Muita gente já está com o pé na estrada para as férias coletivas, mas, em época de alto verão, é necessário pensar nos cuidados com as suas plantas durante o período fora de casa. Como planejar a rega destas espécies durante o recesso de ano novo?
+ Plantas em apartamento: veja tipos e jeitos de usar
+ 5 plantas para ter dentro de casa
+ Horta vertical ou suspensa: 10 ideias para fazer em casa
Se você possui um jardim com suculentas e cactáceas, pode ficar mais tranquilo. Elas aguentam até quinze dias sem rega. As clúsias, as patas de elefante, os capins e os jasmins manga são algumas das espécies que também conseguem ficar até duas semanas sem água. Já a árvore da felicidade, as pleomeles e as dracenas, por exemplo, podem ficar sem irrigação por uma semana.
+ Adubo e substrato: tudo o que você precisa saber
No geral, a maioria das espécies demanda um cuidado especial. Uma das possibilidades é procurar um kit de irrigação automática, no caso de hortas e jardins. Para os vasos, o mais indicado é criar um sistema de gotejamento caseiro, que pode ser feito com garrafa PET. Basta acoplar um dosador no bico da garrafa (é possível adquirir peças adequadas em floriculturas), colocá-la de ponta cabeça no vaso e fazer um furo no fundo para ventilação.
+ 9 plantas muito fáceis de cuidar
Um erro clássico de quem sai de férias é regar em excesso um pouco antes, mas a medida não garante que a planta absorva a água. “Uma boa dica é colocar esfagno ou musgo molhado nos vasos para garantir a umidade”, indica o paisagista João Jadão. Para o paisagista, vale agrupar as plantas em um único espaço. “Colocar pedriscos em uma bacia e cobri-los com água também é uma boa ideia para garantir a umidade no ambiente”, revela. Vale lembrar também que, por conta das temperaturas elevadas do fim do ano, as plantas pedem mais água. “A dica é: regar ou bem cedinho ou mais para o fim da tarde para garantir a absorção, nunca nos horários de sol forte”, diz a paisagista Juliana Freitas.
+ Mini cactos: como cuidar das suas plantinhas
É bom não esquecer da adubação antes de viajar. “Se você vai sair e a planta vai ficar sem água, é legal que ela tenha comida/adubação”, afirma Juliana Freitas. A paisagista explica que, com o solo cheio de nutrientes, a planta vai sentir menos a seca no período de férias. Mas ela faz um alerta: “A adubação de férias não pode ser com adubo químico, pois ele pode queimar a planta. Tem que ser a adubação orgânica, feita previamente ao longo do ano”, conclui.
Quer acessar mais conteúdos da Casa Vogue? Baixe já o aplicativo Globo Mais. Nele você tem acesso a reportagens exclusivas e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.