mais limpo, criando um ambiente de sono mais saudável e fresco em todo o quarto”, diz Andres Montoya, especialista em paisagismo interno e externo que trabalha em projetos de hotelaria. “A maioria das plantas de interiores são relativamente fáceis de cuidar e adaptáveis a elementos internos comuns, como pouca luz e temperaturas internas”.
É fácil se perder no mundo das plantas caseiras populares ao reavaliar seu design de interiores: ficus, Hedera helix (como a hera inglesa), palmeira-areca, sempre-viva chinesa, seringueira, filodendro e suas folhas em formato de coração, aloe vera, palmeira de salão, e a lista continua. E nem fale sobre plantas com flores (quem não gosta de um quarto salpicado de margaridas ou gardênias).
Mas antes de passarmos às recomendações de plantas, vamos dar algumas dicas de cuidados. Conversamos com vários de nossos especialistas em plantas de casa favoritos – incluindo Christopher Griffin (também conhecido como Plant Kween), autor de You Grow, Gurl!, e Sarah Gerrard-Jones, autora de The Plant Rescuer: The Book Your Houseplants Want You To Read e o herói por trás da conta @theplantrescuer no Instagram – para obter algumas orientações sobre cuidados com as plantas e como manter sua vegetação florescendo.
Qual é a coisa mais importante a considerar ao escolher plantas para quarto?
“É tudo uma questão de posicionamento”, diz Griffin. “Tenho cerca de 30 plantas de vários tamanhos no meu quarto, e elas estão estrategicamente posicionadas para que recebam a luz solar necessária para prosperar, mas [elas] também não estão agrupadas, para que eu possa aproveitar os espaços vazios do meu quarto”. Certifique-se de entender também como a luz muda em seu quarto ao longo do dia. Apenas acordando de uma soneca à tarde? Observe quais cantos recebem aquela boa luz solar antes da hora dourada. Acordado com o nascer do sol? A mesma coisa: certifique-se de saber quais partes do seu quarto nunca recebem luz solar forte.
Como escolher o tamanho certo do vaso?
Aqui está uma curiosidade: há uma diferença entre vasos e jardineiras. O primeiro pretende descrever um recipiente para uma única planta, geralmente de formato redondo. As jardineiras destinam-se a conter várias plantas, vêm em todos os formatos e são mais comumente usados ao ar livre. Os termos são frequentemente usados de forma intercambiável, mas considere isso um bom conhecimento trivial.
Quando você está encontrando um lar para a sua planta, você precisa ter certeza de que há um pouco de espaço em seu vaso para ela crescer. Uma boa regra é encontrar um vaso que seja 2,5 a 5 centímetros maior do que sua planta, se ela tiver até 25 centímetros ou menos. Para plantas com mais de 25 centímetros, encontre vasos de 5 a 7 centímetros a mais de diâmetro.
“Acredito em manter a naturalidade no que diz respeito aos cuidados com as plantas. Não sou fã de dispositivos como aplicativos que informam quando regar as plantas ou medidores de umidade”, diz Gerrard-Jones. “No entanto, adoro um vaso autoirrigável, o que significa que você pode tirar férias sem se preocupar com quem vai regar as plantas”. O tamanho do vaso é algo importante, mas também tenha certeza de que o que você escolher tenha um orifício de drenagem.
Qual é o maior erro que os novos pais de plantas cometem?
“A rega excessiva faz com que a planta apodreça as raízes, o que destrói o sistema radicular da planta e não é o que queremos, querido”, diz Griffin. “Os erros oferecem uma oportunidade de aprender e fazer melhor na próxima vez, e assim aprendi minha lição”. Tenha em mente uma coisa: uma planta tem uma chance muito maior de sobreviver se estiver com falta de água em vez de excesso. “Essa kween teve que aprender a prestar mais atenção às necessidades de suas garotas verdes, permitindo que elas me dissessem o que precisam... e, querido, elas são um grupo vocal!”.
Griffin conta que a maioria das plantas domésticas precisa ser regada a cada 7 a 10 dias durante os meses mais quentes e a cada 14 dias nas estações mais frias. Mas lembre-se de que esses cronogramas não são consistentes em todos os níveis e podem variar com base em alguns fatores. “Os horários de rega podem variar de acordo com o tipo de menina verde que ela é, o tipo de vaso em que ela está, a receita da mistura de solo, até mesmo o clima daquela semana (a quantidade de sol que ela recebeu naquela semana, os níveis de umidade, etc)”, diz Griffin. “E embora domingo seja o dia oficial de rega desta kween, descobri que às vezes minhas meninas verdes têm horários diferentes”.
