Ambientes
17 cozinhas planejadas e pequenas para inspirar seu projeto
Casa Vogue listou opções de cozinhas minimalistas, coloridas, funcionais, otimizadas e, claro, cheias de personalidade! Escolha a sua favorita
6 min de leituraAs cozinhas com móveis planejados trazem praticidade e organização para o cotidiano dos moradores, pois têm características personalizadas de acordo com as necessidades e são desenvolvidas estrategicamente. Quando o imóvel tem uma cozinha menor, a opção de planejar o ambiente deve ser cogitada para otimizar o espaço e deixá-lo ainda mais funcional.
Para te ajudar a pensar no projeto da cozinha planejada e pequena, selecionamos 17 inspirações em apartamentos, casas e studios. Confira, na sequência!
1. Cozinha pequena aberta
Nessa cozinha aberta, o escritório Cristiane Schiavoni Arquitetura decidiu aproveitar a estrutura existente com a preservação da bancada, que fornece um espaço para as refeições diárias, e a marcenaria dos armários. Entretanto, para personalizar com as preferências do casal morador, a solução foi realizar a adesivação que trouxe o aspecto descolado e jovem. Na extensão, a arquiteta ainda incorporou a estrutura de uma cristaleira e a área do bar.
+ LEIA TAMBÉM: Cozinha aberta: 25 ambientes integrados e cheios de boas ideias
2. Cozinha pequena com parede ilustrada
No estilo corredor, a cozinha deste projeto de 116 m² é bem distribuída e conta com uma estrutura linear bem otimizada. Em destaque, a arte executada pelo artista Arnaldo Degasperi é uma ode às origens dos moradores. A arquiteta Cristiane Schiavoni ainda inseriu um mix de inox com duas cubas espaçosas que foram completadas pela calha úmida para escorrer as louças e porta-detergente discreto, torneira touch com mangueira e triturador de resíduos orgânicos, soluções que modernizam e adicionam praticidade no cotidiano dos moradores.
3. Cozinha pequena sofisticada
Neste apartamento moderno e integrado de 150m², essa cozinha projetada pelo escritório Andrea Camillo Arquitetura & Design traz uma harmoniosa composição entre o quartzo das bancadas, a marcenaria delicada e o backsplash de porcelanato com efeito ripado. Uma combinação elegante que trouxe personalidade ao espaço, sem abrir mão da paleta leve de cores que está em todo o living.
4. Cozinha pequena com bancada lateral
Este studio de 25 m² localizado na rua Frei Caneca, em São Paulo (SP), ganhou uma marcenaria azul para a cozinha planejada que confere ao espaço compacto o charme de um verdadeiro lar. Com um décor industrial que buscou aproveitar cada centímetro do imóvel diminuto, a cozinha projetada pelo arquiteto Carlos Navero ganhou um charme especial e, com a marcenaria funcional e prática, os eletrodomésticos foram acomodados. Uma bancada lateral também foi instalada para as refeições.
+ LEIA TAMBÉM: Sonha com cozinha azul? Veja 10 projetos para se inspirar
5. Cozinha pequena com ares campestres
Neste projeto de cozinha minimalista desenhado pelo Spaço Interior, os móveis amarelos garantem que o espaço seja alegre, divertido e colorido. O revestimento de tijolinhos deixa a cozinha ainda mais aconchegante e com ares campestres, ideal para o imóvel, que é o primeiro de uma jovem que veio do interior para a capital paulista para trabalhar e estudar. Na cozinha planejada, foi destacada a marcenaria lateral, dando a sensação de amplitude no ambiente.
+ VEJA TAMBÉM: Amarelo na decoração: 73 inspirações para você amar o tom da vez
6. Cozinha pequena integrada
Para que o espaço reservado ao cômodo fosse inteiramente aproveitado nesse projeto, a solução do Studio Tan-gram foi garantir a integração com a área de serviço, deixando a cozinha planejada e compacta com todas as funcionalidades disponíveis ao alcance da mão. O revestimento com motivos geométricos garante ainda que, mesmo pequeno, o espaço seja cheio de personalidade.
7. Cozinha pequena funcional
A cozinha deste apartamento no centro de São Paulo (SP) não tinha pra onde crescer, mas foi possível quebrar as paredes, tirar portas/divisórias e fazê-la parecer maior. Até a retirada da parede com a lavanderia (além da retirada das paredes com a sala) foi providencial, segundo a arquiteta Pati Cillo e o designer de interiores Aldi Flosi. Ela ganhou uma bancada de granito preto, que vai da cozinha até a lavanderia, e esse revestimento de pastilha de inox, da Mozaik, que fez toda a diferença no espaço pequeno e funcional.
8. Cozinha pequena com décor urbano
Por ser um espaço pequeno, a marcenaria se fez fundamental neste projeto. A cozinha contou com os armários sob medida da SCA Jardim Europa, que agregaram um visual moderno ao espaço com ares urbanos. O cinza e azul serviram como base para o ambiente que ressalta um mobiliário com design reto. O toque despojado foi dedicado para a estante vazada que recebeu objetos soltos. “Neste espaço guardamos tudo de cozinha, desde pratos, taças e alimentos, em uma inspiração sustentável e minimalista”, explica a arquiteta responsável Pati Cillo.
