Ambientes
Varandas aconchegantes: 6 ideias para deixar espaço mais acolhedor
Na ausência de um quintal, investir no conforto da varanda pode tornar o confinamento em casa menos estressante
3 min de leituraA pandemia - e o isolamento social imposto por ela - mudou a forma como as pessoas se relacionam com suas casas. Não à toa, vários foram os espaços que mudaram de significado durante o período. E, à medida que a quarentena perdura, investir no conforto em cada canto do lar torna-se ainda mais importante - principalmente naqueles ambientes que promovem alguma conexão com o mundo externo, como quintais, sacadas e varandas.
Tornar a área externa mais acolhedora, seja em casas ou apartamentos, pode ser um caminho propício para momentos agradáveis no confinamento. Está em busca de ideias para deixar o lar relaxante? Selecionamos seis ambientes de varandas para lhe inspirar a decorar o seu cantinho da melhor forma. Confira!
1. Integração à brasileira
Assinado pelo escritório Alvorada Arquitetos, este apartamento em São Paulo exibe em sua varanda uma integração perfeita e o cantinho ideal de descompressão. Com uma exuberante coleção de plantas de pequeno e médio porte, o terraço é tomado pela cor verde que lhe dá destaque. Conectada aos interiores através do piso, a área gourmet abriga o icônico conjunto de mesas e banquetas Girafa, de Lina Bo Bardi, que reafirmam a brasilidade e irreverência do decór.
2. Funcionalidade convidativa
Com espaço mínimo, este apartamento apresenta, através do desenho do escritório Geometrium, elementos necessários para driblar a metragem enxuta e tornar-se convidativo. Com paredes em cores claras e materiais naturais, a varanda pensada para descanso e trabalho tem como destaque o móvel do sofá com marcenaria sob medida. Além de espaço para relaxamento, a peça vira uma possibilidade para armazenamento extra. Note como a estratégia funcional não impediu que o ambiente esbanjasse personalidade e sofisticação.
3. Brisa e conforto
Ao trazer para o décor tons suaves e claros, este apartamento em Galiza, Espanha, exibe ambientes com muita luz e amplitude. Na varanda, onde cada elemento foi cuidadosamente escolhido pela decoradora Celia Crego, o banco estofado em L recebeu futons e almofadas com cores equilibradas entre bege e areia, reforçando o visual praiano e despojado do espaço.
4. Minimalismo ao sol
Projetado para voltar-se ao sol, este edifício de uso misto no subúrbio de Melbourne, Austrália, aposta em revestimentos pretos para um contraste ainda maior entre a luz e sombra. Com projeto assinado pelos arquitetos do Bower Architecture, a varanda com estética minimalista traz em seu piso cinza o tom para a definição dos mobiliários super transparentes. O par de cadeiras de fio e a mesa em tramas metálicas garantem a predominância ainda maior da luz no ambiente. Ao fundo, o jardim vertical se apropria da técnica de bolsões de tecido na cor da parede para trazer o verde das plantas tão necessário para o décor.
5. Refúgio cultivado
Entre as inúmeras formas de deixar uma varanda aconchegante e confortável, este projeto em Vaucluse, França, assinado pelo Studio Prineas apostou em um ambiente clean onde as plantas trazem um frescor apaixonante. Assim como nas paredes, as floreiras feitas sob medida ganham a cor branca cujo único contraste vem do piso em deck de madeira e a coleção leve e despojada de cadeiras metálicas azuis. A seleção de suculentas nativas que se espalham pelo ambiente foi feita pelo CC Landscapes. Sutil, o arranjo cria uma conexão única do espaço com seu entorno.
6. Equilíbio literal
Com ares de sofisticação, este apartamento em Moscou, Rússia, mostra o equilíbrio entre cores sóbrias e atenção aos detalhes para um ambiente infalível. Com projeto assinado pelos arquitetos do Aiya Design a varanda iluminada se integra tanto à sala de estar quanto ao quarto através das grandes portas de vidro. O ambiente ganha mais espaço com a aquisição de uma estante na altura do guarda-corpo que abriga os livros e plantas. Uma poltrona em vime dá um charme especial ao ambiente voltado à leitura e relaxamento.