• 02/04/2020
  • POR REDAÇÃO | FOTO DIVULGAÇÃO
Atualizado em

Prato tradicional em época de Páscoa, o bacalhau requer alguns cuidados no momento da escolha da peça. O chef Francisco Everaldo do Marettimo Restaurante conta que os portugueses foram os responsáveis por trazer o peixe para o Brasil. Em terras lusitanas costumam utilizá-lo em incontáveis receitas.

Seu consumo está diretamente ligado à fé cristã e ao período de jejum e abstenção de carne da Quaresma. “O bacalhau sempre nos remete à almoços em família, união, celebração e fartura”, comenta o chef. Confira as dicas abaixo para que seu prato saia perfeito! 

7 dicas para escolher o bacalhau para páscoa (Foto: divulgação)

7 dicas para escolher o bacalhau para páscoa (Foto: divulgação)

1. Pesquise bastante e escolha um fornecedor de confiança da sua região;

2. A posta do bacalhau deve estar alta e tenra, o que conferirá mais suculência para o prato;

3. Preste atenção na coloração do peixe: a lasca do bacalhau deve ter a cor puxada mais para o branco e não amarelada;

4. O processo de dessalga é muito importante e não deve ser dispensado. Ele pode ser feito com água ou leite;

5. Se optar pela água, utilize água gelada e troque-a uma vez ao dia, durante quatro ou cinco dias, mantendo sempre a posta na geladeira;

6. Utilize nos preparos somente azeites do tipo extra-virgem;

7. As receitas mais tradicionais utilizam poucos temperos. As ervas frescas dão um toque todo especial. Em Portugal e nas regiões norte e nordeste do Brasil, utiliza-se bastante o coentro, que pode ser substituído pela salsinha, por exemplo. 

Acompanha tudo de Casa Vogue? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!