Ambientes
Gabinetes para banheiro: 13 modelos e maneiras de usar o móvel
O mobiliário pode ajudar a compor estética do ambiente e até ser o grande charme da decoração! Veja exemplos
4 min de leituraQuando falamos em decoração de banheiro, muitas vezes pensamos logo no tipo de revestimento, nos espelhos e cores das paredes. Mas existe uma peça fundamental (e muito versátil!) para compor o décor do ambiente: o gabinete de banheiro! Atualmente, este tipo de armário existe nos mais variados formatos, estilos e tons. E o melhor é que, além de fazer parte da decoração, o gabinete é uma das peças mais funcionais da casa, oferecendo espaço extra de armazenamento e ajudando a manter o banheiro sempre organizado. Quer ver como o gabinete pode fazer toda a diferença? Confira nos 13 exemplos abaixo:
1. Com toques de dourado
No projeto assinado pelo escritório GRT Architects, é claro que o que chama atenção à primeira vista é o mix de azulejos brancos e azuis que tornam o espaço mais vintage. Mas o efeito não seria o mesmo sem o gabinete de madeira com puxadores dourados, cor que se repete no detalhe das luminárias e na estrutura da cortina da área de banho. O resultado é um ambiente coeso com ótimo uso de cores.
2. Tom sobre tom
O grande truque deste ambiente pequeno, projetado pelo escritório Studio Bright, foi usar o mesmo tom de rosa coral para o gabinete e para o fundo do armário acima da pia. Combinado com o revestimento pastel em millennial pink das paredes, o ambiente apostou no efeito do tom sobre tom para criar uma decoração marcante e com personalidade.
3. Contraste
Graças às boas escolhas de revestimentos, este banheiro pequeno em Milão parece mais amplo do que de fato o é. O projeto, uma parceria entre o estúdio Atelierzero e o arquiteto Tommaso Giunchi, optou pelo uso do ladrilho verde com efeito esmaltado para valorizar a entrada da luz natural. Por isso, o gabinete amarelo virou o grande o destaque ao fazer um belo contraste de cores com o revestimento!
4. Vazado e industrial
O modelo de gabinete vazado, com linhas retas e coloridas em preto deste gabinete ajudam a compor o clima industrial do projeto assinado pela arquiteta Barbara Dundes, que também desenhou o móvel! O box preto e os azulejos de metrô completam o design.
5. Perfeitamente encaixado
Uma vantagem dos gabinetes planejados é que eles são feitos sob medida e podem ser projetados para serem milimetricamente encaixados em espaços como este nicho! A solução foi perfeita para o projeto deste imóvel de 37 m² em São Paulo, assinado pelo escritório Studio 92. O contraste entre o azul do gabinete e o rosa coral das paredes e do teto completam o visual poderoso do ambiente.
6. Sóbrio e relaxante
Além dos tons de azul que contribuem para tornar o ambiente ainda mais relaxante, este banheiro escultural idealizado pela marca sueca Vanitas Studio traz elementos capazes de transformar o décor. Segundo a empresa, o gabinete Unda tem uma textura criada para se parecer com ondas, criando uma sensação suave e fluida ideal para esse tipo de espaço de descompressão. O preto do móvel também combina perfeitamente com o piso geométrico e o azul das paredes.
7. Com espaço extra para armazenar
Neste banheiro, a prateleira ripada não ficou posicionada na parte debaixo do gabinete por acaso. Além de garantir leveza ao espaço, ela deixa o piso, que tem uma cor vibrante, ser o destaque do espaço. Aliás, o revestimento colorido pode ser a estrela do décor no cômodo projetado pela designer de interiores Andrea West, mas o gabinete é um item fundamental para dar aconchego, leveza e para formar uma base neutra que deixa o revestimento brilhar.
8. Estilo vintage
A estética vintage desse banheiro assinado pelo estúdio Michelle Dirkse faz parte do pedido dos clientes, que queriam que sua casa parecesse uma mansão assombrada (acredite se quiser)! No banheiro, o gabinete rústico em estilo vitoriano é certamente o destaque e a peça principal para criar o efeito desejado. Combinado ao tom de verde e ao branco dos azulejos, o móvel fica mais leve e cria um décor sofisticado.
9. Discreto e charmoso
Discreto, este gabinete em cinza esverdeado pode passar despercebido, mas o ambiente certamente não teria o mesmo efeito relaxante sem ele. Ele é assinado pela marca sueca Ballingslov e armazena todo o necessário sem perder o charme de vista. A marcenaria contrasta com a cuba branca e a torneira preta, em um arranjo minimalista e eficiente.
10. Neutro e elegante
Perfeito para ambientes neutros, este gabinete com marcenaria caprichada em preto e com puxadores prateados ajudou a compor o clima industrial deste banheiro. Espaçoso, ele tamém oferece espaços de sobra para armazenar e manter o local sempre organizado. Destaque para o contraste entre a cor preta da marcenaria e o tampo branco da pia, logo acima.
11. Supreendente
Fresco e cheio de energia, o verde menta traz leveza a este banheiro com um toque retrô. O escritório Estúdio 2LG utilizou cor nos subway tiles aplicados na vertical. Mas a grande surpresa é, sem dúvida, o gabinete colorido de forma abstrata em preto e branco, que acrescenta um elemento original e, ao mesmo tempo, coerente com o restante do décor.
12. Vazado
Este gabinete pode ser quase considerado minimalista! Sem gaveta e praticamente inteiro vazado, ele fez a diferença na hora de compor este banheiro industrial. O item combinou perfeitamente com o ladrilho hidráulico e com as esquadrias da porta do box e dos espelhos.
13. Colorido
O grande destaque deste gabinete é o uso inteligente das cores: com o exterior em madeira combinado ao azul esverdeado do fundo criam um visual poderoso quando combinados à cuba. Toques em dourado, também presentes no box, finalizam e garantem o charme.