Smart
8 dicas para ajudar você a priorizar a saúde mental no décor da casa
A saúde mental é um fator que está diretamente ligado ao design de interiores, pois o lar tem que parecer um espaço confortável e seguro
3 min de leituraO design de interiores vai muito além da estética, pois pode ser usado como ferramenta para criar espaços benéficos para a saúde mental. Portanto, se você deseja criar espaços relaxantes e acolhedores em sua casa que o ajudem a priorizar sua saúde mental, essas dicas certamente ajudarão:
1. Acentuar os sinais da natureza
A natureza demonstrou ter um grande efeito positivo na saúde mental, por isso acentuar sua presença na casa é uma ótima opção para melhorar a paz no espaço. Você pode posicionar os móveis em direção às janelas para ter uma visão direta da natureza, instalar uma mesa no jardim e até remover as cortinas da cozinha para ter uma vista espetacular enquanto cozinha. Desta forma, você aproveita a natureza exterior e a torna parte da decoração.
2. Aproveite o espaço
A desordem em casa pode ser uma grande fonte de estresse, então o melhor a fazer para cuidar da sua saúde mental é se livrar do máximo de desordem possível, incluindo móveis desnecessários e elementos decorativos que não cumprem uma função. O minimalismo pode ser a melhor solução para quem prefere eliminar o ruído visual, e aproveitar o espaço da casa pode ser uma ótima solução para criar locais cheios de paz e tranquilidade.
3. Preencha o espaço com ar fresco e luz
É importante que o ar fresco circule por toda a casa e que a luz natural invada todos os cantos. Isso porque eles vão ajudá-lo a refrescar a casa e motivá-lo a se levantar e começar o seu dia. Por isso, comece o dia abrindo as cortinas e as janelas e, se possível, passe algum tempo ao ar livre e em contato com a natureza.
4. Cerque-se com o que você ama
As tendências decorativas nem sempre têm de se adaptar aos seus gostos pessoais e é importante que a sua casa esteja sempre decorada com peças que lhe dêem paz e alegria. Então, se quer encher sua casa com arte colorida, pendurar balanços ou decorar com brinquedos que evocam nostalgia, o mais importante é que você decore com elementos que ama e que ajudam a criar um ambiente feliz e personalizado.
5. Crie limites entre o trabalho e a casa
Se o seu esquema de trabalho ou estudo for remoto, é provável que toda a sua casa se torne um escritório durante o dia, mas na verdade isso não é saudável. A melhor coisa que você pode fazer pela sua saúde mental é criar limites para sua vida pessoal em casa e no trabalho, por isso é importante que você projete um espaço de escritório e não deixe o trabalho escapar dessa zona. Além disso, lembre-se de respeitar seus horários para não criar uma sobrecarga de trabalho e conseguir manter um equilíbrio saudável.
6. Adicione plantas
As plantas de interior são sempre uma boa solução para dar cor, natureza e alegria ao lar. Você pode começar com algumas plantas iniciais e trazer um toque de verde para sua casa. Além disso, cuidar dessas plantas é uma ótima atividade que promove a saúde mental e o ar purificado que as plantas geram o ajudará a se sentir mais produtivo e relaxado.
7. Planeje eventos sociais
Se você é uma pessoa sociável e extrovertida, pode usar sua casa como ponto de encontro e aproveitar um tempo na cozinha preparando comida. Além disso, esta atividade o ajudará a experimentar novas formas de decorar a mesa da sala de jantar ou o jardim, e a interação social será altamente benéfica para sua saúde mental.
8. Mexa seu corpo
A melhor coisa que você pode fazer para melhorar sua saúde mental em casa é se manter em movimento. Pode parecer difícil movimentar o corpo quando você passa o dia todo em casa, mas existem pequenas mudanças que você pode fazer para aumentar sua mobilidade, como instalar uma mesa com esteira, seguir as rotinas de limpeza diária e até reorganizar a decoração.
Essas pequenas dicas ajudarão você a melhorar sua saúde mental no conforto de sua casa, criando espaços confortáveis e seguros que o ajudarão a sair da cama todos os dias motivado e pronto para qualquer coisa.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest
Tradução: Jonathan Pereira