9. Cozinha pequena com ilha
Neste apartamento no Brooklin, São Paulo (SP), o proprietário pediu para as arquitetas Daniela Miranda e Tatiana Galiano, do escritório Memoá Arquitetos, um projeto que o permitisse receber vários amigos para assistir partidas de futebol, fazer um churrasco ou cozinhar, de forma que houvesse interação de qualquer lugar da sala, cozinha ou varanda. Para atender a esse pedido, o escritório removeu as paredes que dividiam esses espaços e, no caso da cozinha, projetou uma ilha de cocção com fogão tipo cooktop e coifa.
10. Cozinha pequena com marcenaria funcional
Após a reforma deste apartamento, a cozinha – que era completamente isolada da sala - foi integrada à área social. Entre os destaques do ambiente, os arquitetos Felipe Maia e Marina Romeiro, do escritório Maia Romeiro Arquitetura, citam a marcenaria da cozinha, que camufla os eletrodomésticos nos armários; o grande painel ripado da TV, que esconde mais espaços de armazenamento, já que a parede é angulada; e o painel de madeira do piso ao teto que reveste as duas paredes principais da sala, sendo um lado ripado e outro liso, que ainda alongou visualmente o ambiente, deixando-o também mais acolhedor.
+ LEIA TAMBÉM: 10 painéis de madeira que decoram (e transformam) qualquer ambiente
11. Cozinha pequena rústica
Uma das paredes desta pequena cozinha recebeu a cor Pinheiro, da Suvinil, um tom de verde mais fechado que, em contraste com os móveis em madeira, deixou o espaço harmônico. A decoração com plantas e utensílios de cozinha pendurados leva o projeto para um mood mais rústico, mas com um toque de sofisticação.
12. Cozinha pequena vintage
Nesta cozinha, a cor Pirineus, um azul claro da Suvinil, foi utilizado para revestir todos os armários e a moldura do espelho, que está posicionado em frente a mesa de tampo branco e acabamentos em madeira. É um espaço que faz referência a projetos mais antigos, por conta do layout dos armários e o piso de tacos. Em contraste com o branco, o azul ganha destaque.
13. Cozinha pequena com tons terrosos
Esse projeto da arquiteta Vivian Reimers está localizado em Copacabana, Rio de Janeiro (RJ). Originalmente, a sala e cozinha não eram integradas, mas os moradores amam receber amigos e familiares para almoços, jantares e demais confraternizações. A arquiteta decidiu abrir a cozinha e integrar os ambientes, possibilitando a interação enquanto as refeições são preparadas. A bancada que integra os dois espaços também pode servir de apoio para refeições, tanto para o preparo quanto para o consumo. A escolha da paleta de cores por tons terrosos foi para ornar com as tonalidades presentes na sala.
+ LEIA TAMBÉM: 10 salas que apostaram nos tons terrosos
14. Cozinha pequena com cores sóbrias
Esta cozinha projetada por Priscila Cox faz parte de um apartamento de 90 m²; e foi aberta para dar mais amplitude. Com relação às cores, a profissional optou pelas mais sóbrias e com personalidade. Assim, apesar da base sóbria, os elementos decorativos têm muita cor.
15. Cozinha pequena com iluminação natural
A intervenção neste apartamento de 60 m² localizado em São Paulo (SP) procura matizar o habitual seccionamento entre cozinha, hall, corredor e sala de estar, criando um espaço fluído e integrado com grandes campos visuais e uma maior riqueza nas possibilidades de apropriação dos espaços. Com projeto assinado pelo escritório GDL Arquitetura, a cozinha apresenta um piso hexagonal todo irregular e na parte da iluminação, existe muita luz natural e também foram instaladas luminárias aplicadas com efeito de luz difusa.
16. Cozinha pequena contemporânea
Esta cozinha faz parte de um apartamento de apenas 30m². Na escolha do layout, a arquiteta Fernanda Olinto priorizou manter os pontos de infra da cozinha no corredor de entrada e a partir dela, aproveitar para dar sequência à grande área de roupeiro. O projeto tem estilo contemporâneo e foi norteado pela pequena metragem pensando no máximo de aproveitamento do espaço. De acordo com a profissional, a solução que destaca no projeto é a área do corredor, onde ficou a cozinha com o encontro entre o quartzo branco e a marcenaria; a porta colorida, e a porta em serralheria que dá acesso para o banheiro.
17. Cozinha pequena monocromática
Como a cozinha deste imóvel é integrada, ela tem a mesma paleta de cores da sala de estar. Monocromática, sem puxadores, linhas retas seguindo o design italiano e atemporal, a arquiteta Carina Beduschi brincou com as texturas, deixando os armários aéreos com brilho. Para ter um contraponto discreto, ela optou por uma bancada em material natural com veios, chamado Yosemite Falls. "Os quadros decorativos na parede são do acervo dos clientes, uma referência do antigo lar. As banquetas em madeira e couro caramelo foram escolhidas para aquecer de forma suave o ambiente", pontua.