Smart
Decoração da sala de estar: saiba qual é a proporção correta dos itens do ambiente
Para que o espaço seja visualmente agradável e acomode tudo que você precisa, confira as dicas que especialistas sugerem
3 min de leituraA sala de estar é um ambiente de convivência e descanso familiar. Por ser o espaço social da casa, costuma ganhar atenção especial na hora da decoração, que além da estética, preza também pelo aconchego e conforto a fim de receber bem os frequentadores da morada.
O ambiente pode ser multifuncional, principalmente, em imóveis pequenos, conforme explica a designer de interiores Cris Casaes, cadastrada na plataforma GetNinjas. “Nessas situações, costumamos ter a sala de estar integrada ao jantar”, diz. Ela afirma ainda que o ambiente não precisar ter televisão, já que outros cômodos da casa podem contar com o eletrônico, como sala de cinema e home theater.
Dicas para decorar a sala
Se você está pensando em redecorar a sala de estar, a designer de interiores sugere que alguns aspectos sejam priorizados, antes que você saia comprando peças aleatoriamente. Veja abaixo.
Paleta de cores
Este é um quesito fundamental, pois, a partir de um bom estudo das cores, é possível harmonizar o ambiente. Neste link, nós explicamos melhor como planejar este tópico para combinar melhor as tonalidades em qualquer área do lar.
Cortinas
Elas deixam a sala acolhedora, e para a escolha do modelo certeiro, é preciso levar em consideração a incidência de luz natural no ambiente. Além de decorativo, o item pode garantir o conforto visual para que os moradores consigam assistir à televisão e descansar sem o incômodo da claridade.
Tapetes
Proporcionam aconchego, complementam o décor e ajudam a interligar as demais peças e móveis da sala. “E quem não gosta de sentar em bom tapete para papos informais?”, questiona a designer.
Elementos decorativos
Ao montar a composição, valorize os objetos que darão personalidade e estilo ao ambiente, como: quadros, vasos com plantas e almofadas, que sigam o seu estilo de decoração.
Acerte nas proporções
Você já teve a sensação de estar em um ambiente mal dimensionado? Talvez esse efeito desconfortável seja causado pelo posicionamento ou tamanho dos elementos do ambiente. Para evitar esse problema, a arquiteta Karina Korn deu algumas dicas que vão te ajudar a dispor os móveis e objetos de maneira correta na sala de estar. Confira!
1. Alinhamento das boiseries
Antes de escolher as boiseries, considere a altura do pé-direito. “Quanto maior o pé-direito, mais elegante e menos sufocante fica a decoração. Para não sobrecarregar visualmente os ambientes, comece a aplicar a boiserie a partir de 85 centímetros de altura do piso”, ensina.
2. Distância do sofá para a televisão
Reforçando os cuidados com a televisão, saiba que ela não pode ficar à frente de uma janela, já que a luz solar excessiva pode danificar o aparelho. Quanto à distância entre a televisão e o telespectador, é muito importante que os itens fiquem em posições que evitem incômodos, como dores de cabeça e a sensação de visão cansada. “Mas tudo dependerá do tamanho do aparelho televisor. Por exemplo: para televisores de até 24 polegadas, o sofá deve ficar a um metro. Já a distância do estofado para uma TV de 42 polegadas deve ser de, no mínimo, 1,6 metros, e, no máximo, 3,2 metros”, detalha a profissional.
3. Onde colocar poltronas e pufes
Em residências com espaços reduzidos, o pufe para sala de estar pode ser utilizado como assento extra no ambiente, próximo ao sofá de canto. “Caso a sua sala tenha dimensões amplas, vale escolher duas poltronas similares e posicioná-las uma ao lado da outra.”
4. Como posicionar os tapetes
De maneira geral, o tapete de sala deve sempre ficar na mesma linha do sofá ou, pelo menos, de 15 a 20 centímetros embaixo do mobiliário. Na hora de escolher a peça, é primordial levar em conta o tamanho do ambiente. “A dica é escolher modelos de tapetes maiores que o tamanho do sofá, pois assim é fácil encaixar os demais móveis. Em casas mais modernas, por exemplo, é possível combinar mais de um tapete em um mesmo ambiente, seja pela distribuição dos móveis ou até pela sobreposição das peças”, destaca Karina.
5. Como manter a circulação livre mesmo em ambientes compactos?
Dê preferência a móveis pequenos, assim, sobra mais espaço para a circulação. “Nesse sentido, prefira sofás com pés que permitam visualizar o chão, aumentando a amplitude do ambiente. Porém, se não for possível, use tapetes grandes, que são encobertos pelo sofá, pois isso também passa a sensação de uma sala maior”, finaliza.