Ambientes
13 projetos que realizaram o sonho do banheiro industrial
Ideias sob medida para quem curte serralheria preta, concreto aparente e azulejo de metrô
4 min de leituraÉ fã do brutalismo? A corrente arquitetônica que valoriza os materiais estruturais aparentes encontra eco na mais recente onda do décor: o sonho do banheiro industrial. Mas nem por isso você precisa sair descascando as paredes do lavabo para entrar no clima – outros elementos cumprem a missão com tanta eficiência quando o concreto.
Revestimentos mais urbanos e despojados, como os azulejos de metrô, são boas referências para encontrar o estilo”, avalia a arquiteta Barbara Dundes, de São Paulo. A serralheria sob medida, outro recurso que casa bem com a linguagem industrial, exige mais atenção. “Vale apostar no alumínio, que é bem leve e resistente em áreas molhadas. Se o projeto incluir um móvel de ferro, cuidar para que o material não entre em contato direto com a água na hora da limpeza pode favorecer sua durabilidade”, completa a profissional.
Praticidade em dia
Um porcelanato de grande formato aplicado no piso diminui a quantidade de juntas no ambiente, o que facilita muito a limpeza. As paredes mantiveram o acabamento de concreto aparente e dá um ar mais descolado ao projeto do arquiteto Rodra Cunha.
Linguagem gráfica
Veio da arquiteta Renata Gaia, de São Paulo, a ideia de renovar esse banheiro com acabamentos modernos e de pegada geométrica. Caso dos azulejos da Lurca, que revestem as paredes e a bancada da pia, dos metais pretos da Deca e do espelho redondo da Leroy Merlin. A arandela divertida é de Ingo Maurer.
Integração em alta
Ao encomendar o projeto de reforma ao arquiteto Rafael Zalc, a moradora do apê pediu um banheiro extra para criar uma suíte no seu quarto. Depois de multiplicar as instalações com a ajuda de uma parede estreita, ele ainda acrescentou uma pitada de cor com o azulejo de metrô disposto na vertical até no teto da área molhada
Torneira com cor
Outra linguagem para se inspirar: a torneira dourada com manípulo colorido (Docol) traz o ar bem industrial para este trabalho da arquiteta Barbara Dundes. O móvel de ferro desenhado pela profissional ganhou tampo de quartzo e cuba de apoio. O boxe preto e os azulejos de metrô completam o design.
Meio a meio
Vem da Casa Bonay, hotel em Barcelona, esse banheiro com azulejos rosados e meia parede pintada de azul – repare ainda no filete preto que separa os dois tons. Torneiras, esquadrias e arremates repetem o preto, cor responsável por manter o projeto com clima moderno. A autoria dessa combinação cheia de atitude é do Studio Tack.
Banho de imersão
Se planejar direitinho, todo mundo relaxa, já que o arquiteto Beto Magalhães reservou espaço até para um ofurô na sala de banho desta cobertura paulistana. A atmosfera industrial com clima rock’n roll foi alcançada com a mistura de elementos brutos, como a pedra da bancada.
Mix de texturas
Para o jovem morador deste apartamento em São Paulo, a arquiteta Marcela Wandenkolk planejou um banho com deck no piso. O toque acolhedor do material natural contrasta com as outras escolhas de acabamentos: granito escovado na bancada e azulejos foscos no box.
Aço no lavabo
O morador deste apê de 60 m² é um jovem economista que curte cozinhar e receber amigos. O arquiteto Kiko Castello Branco, do escritório Soek Arquitetura, planejou a reforma do endereço com estilo industrial – e tirou proveito do metal para alcançar a linguagem. O cobre aparece na cuba e o latão na torneira com estrutura à mostra. Na porta, o acabamento usa aço corten.
Compacto e casual
Antes de virar morada, este endereço barceloneta era apenas uma garagem. A arquiteta Barbara Apolloni tirou o melhor do espaço, com direito a criar um lavabo cheio de graça. Pia estreita, espelho que segue a mesma medida da peça, mas brinca com a escala da altura e cinza para todo lado completam o estilo contemporâneo do projeto
Tudo à mostra
O Nora Studio, escritório espanhol, transformou o antigo depósito de água de um edifício em Barcelona em uma cobertura com ambientes integrados. No lavabo, a tubulação aparente deixa até os registros de água quente e fria à mostra, bem ao lado da torneira que verte sobre a cuba de pedra. Arandela e interruptores de luz seguem a regra e mantêm as estruturas elétricas por fora das paredes.
Concreto original
Os edifícios da incorporadora MaxHaus são entregues crus, para que cada morador finalize a seu gosto. Aproveitando essa oportunidade, a arquiteta Júlia Guadix, do escritório Liv’n Arquitetura, deixou as chapas de concreto na parede do banheiro, como boa solução para quebrar o predomínio do branco da bancada de mármore Espírito Santo Extra.
Em preto e branco
Tudo foge ao comum neste projeto assinado por Mauricio Karam. A marcenaria de laca brilhante reflete tudo ao redor, o teto ganhou pinceladas de tinta e o piso de pastilhas abusa do rejunte branco. Louças pretas arrematam o trabalho impactante.
Desenho funcional
Patricia Martinez desenhou as boas sacadas arquitetônicas deste lavabo. Na mesma peça, bancada, pia e papeleiras foram moldadas in loco, a torneira foi deslocada para a lateral e o espelho fatiado de uma maneira casual e elegante.