Você já ouviu falar em Japandi? Este estilo de decoração que está se popularizando nas redes sociais une características escandinavas e japonesas, resultando em ambientes que priorizam o minimalismo e a organização. Com o predomínio dos tons neutros, a fusão das duas culturas cria um décor elegante e acolhedor.
“O Japandi é sinônimo de calmaria e tranquilidade. Ele reflete um estilo que valoriza a diminuição do ritmo da vida das pessoas, além de ressaltar a importância das nossas histórias e raízes. Ele tem tudo pra cair nas graças das pessoas, pois traz um olhar diferente para as nossas casas, destacando o desejo de aproveitarmos os ambientes com conforto, especialmente neste período de isolamento”, explicam os arquitetos Lucas Blaia e Bruno Moura, do escritório Blaia e Moura Arquitetos.
O conceito unifica a filosofia japonesa de wabi sabi, que valoriza a beleza daquilo que é imperfeito, com o estilo nórdico Hygge, que contempla tudo que é capaz de proporcionar sensação de bem-estar e felicidade. O Japandi enfatiza ainda a utilização dos materiais naturais, como pedra, cimento, corda, madeira e tecidos crus, além de uma profunda conexão com o meio ambiente.
Se você quer adicionar elementos do Japandi na sua casa, vale conferir alguns cômods que apresentam detalhes do estilo. Confira:
Na sala
No quarto
Na cozinha
Para a arquiteta Paula Carvalho, o estilo Japandi tem raízes na tradição e surge como novo. "É praticamente impossível deixarmos de lado tudo que já foi vivido, produzido e visto. Toda essa influência digital que temos atualmente apresenta uma insegurança. Os aspectos virtuais, que podem ser não tão reais, fazem com que busquemos itens do passado para trazer a humanidade que ficou lá atrás", ressalta.