Como você verifica se uma planta precisa ser regada?
Como o Plant Kween mencionou, é melhor escolher um dia da semana para verificar suas plantas. “Tento dar a cada uma das minhas meninas verdes a atenção individual que elas merecem”, diz Griffin. “Eu faço isso simplesmente colocando meu dedo cinco centímetros no solo – um erro comum que eu costumava cometer era apenas verificar a camada superior do solo, e isso levava a muitas falhas nas plantas! Depois de colocar meu dedo cinco centímetros no solo, se ele estiver úmido, deixo como está – ela está bem. Mas se o solo estiver seco? “Ela está com sede e eu dou água para aquela kween. Para vasos maiores, tenho um medidor de umidade ou vejo o orifício de drenagem para garantir que estou ciente do que está acontecendo com as raízes”.
Quais são as melhores plantas para quartos com pouca luz?
É raro encontrar um quarto com luz suficiente para alimentar o exuberante espaço de dormir inspirado na selva dos seus sonhos. Na maioria das vezes, você terá que planejar todo o layout em torno de quaisquer cantos de luz solar que possa capturar. Gerrard-Jones tem algumas sugestões para tais situações. “Aglaonema ‘Cutlass’ é uma [planta] pouco exigente, com folhas lindamente estampadas”, diz ela. “E Sansevieria coral negro tem folhas altas em forma de espada, para quem prefere um visual minimalista.” Outras boas opções são Aeschynanthus marmoratus (“Uma planta suspensa muito atraente”, diz Gerrard-Jones), Aspidistra elatior (“um clássico vitoriano com notável tolerância a áreas de pouca luz”) e Zamioculcas zamiifolia (“opte pela variedade preta chamada Raven").
Quais plantas você deve evitar colocar no quarto?
Não existem regras rígidas e rápidas aqui, pois realmente depende da quantidade de luz que seu quarto recebe. Pode ser fácil ficar confiante demais e pensar: vou regá-lo com mais frequência para acomodar menos sol ou, certamente há um fertilizante especial ou aditivo para plantas que posso usar para ajudá-lo a prosperar! Você pode colocar qualquer planta que quiser em seu quarto, mas ela pode não prosperar. Mas há um tipo de planta sobre o qual você pode querer pensar cuidadosamente: “Não há razão para evitar colocar plantas em seu quarto, a menos que você seja sonâmbulo, e então os cactos provavelmente não são uma boa ideia”, diz Gerrard-Jones. “Os especialistas em Feng Shui também sugerem que se acredita que os espinhos dos cactos estimulam sentimentos de ansiedade e estresse. Portanto, é melhor mantê-los fora do quarto, onde você quer se sentir relaxado e descansado".
Quais são as melhores plantas para quartos?
Quer você tenha luz natural direta em seu quarto ou durma em um canto mais sombreado, a seguir estão as melhores plantas de quarto fáceis de cuidar, com requisitos e condições variados, de acordo com nossas fontes especializadas:
1) Zamioculca
“Nativa da África Oriental – do sul do Quênia ao nordeste da África do Sul – esta agora popular kween tropical interior provavelmente não era conhecida por ninguém fora do continente africano antes de 1996”, diz Griffin. “As folhas dessas vigorosas kweens estão repletas de clorofila, o que as torna muito flexíveis e leves, prosperando em condições de luz mais forte, mas também tolerantes a condições de pouca luz”. A construção geral da planta é fascinante: “As zamioculcas crescem a partir de rizomas grandes e grossos que lembram batatas”, acrescenta Griffin. “Os rizomas são caules subterrâneos de plantas que muitas vezes são espessados por depósitos de material alimentar de reserva. Resumindo, esses rizomas armazenam água, por isso ela se dá bem nas secas e nas casas dos pais das plantas em trânsito, que ocasionalmente se esquecem de regar sua menina verde”.
