Quem não tem quintal ou mora em casa com pouca incidência solar sabe como é difícil manter as plantas vistosas. Nestes casos, o primeiro passo é escolher bem as espécies que você irá cultivar, para que elas sejam adequadas à luminosidade do ambiente.
Se não bate muito sol no seu lar, aposte em plantas de sombra, ou seja, aquelas que aceitam a falta de luz natural. "São várias espécies que podem ser cultivadas em sombra, principalmente em ambientes internos. Podemos citar aqui, por exemplo, um arbusto, como a yucca, uma forração, como a peperômia, e uma palmeira, como a camedorea-elegante", explica Luciana M. F. e Souza Toledo, professora dos cursos técnicos de paisagismo e meio ambiente da Etec Martinho Di Ciero, em Itu (SP). A seguir, confira entrevista com Toledo sobre os cuidados com plantas de sombra:
Qual a melhor maneira e local para cultivar plantas de sombra?
Quais os cuidados básicos com plantas de sombra, no geral?
É necessário irrigar, mas ter cuidado com a rega excessiva. Em geral, as plantas de sombra têm capacidade de armazenar água em seu interior e não requerem água em excesso. Recomendo que verifique sempre e regue quando o substrato ou solo estiver seco.
As plantas de sombra nunca precisam tomar sol?
A luz do sol é fonte de energia para as plantas. Cada espécie exige uma quantidade maior ou menor de exposição para que as reações químicas necessárias para sua sobrevivência aconteçam. Por isso, recomenda-se colocar sempre que possível o vaso um pouco perto da luz para ajudar no processo fotossintético, que é indispensável para as plantas, mesmo as de sombra.
Quais são os sinais de que a planta de sombra precisa ficar em um local com um pouco mais de luminosidade, ainda que indireta?
Há plantas que suportam diferentes durações e intensidades de luz, e se comportam de forma diversa em cada situação. Um sinal de que a planta de sombra precisa receber mais luz é que ela vai "se inclinando em direção à luz", deixando o caule torto. Por outro lado, plantas de meia sombra e sombra que recebem muita luz diretamente acabam tendo queimaduras. Já uma planta de sol que receba pouca luz torna-se murcha e sem vida, não produz flores nem frutos e não se desenvolve, pois não consegue produzir a quantidade de energia necessária para que isso aconteça. Em um jardim, por exemplo, a intensidade de luz pode ser regulada com o uso de materiais que ocasionam sombra, como sombrites, telas ou uso de espécies de plantas mais altas.
Como recuperar uma planta de sombra que não está bem por falta de luminosidade adequada?
A intensidade de luz afeta diretamente a fotossíntese e pode limitar ou otimizar o desenvolvimento da planta, dependendo da espécie. Em um jardim, por exemplo, a intensidade de luz pode ser regulada com o uso de materiais que ocasionam sombra, como sombrites, telas ou uso de espécies de plantas mais altas. Em ambientes internos, afaste os vasos de janelas que recebem sol.