Ambientes
Prateleiras para quarto: 6 ideias para apostar no elemento
Versáteis e econômicas, além de armazenar livros e objetos, as prateleiras podem ser peça-chave na decoração de um ambiente
2 min de leituraAs prateleiras são consideradas curingas na decoração. Afinal, além da fácil instalação, elas não atrapalham a circulação nos ambientes. Além disso, sua versatilidade permite criar diversas composições no décor.
No quarto, as prateleiras ganham função ainda mais especial podendo armazenar itens com valor afetivo, livros ou, simplesmente, apoiar obras de arte. De forma que enriquecem a decoração e contribuem para criar sensação de refúgio dentro de casa. Quer saber como? Confira abaixo!
1. Nesta casa em Florianópolis, em Santa Catarina, o quarto traz a atmosfera urban jungle sem cerimônias e combina cores e texturas de forma irreverente. Assinado por Karla Amadori, as prateleiras de madeira dispostas de forma irregular complementam a cabeceira e abrigam plantas e objetos afetivos. Tudo com uma paleta de cores supermoderna.
2. Projetado para uma jovem médica, este apartamento na Chácara Klabin, em São Paulo, tinha como premissa um décor com poucos elementos para que a arquitetura pudesse se destacar. Com projeto assinado pelo escritório Casa 100 Arquitetura, o estilo escandinavo é a principal inspiração para o quarto, cujos materiais seguem uma linha mais sóbria. As prateleiras de carvalho americano conectadas por tubos de cobre abrigam objetos e plantas, e quebram sutilmente a atmosfera minimalista.
3. Neste ambiente assinado pela H&M Home, as cores foram o elemento-chave para garantir sensação de relaxamento. Um tom de azul cobre todas as paredes e também a prateleira ao lado da cama. A solução monocromática faz com que os objetos expostos pareçam flutuar. Em contraste, tons terrosos e dourados fazem um contraponto no espaço superacolhedor.
4. O desafio de decorar um quarto pequeno não intimidou a ilustradora sueca Stina Löfgren. A solução para o espaço limitado foi a exclusão dos armários tradicionais que foram substituídos por gavetões instalados embaixo da cama. Para manter os objetos afetivos à vista, Stina apostou nas prateleiras pintadas com o mesmo tom de rosa das paredes. Curtiu?
5. O quarto assinado pelo arquiteto Gabriel Magalhães foi desenhado para um adolescente de 16 anos. Ao lado da cama e próximo à janela, uma mesa de estudos foi estrategicamente instalada. As prateleiras de MDF deixam os objetos e livros ao alcance da mão. Um espaço aconchegante e funcional.
6. Assinado pela arquiteta Duda Senna este apartamento na Vila Nova Conceição, em São Paulo, combina a atmosfera industrial com detalhes românticos e delicados. Na parede de cabeceira, um painel branco interrompe a continuidade da madeira presente no piso e que sobe até o teto. Sobre ele, destaca-se a prateleira contínua que, no mesmo tom do piso, recebe objetos que ressaltam o decór.