Home Office
6 dicas para a decoração do seu home office
Veja como ter um ambiente agradável e adequado para o seu trabalho em casa
2 min de leituraTrabalhar em casa se tornou uma nova realidade para muitas pessoas. Não se trata de uma tendência que parece ter data para terminar: segundo pesquisa da Workana, plataforma que conecta profissionais freelancers a empresas da América Latina, 84,2% dos líderes entrevistados pretendem continuar com o trabalho remoto por muito tempo.
Com isso, veio o desafio de encontrar um cantinho no próprio lar que sirva para abrigar nossos notebooks, mouses, teclados, agendas e todos os outros materiais que utilizamos diariamente enquanto trabalhamos. Afinal, nem todo mundo já possuía um escritório superequipado dentro casa.
Paula Blankenstein é head de Arquitetura da Yuca, proptech referência em soluções descomplicadas de moradia. Segundo ela, é fundamental que o cantinho reservado dentro de casa para trabalhar seja preparado e adaptável para a rotina profissional. “O cômodo escolhido para o home office pode variar de pessoa para pessoa, mas a base é que ele ofereça conforto e praticidade para atender às necessidades de quem o utiliza”, diz ela.
Para ajudar os trabalhadores na missão de revitalizar seus lares para este novo momento, a especialista lista algumas dicas de reforma e decoração para o escritório em casa. Confira!
1. Privacidade e conforto
O ambiente escolhido para trabalhar precisa ser reservado, silencioso e aconchegante. É fundamental ter em mente quantas pessoas irão usar esse cômodo ao mesmo tempo e, também, se o lugar atende a todas as necessidades dessas pessoas.
2. Mesas e cadeiras adequadas
Esses itens precisam ser adequados e de tamanho suficiente para receber todos os materiais de trabalho. A decisão pela mesa ideal deve considerar os itens que cada pessoa utilizará no dia a dia, e pode significar desde uma escrivaninha até um móvel planejado ou tampo com cavaletes, por exemplo.
Deixando a estética em segundo plano, a escolha das cadeiras deve ser pautada sempre pelo conforto e foco na postura correta. Assim, evitamos dores na região lombar causadas por um longo tempo sentado em posições erradas.
3. Boa iluminação
A iluminação correta promove maior sensação de bem-estar e aumenta a produtividade. Se não houver uma boa entrada de luz natural em seu espaço de home office, opte por lâmpadas e abajures de luz branca, que aumentam a atenção e o foco.
4. Organização
Um ambiente organizado ajuda no relaxamento, faz com que seja mais fácil encontrar aquilo que é necessário no dia a dia e, ainda, permite um melhor aproveitamento do recinto. Prateleiras, gavetas e nichos suspensos desempenham um papel essencial para isso – escolha aqueles que melhor se adequem às suas necessidades.
5. Decoração
Cada morador tem um estilo de decoração de preferência. Independentemente da identidade do local e do seu gosto, é necessário deixar o ambiente visualmente mais limpo, para que a realização das tarefas profissionais em casa seja mais fluida.
Faça com que o lugar fique aconchegante, usando peças úteis, mas que também sirvam para a decoração. Porta-lápis, cestos e tapetes são ótimos exemplos. Além disso, as plantas ajudam a trazer vida para o seu home office, deixando-o mais agradável, bonito e tranquilo.
6. Cores certas
As cores podem influenciar – e muito – na sua produtividade, uma vez que cada uma estimula diferentes sensações. Por isso, uma boa escolha é fundamental. Uma boa aposta é a combinação entre tons neutros e pontos de cores vibrantes, alcançando um bom meio termo entre energia, criatividade e relaxamento.