Casas
Casa tem vista para o mar como elemento central da decoração
Pensada para o relaxamento e bem-estar, residência pode ser alugada para temporadas
2 min de leituraEsta casa de praia é resultado da história de amor da arquiteta e designer de interiores russa Natalia Lerman. Ela namorava Edward (hoje seu marido) à distância, até que se mudou para a Califórnia, EUA, onde ele vivia. Foi Edward quem encontrou o terreno em Dillon Beach, a uma hora de São Francisco. “Assim que viu o local, pensou em construir algo especial pra gente, que privilegiasse a beleza da paisagem”, conta Natalia. Ela embarcou no sonho e logo os dois estavam erguendo a casa cuja vista seria o principal elemento da decoração. “Desde o começo, já pensávamos em disponibilizar o imóvel no AirBnb".
Como a ideia era que a casa tivesse ares de hotel-boutique, o projeto precisava ser diferenciado. A ideia era combinar funcionalidade com luxo despojado, sem abrir mão da modernidade, e sempre em harmonia com a natureza ao redor. “Normalmente esse tipo de lugar ficaria nas cidades, onde a decoração é o elemento norteador. Aqui, à beira-mar, é a paisagem que comanda”, diz.
Para apreciar a vista privilegiada, o espaço integrado que abrange a sala de estar e de jantar teve atenção especial. O elemento central do grande ambiente é a lareira combinada com a estante que, ao alcançar o teto, tem continuidade em uma viga, dividindo o espaço em duas áreas distintas. “Essa viga traz embutida uma tela para retroprojetor, além de sistema de caixas de som e iluminação, transformando o living em um verdadeiro cinema”, conta Natalia.
Na sala de jantar, duas luminárias Copenhagen SC8, da &Tradition, pendem sobre a mesa. Ao lado, a cozinha também desfruta da paisagem e, para não bloquear a vista para o mar, o exaustor foi embutido no teto. O minimalismo é mantido ali graças à marcenaria, que oculta geladeira, micro-ondas e lava-louças, além da dispensa. O balcão central de nogueira com tampo de mármore e banquetas da BoConcept assume função de bar e serve de apoio para refeições rápidas.
No segundo andar estão os quartos e a suíte principal, tudo seguindo o conceito minimalista. As luminárias de teto e parede são da BoConcept e a cadeira laranja, que dá o toque de cor ao ambiente de tons calmos, é o modelo Ta, de Simone Viola para Toou Design. Já o banheiro da suíte recebeu piso e revestimentos da Ceramiche Caesar. Além de poder desfrutar da praia, que fica a 15 minutos dali, o casal pensou em dois cômodos para entretenimento. A sala de jogos foi equipada com mesa de pebolim e bar montado no bufê da CB2, ao lado do sofá da Innovation Living. O azul marcante se estendeu para o ambiente adjacente, onde foi montada uma sauna completa, com acabamento de cedro e equipada com pia e metais da Kohler.
Segundo a designer, todos os cômodos foram concebidos de forma a evocar emoções nas pessoas: desde calmaria e relaxamento até a sensação de uma onda de energia. Para Natália, todas as sensações podem ser potencializadas quando se brinca com o espaço, equilibrando geometria, proporções, materiais, acabamentos, cores e efeitos de iluminação – como se não bastasse toda a imensidão do Pacífico à frente.