Ambientes
Esculturas no décor: 10 inspirações para usar
Bustos clássicos e artesanato brasileiro são maneiras de trazer mais referências à decoração
4 min de leituraUma das tendências que tem voltado com tudo para dentro dos lares são as referências clássicas, e, dentre elas, um elemento tem se destacado: as esculturas e, mais especificamente, os bustos! As peças, que remetem à Grécia Antiga, estão ganhando espaço nos lares modernos a partir de reinterpretações contemporâneas. E engana-se quem acha que esculturas e bustos não se encaixam em um décor despojado e jovem! Seja pintando a escultura com uma cor ousada ou ressignificando o objeto, há muito espaço para ser criativo ao usar o recurso. E, para além das referências greco-romanas, que tal incluir também obras do artesanato popular brasileiro e enriquecer ainda mais o seu lar com arte nacional? Confira, a seguir, 10 inspirações para usar esculturas e bustos no décor:
1. Um busto quase “DIY”
Sarah Gibson, do blog “Room for Tuesday”, comprou este busto feminino de resina, mas não estava 100% satisfeita com sua aparência. “Ele tinha um acabamento de cobre falso, de aparência barata, mas a forma e o tamanho eram bons. Eu sempre imaginei que ele ficaria melhor se fosse em pedra do tipo calcário, para combinar com a nossa lareira”, escreveu em seu Instagram. A solução? Comprar uma tinta branca em spray que deixou o elemento com a aparência desejada, combinando com a lareira e o tom das paredes.
2. Com toques modernos
Já o designer de interiores Jessie D. Miller usou um busto clássico aliado a outras esculturas de formato mais moderno neste projeto para uma cliente empresária que adora arte, viagens, e moda. O designer afirma que a inspiração para a renovação do quarto foi criar um espaço masculino mas com toques femininos, usando princípios tradicionais do design em justaposição a elementos mais modernos. Os bustos brancos foram usados, então, de maneira a contrastar com a marcenaria em preto da estante. Outro contraste interessante é a combinação do busto na escrivaninha com a foto retratando o símbolo da marca “Adidas”.
3. Como vasos
Outro uso moderno e divertido para os bustos no décor é em formato de vaso! Usando um modelo oco e com uma abertura na parte superior, suas plantas ganharão um abrigo clássico e charmoso que promete trazer charme ao lar. O modelo da foto é da loja Anthropologie.
4. Com quadros na parede
Uma ótima opção para quem tem uma lareira, sobretudo em tons mais claros, é colocar o elemento próximo ao chão e fazer da parte superior da lareira um mural de quadros. Desta forma, você cria uma gallery wall diferente, com arte do teto ao piso. A dica também vale para quem tem nichos na parede, ou simplesmente para quem quer inserir o elemento em uma parede com quadros.
5. Com outros tipos de artesanato
Para além das referências clássicas, a cultura brasileira e o artesanato popular são ótimas inspirações para quem quer acrescentar esculturas e bustos ao décor. Esta escultura de um pescador em madeira de imburana-de-cheiro, do artesão Francisco Ribeiro, é um exemplo de como aliar a escultura com outras formas de artesanato (com cipós e cerâmicas, por exemplo) para criar um espaço rico em texturas, cores e cultura.
6. Em estantes
A blogueira Gwen, à frente do “The Makerista”, também achou uma maneira interessante de usar bustos em sua casa: a solução foi usar o elemento em cor branca como ponto de luz na estante em cor vinho. Outro toque esperto e que faz bastante diferença são as luminárias, no mesmo tom do busto, colocadas na mesma altura do elemento.
7. Com boiseries
Não fosse o busto em cor clara, este décor criado pelo estúdio de visualização 3D Archirendertr, de Istambul, precisaria de mais elementos para suavizar os tons escuros aplicados nas paredes e no mobiliário. O uso de boiseries nas paredes contribuiu para criar uma ambientação clássica, assim como o veludo escolhido para o sofá. Sem contar, é claro, o grande quadro também de inspiração greco-romana, que torna esta sala de estar perfeita para os amantes da mitologia grega.
8. Com cores claras
Para renovar este flat de 1960 em Westminster, a designer britânica Virginia Howard alinhou a cor do busto com a das cortinas e demais elementos do estar, todos em tons claros e pastéis. O resultado é um espaço bem clássico, para quem gosta de um estar relaxante e elegante.
9. Como decoração para móveis menores
Os fãs de artesanato brasileiro não terão dificuldade em reconhecer esta escultura em formato de cabeça, que é marca registrada da artesã Cida Lima. Aqui, a peça foi usada pelo Studio Alma Decor para criar uma composição com alma brasileira, priorizando materiais naturais e texturas trabalhadas. Uma boa inspiração para quem quer decorar uma penteadeira ou mesa de cabeceira.
10. Com muita cor
Para quem quer apostar no artesanato brasileiro no décor, uma dica valiosa é não ter medo de apostar nas cores! É o caso de Renan Quevedo, idealizador do projeto “Novos para Nós”, que mapeia o artesanato popular no país. Em sua sala, Renan usou muitas plantas e o piso de taco como pano de fundo para as esculturas coloridas típicas da arte brasileira.