Ambientes
10 ideias para criar ambientes com cores vibrantes
Como criar espaços elegantes com tons fortes e cheios de personalidade
4 min de leituraFoi-se o tempo em que sofisticação era sinônimo de paredes, armários e móveis cobertos de branco, bege e off-white (Kim Kardashian que nos perdoe!). Combinar tons e brincar com nuances é uma das graças de decorar. Cada vez mais, designers de interiores e arquitetos do mundo todo têm experimentado com suas paletas de cores e provado que elas podem, sim, ser sinônimos de sofisticação, principalmente quando combinadas a materiais e revestimentos de qualidade, móveis e acessórios com bons acabamentos e arremates e tecidos duráveis de fibras naturais. Abaixo, você confere uma lista de dez ambientes que provam que usar cor é muito elegante.
Boiserie verde + sofá vermelho
Além de esbanjar personalidade, cores fortes e saturadas são capazes de adicionar drama e personalidade à casa. Na sala de estar acima, criada pelo estúdio Brotherton-Lock, a parede com boiserie abraça uma nuance fechada de azul esverdeado enquanto o sofá pincela o calor do vermelho e do rosa em seu revestimento de seda. A luminária de piso, as mesas laterais e de centro, o biombo vazado e a escultura de palmeiras são responsáveis por fazer um contraponto de sobriedade. O preto e as superfícies metálicas transformam as nuances vibrantes em elementos de um ambiente super elegante.
Inspiração nas nuances litorâneas
Esta sala de jantar que faz parte da Haeckels House, um spa em Margate, na costa da Inglaterra. Ao contrário do que geralmente acontece, o ambiente – que também funciona como espaço para eventos e showroom – foi decorado de maneira a evitar a paleta contida dos empreendimentos dedicados ao bem-estar. Sendo assim, o fundador da marca, Dom Bridges, que também assina o design de interiores, apostou em uma combinação de coral com azul – uma dupla que funciona superbem em ambientes litorâneos já propõe a harmonia do tom do oceano com as nuances do pôr do sol. Um tom mais vibrante de laranja foi escolhido para o rodapé. A cor se repete na estrutura das luminárias pendentes, cujas formas circulares parecem flutuar sobre a mesa de tampo arredondado. Em torno dela, a mistura de cadeiras de diversos modelos arremata o décor.
Roxo e vermelho, sim
Na decoração da suíte Mikado, no Grand Hotel de Oslo, na Noruega, cores passeiam pelo vermelho vibrante, o berinjela e chegam até um roxo bem vivo – em uma combinação ousada que dá muito certo. Diferentes estilos de épocas também se misturam neste ambiente: paredes com boiseries e o espelho dourado trazem um apelo vintage, enquanto a mesa evidencia o contemporâneo. Tudo para criar um atmosfera luxuosa digna da cidade.
Cor e boiserie no teto
O Estúdio Artefactum, assina esta sala de jantar, ousou ao cobrir o teto com boiserie em tom índigo. A atmosfera sofisticada é reforçada por paredes revestidas por um mármore carrara ventino. A neutralidade fica por conta das cortinas, dos pendentes off-white e das cadeiras de madeira clara.
Amarelo solar
O tom de amarelo brilhante deste apartamento em Milão na Itália é a estrela deste home office integrado ao living. A cortina é feita em um tecido pesado, com caimento dramático. O mesmo tom surge no estofado da cadeira de escritório, com base em madeira escura, e também na mesinha lateral. O tampo da mesa, as poltronas e o tapete exibem um tom suave de bege, que aparece também pintura da parede. Por fim, toques de dourado, na base do mobiliário e na luminária, completam a composição luxuosa.
Verde em (quase) tudo
Um tom fechado de verde cobre os armários desta cozinha, decorada pela marca sueca IKEA. O mesmo tom aparece nas tábuas de madeira do piso e algumas variações de verde podem ser vistas nas paredes e na boiserie ao fundo. Os pendentes escuros e a iluminação em tons quentes completam a atmosfera acolhedora e sofisticada deste ambiente.
Cor de cassis
Nesta suíte, um tom de cassis harmoniza com o berinjela, variações de verde e toques em dourado. A boiserie nas paredes e na porta reforçam a atmosfera de refinada, marcada também pelo pé-direito alto. As almofadas e travesseiros em tons mais terrosos propõem aconchego e acolhimento neste quarto. A cor, inclusive, foi apontada como uma das tendências para 2020.
Divisórias alegres
Neste ambiente de home office ou biblioteca, os armários são revestidos de um bege suave enquanto o piso recebeu um revestimento que imita o cimento queimado. O mobiliário com linhas retas e madeira reforça a atmosfera contemporânea. O protagonismo fica por conta das cores vibrantes e luminosas que aparecem nas divisórias da estante nas paredes, como um arco-íris comportado.
Dramático e ousado
O designer e artista espanhol Jaime Hayon, adora brincar com cores e formas em seus projetos. No Vip Lounge do Hotel Barceló Torre de Madrid, o ousado uso das cores chama a atenção. O amarelo dourado do tapete e o azul índigo das poltronas Sammen para Fritz Hansen, se fundem no azul tiffany, cor que cobre as paredes, complementando e amarrando a decoração. O uso de pouquíssimas quinas também faz parte da essência do trabalho do designer espanhol, assim como os lustres dourados sobre a mesa.
Laranja nos detalhes
A mistura de texturas é o que marca esta cozinha gourmet, criação do escritório australiano Alexandra Kidd Design. O ambiente exibe um porcelanato branco geométrico com efeito tridimensional em uma faixa da parede. Outra parte da mesma superfície emprega o cinza, cor que surge ainda mais clara nos armários. Já o laranja se destaca com intensidade nos assentos e acessórios, que também apresentam detalhes discretos em cobre – a exemplo do pendente sobre a bancada de mármore e de um trecho da prateleira. A madeira escura na mesa de refeições, por fim, é responsável por aquecer e dar aconchego à cozinha.