Você pode não conhecer todos os benefícios da hortelã, mas, com certeza já ouviu falar de alguma propriedade associada a ela. Essa planta tem um gosto bem característico que ressalta o sabor de pratos variados, como uma opção de tempero natural. Em chás ou sucos, ela se popularizou como um alimento desintoxicante e calmante, além de dar refrescância a qualquer preparação gastronômica.
A médica nutróloga Ana Luísa Vilela diz que a erva aromática também possui a função anti-inflamatória e melhora a digestão. “Além disso, ela é muito potente agindo como descongestionante de mucosas e para aliviar dores musculares, quando utilizada em forma de óleo”. Outra aplicação do vegetal está presente na fórmula de cosméticos devido às qualidades adstringentes e antissépticas, combinadas ao frescor agradável que ele proporciona, inclusive ao hálito.
Com o objetivo de permitir que você usufrua de todas as vantagens relacionadas ao consumo de hortelã, conversamos com a especialista Érika Canton, responsável pela página Agrofloresteira. Ela tirou dúvidas sobre como cultivar o vegetal em casa, de um jeito superfácil. Veja as dicas!
Temperatura e clima
No Brasil, os tipos mais comuns do vegetal são a hortelã-comum, que é a mais conhecida, e a hortelã-pimenta, que conta com um aroma ainda mais refrescante. Para o plantio em casas ou apartamentos, a comum é mais recomendada pelo fato de ter uma resistência maior e exigir menos cuidados. Perfeita para os jardineiros iniciantes!
Em relação ao ambiente, Érika afirma que o clima quente e úmido faz a hortelã crescer em menos tempo e com as folhas mais vistosas. Contudo, ela pode ser plantada o ano todo, já que tolera bem tanto o calor quanto o frio. Só não se deve esquecer que o vegetal precisa de no mínimo 5 horas de luz por dia, seja direta ou indireta.
Plantio em vasos
1. Para começar, você vai precisar de um vaso com furos no fundo, que tenha cerca de 20 centímetros de altura, com a maior largura que você encontrar. Isso porque, enquanto tiver espaço, a planta vai se espalhando lateralmente e suas raízes não são muito profundas.
2. No fundo do vaso, faça uma camada com juta (ou algum tecido mais grossinho com fibras naturais), adicione pedrinhas e coloque outra camada de juta. Esta etapa vai funcionar como um filtro que impede que a água acumule e apodreça a plantinha.
3. Depois dessa drenagem, adicione o substrato, que também é conhecido como terra preparada, até completar o vaso e plante a semente ou a rama a um centímetro de profundidade.
4. Procure manter o substrato sempre úmido, regando duas vezes ao dia. Apenas tome cuidado para não encharcar o vegetal!
Colheita e adubagem
Você vai conseguir colher as folhinhas de hortelã aproximadamente 20 dias após o cultivo e ela pode ficar por anos produzindo sem parar! Vai ser possível observar que ela rebrota com mais vigor conforme você for colhendo somente as folhas, mantendo o ramo principal.
Quanto aos nutrientes, você pode repor o substrato a cada mês ou acrescentar adubos, respeitando o mesmo período, para que a erva esteja sempre saudável.