2) Antúrio
Se você quiser plantas de casa ousadas para o seu quarto, escolha o antúrio (também conhecido como planta coração), que ajuda a eliminar o dióxido de carbono e fornece oxigênio abundante com sua vegetação. E que melhor local para exibir esses tesouros verdes e rosa do que o espaço onde você passa horas todos os dias e noites? “O antúrio requer solo bem ácido e bem drenado, não gosta de luz solar direta e produz flores lindas e duráveis durante todo o ano”, diz Montoya.
3) Palmeira-ráfis
A palmeira-ráfis (também conhecida como Rhapis excelsa) cresce em um padrão atraente e uniforme, e novos caules de folhas brotam de sua parte inferior. Esta é uma das melhores plantas para quartos porque crescem melhor com luz indireta perto de uma janela ou claraboia. Cada galho pode crescer até 45 centímetros de comprimento, então as folhas verdes podem preencher facilmente um canto vazio do quarto. “A palmeira-ráfis é muito tolerante a condições de pouca luz e não necessita de muita água – seu cuidado é muito fácil”, garante Montoya.
4) Jiboia
Originário das Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, a jiboia cobre o solo da floresta em seu habitat natural. Esta é uma ótima planta suspensa; seja criativo com uma cesta suspensa e deixe as folhas crescerem para baixo. “A jiboia é uma planta muito forte e pode se adaptar facilmente a diferentes ambientes”, diz Montoya. “Desde luz indireta até sol direto, essa planta pode crescer em diversos tipos de substrato, como solo, madeira e água. A jiboia também é considerada uma planta purificadora, que pode remover toxinas do ar.
5) Costela-de-adão
A popular Monstera deliciosa (também conhecida como costela-de-adão) é nativa da América do Sul e prospera sob luz indireta (normalmente cresce sob a sombra das árvores), por isso é ideal se o seu quarto não tiver sol direto. Segundo Montoya, também é um vencedor para quartos pequenos, pois “produz folhas grandes em espaços pequenos”.
6) Orquídea Phalaenopsis
Sua mesinha de cabeceira ganhará um lindo ponto focal com a orquídea Phalaenopsis. “Esta é uma das orquídeas mais bonitas, bem adaptada a espaços internos e à luz solar indireta”, diz Montoya. “Flore uma vez por ano durante aproximadamente três meses: a floração começa nos meses de temperaturas mais baixas e estão adaptadas para viver em locais com sombra”.
7) Echeveria
Se você deseja melhorar a qualidade do ar em seu quarto, vale a pena considerar as suculentas Echeveria para criar vibrações verdes serenas e oxigenadas. “Essa planta é do grupo das suculentas muito próximas ao cacto. São plantas tolerantes à seca e que gostam de solo bem drenado”, diz Montoya. “As plantas Echeveria gostam da luz solar, mas requerem exposição apenas algumas horas por dia para mantê-las suficientemente saudáveis e crescendo com cores brilhantes”.
8) Lírio-da-paz
Os lírios-da-paz ficam lindos apoiados no parapeito da janela e são capazes de filtrar muitas toxinas prejudiciais. A umidade emitida por essas plantas domésticas aumenta a umidade do ambiente e suprime micróbios transportados pelo ar que podem causar alergias. Se você sofre de vias nasais secas, o lírio-da-paz ajuda a livrar o quarto dos poluentes do ar interno que causam ressecamento. Ele não só ajuda a criar ar puro, como também é uma planta de baixa manutenção que só precisa ser regada semanalmente.
9) Clorofito
O clorofito fez um grande retorno nos últimos anos, depois de se tornar comum nos quartos durante os anos 70. Suas folhas listradas e extensas se espalham a partir do centro, criando uma massa verde abundante. Estudos mostraram que a planta remove do ar 90% do formaldeído químico causador de câncer. (Se isso não faz você dormir melhor, o que fará?). O clorofito também absorve odores e vapores para ajudar a manter o nível de oxigênio e promover um sono melhor. Essas plantas também produzem brotos, para que você possa cultivar e propagar novos clorofitos em seu quarto.
10) Espada-de-são-jorge
Outro grande purificador de ar, a espada-de-são-jorge (também conhecida como Dracaena trifasciata) é uma das melhores plantas de interiores para iniciantes. No entanto, tome cuidado se você tiver animais de estimação – ela pode ser tóxica se ingerida pelo seu amigo peludo.
*Matéria publicada originalmente na Architectural Digest