Receita
Receita de poke de atum grelhado com shimeji
Prato faz parte do cardápio do Let’s Poke!, especializado em culinária havaiana
4 min de leituraPrato que passa a sensação de conforto, até por ser consumido em tigela e servido quente, esse poke de atum grelhado com shimeji faz parte do cardápio do restaurante de inspiração havaiana Let's Poke!.
De dificuldade média, ele rende até uma porção e fica pronto em até 40 minutos - ótimo para o almoço de hoje, que tal?
Confira!
Shari (arroz japonês cozido e temperado):
Coloque o arroz japonês em um pote ou panela, encha com água até uns dois dedos acima do nível do arroz. Com as mãos, esfregue o arroz a fim de liberar o amido e escorra a água com o excesso de amido. Repita esse processo até que a água saia quase transparente.
Cozimento em panela tradicional:
Coloque o arroz em uma panela e adicione o dobro do peso em água. Leve ao fogo alto e deixe até que a água ameace ferver. Nesse momento, reduza o fogo ao mínimo e mexa delicadamente o arroz, tampe imediatamente a panela. Aguarde o final do cozimento por mais dez minutos. Apague o fogo e deixe o arroz descansar por mais vinte minutos com a panela tampada.
SU (molho para temperar o arroz):
100g de vinagre de arroz
50g de açúcar refinado
5g de sal refinado
Modo de preparo:
Coloque os ingredientes em uma tigela e mexa delicadamente até que todos os ingredientes sólidos estejam dissolvidos e o vinagre esteja totalmente translúcido.
Para temperar o arroz pronto, retire todo o arroz cozido da panela e coloque em um outro recipiente, de preferência com mais espaço para temperar. Com ele ainda quente, coloque 13g de SU para cada 100g de arroz cozido. Com o auxílio de uma colher plástica, faça movimentos transversais com a colher como se estivesse cortando um bolo enquanto adiciona o SU.
Shimeji grelhado:
300g de shimeji branco
10g de azeite de oliva
15g de manteiga com sal
50g de shoyu light
3 pitadas de ervas finas desidratadas
Preparo:
Desfie o shimeji com as mãos a fim de soltar o máximo possível da base. Leve uma frigideira ao fogo alto e adicione o azeite, mova a frigideira em movimentos circulares para que o azeite unte toda a superfície interna. Quando o azeite estiver bem quente, adicione as ervas e o shimeji e mexa com o auxílio de uma colher. Vá mexendo até que o cogumelo comece a soltar seu líquido.
Continue mexendo até que esse líquido evapore por completo, tendo cuidado em remover os resíduos de shimeji das laterais da frigideira para que não grude. Após o líquido ter evaporado, adicione a manteiga e continue mexendo para incorporar a manteiga em todo o preparo. Em seguida, adicione o shoyu light e mexa para soltar os resíduos da superfície da panela. Quando o shoyu estiver evaporado e a coloração estiver concentrada, apague o fogo e retire o preparo da frigideira. Seu aspecto deverá ser brilhoso e amarronzado.
Atum grelhado:
300g de cubos de atum fresco (aproximadamente 1,5cm X 1,5cm)
20g azeite de oliva extra virgem
2g de óleo de gergelim torrado
2g de tempero de peixe (Hondashi)
Preparo:
Tempere os cubos de atum com o hondashi. Leve uma frigideira com revestimento antiaderente ao fogo alto, adicione o azeite e o óleo de gergelim, quando estiver quente, adicione os cubos de atum e sele rapidamente até que a superfície do peixe adquira uma coloração de cozimento. Quando todas as partes externas dos cubos estiverem grelhadas, reserve.
Molho:
50g de azeite de oliva
50g de óleo de gergelim torrado
20g de nampla (molho de peixe. Pode ser adquirido em lojas de produtos orientais ou grandes mercados).
20g de shoyu light
Preparo:
Adicione todos os ingredientes ao bowl, com uma colher, misture delicadamente em movimentos circulares no sentido anti-horário até que o preparo fique homogêneo e com aspecto levemente gelatinoso.
Cebolinha:
1 maço pequeno de cebolinha
Preparo:
Lave bem a cebolinha em água corrente para a retirada de toda a sujidade presente nas raízes e talos. Corte a parte branca e descarte. Com uma faca afiada, corte as folhas da cebolinha em pequenos anéis finos e reserve.
Alga nori:
Preparo:
Com o auxílio de uma tesoura, corte a folha de alga em tiras de aproximadamente dois dedos de largura. Cada folha deverá resultar em cerca de seis tiras. Junte as tiras e as picote finamente. Faça isso com delicadeza para que o resultado seja finas tirinhas de alga. Reserve em pote fechado para não absorver umidade e amolecer a alga.
OBS: Essa alga é facilmente encontrada em mercados e lojas de produtos orientais, geralmente é vendida em pacotinhos contendo algumas folhas.
Ingredientes para a montagem do poke:
250g de shari ainda quente
100g de cubos de atum grelhado
100g de shimeji grelhado
50g de molho
1 punhado generoso de cebolinha cortada
1 punhado de alga nori finamente cortada
Montagem do prato:
Em um bowl, adicione o shari grelhado. Sobre o shari, adicione o shimeji e por cima, os cubos de atum. Sobre as proteínas, coloque o molho de forma a regar todas as proteínas ao máximo possível. Finalize o prato com a cebolinha cortada e por cima, salpique a alga nori finamente cortada.