Se você é mãe ou pai de planta de primeira viagem, que tal apostar em espécies com raízes pequenas? Plantas com essa característica precisam de poucos cuidados, além de deixarem o ambiente deslumbrante. Uma das grandes vantagens das espécies com raízes pequenas é não precisar replantá-las de tempos em tempos.
Para te ajudar a escolher a espécie perfeita, a Casa Vogue separou 5 plantas para você cultivar em casa. Confira:
1) Tillandsia
A Tillandsia é uma planta área, ou seja, ela absorve seus nutrientes e umidade através do ar. Além disso, ela é superversátil, podendo ser cultivada em rochas, conchas, cerâmica ou presas à madeira – e sem a necessidade de um solo. Apesar disso, é necessário regar de duas a três vezes por semana, molhando a planta completamente.
2) Ceropegia woodii
Também conhecida como corações-emaranhados por conta do formato da sua folha, esta planta é uma suculenta e armazena suas próprias reservas de água, o que significa que você não precisa se preocupar com regas frequentes. Para adornar a sua casa com a Ceropegia woodii, escolha um ambiente de meia-sombra, em que a luz solar incida durante o início ou final do dia.
3) Pequenos cactos
Com uma capacidade única de adaptação a ambientes quentes e áridos e de retenção de água em seu interior, os cactos são ideais para quem está começando no universo das plantas. As espécies pequenas possuem mais uma vantagem: não é necessário replantá-las!
4) Suculentas
De fácil cuidado e pouca manutenção, as suculentas armazenam água em seus tecidos – folhas, caule e raízes – para resistir ao clima seco e quente, já que possui origem africana. Este grupo gosta de locais com bastante incidência solar e poucas regas (mas em abundância). Para completar os cuidados, sempre retire suas folhas secas para que a planta possa dedicar suas energias na germinação de novos brotos.
5) Pata-de-elefante
Além de deixar a sua casa mais bonita, esta planta requer poucos cuidados. Para cultivar a pata-de-elefante, aposte em um local bem iluminado e regas moderadas, já que a espécie prefere um solo mais seco do que úmido. Isso acontece porque a planta armazena água em seu caule – daí o seu formato oval. Além disso, você não precisa se preocupar em realizar podas e a adubação pode ser feita a cada dois meses.