Casas
Casa em Melbourne tem cortinas no lugar das paredes
O projeto foi pensado para aumentar a integração entre as áreas interna e externa
1 min de leituraApós uma reforma, esta casa em Melbourne, na Austrália, passou por uma mudança contemporânea e interativa. Um detalhe que chama a atenção é a utilização de cortinas, que substituem as paredes, fazendo com que a residência se integre de forma inusitada à área externa, que era subutilizada pelos proprietários anteriormente.
No projeto feito pelo escritório Matt Gibson Architecture + Design, a cortina de malha de aço inoxidável aparece como um elemento versátil, eficaz tanto nos dias chuvosos quanto nos ensolarados. Segundo os arquitetos, ela oferece um contraponto de exposição ou fechamento dependendo de como a luz incide sobre a área, permitindo a formação cenários diferentes.
Sobre o conceito que norteou o projeto, o escritório diz: "O 'Hiro-En' (ou Engawa profundo), na arquitetura tradicional japonesa, é um espaço com uma varanda profunda localizado fora das salas tradicionais japonesas, entre o interior e o exterior, com a função de limitar a luz solar direta e proteger os materiais internos da degradação."
O lar ganhou uma conexão maior com o jardim, além de um espaço com proteção contra os raios solares, destinado às refeições da família de moradores. Essa cobertura foi pensada para que o cantinho fosse confortável e se adaptasse ao clima australiano.