Ambientes
Granilite ou terrazzo: entenda a diferença e veja 15 ideias
Com charme retrô, o revestimento é uma opção durável e de fácil manutenção
4 min de leituraVoltar os olhos para o que fez sucesso no passado e dar um toque de contemporaneidade virou uma tendência na decoração. É por isso que o terrazzo, revestimento que surgiu entre os anos 1970 e 1980, tornou-se um hit nos projetos atuais. Terrazzo é, na verdade, o nome estrangeiro da granilite, termo mais conhecido aqui no Brasil.
Na versão contemporânea, a granilite aparece mais colorida e com variedade de tamanho dos seus grânulos — algo que não acontecia no passado. Produzido com base cimentícia (areia, água e cimento) e pedras naturais diversas como granito, mármore e quartzo, o revestimento é conhecido pela sua longa durabilidade e fácil manutenção. Por isso, tornou-se tão popular no passado.
Há ainda uma outra versão da granilite, que é o marmorite. Pelo nome já dá para desconfiar do diferencial deste revestimento. O marmorite é feito apenas com mármore em pó ou pedacinhos da pedra na massa cimentícia. Apesar disso, o efeito visual é bem parecido entre os dois.
Além de serem charmosos, esses revestimentos atraem também pelo fato de serem versáteis. Podem ser aplicados em qualquer tipo de superfície, como piso, paredes ou até mesmo bancadas de cozinhas e banheiros. Se receber uma camada de resina imperbealizante, ele chega a durar cerca de 10 ou 12 anos sem manutenção.
Confira, a seguir, 15 ideias de como usar a granilite ou o marmorite na decoração.
Terrazzo na bancada
Nesta cozinha, o terrazzo foi aplicado na bancada e ganho um fundo rosa bem clarinho. O mesmo tom tingiu a marcenaria e garantiu um toque delicado ao ambiente. Projeto do escritório Dialect Design.
Em uma cozinha clássica
A bancada de granilite sobrepõe a marcenaria nesta cozinha, assinada pelo designer de interiores Taylor Whalen. A paleta preta e branca e as linhas retas do mobiliário compõem um visual clássico e minimalista e o estilo da granilite segue essa estética. Com fundo claro, o revestimento ganhou pedaços de pedra em tamanho maior.
Do piso à banheira
Feita com uma massa cinza e lascas de pedras de vários tamanhos, esta granilite reveste o piso e segue até a banheira. Assentado em placas, o revestimento ganhou acabamento preciso que faz as juntas quase desaparecerem.
Lavabo estiloso
Aqui, a granilite foi utilizada de um jeito diferente do trivial. Ela reveste a parede do lavabo e demarca a área da pia e do espelho. A parede de fundo ganhou uma cor mais escura para destacar os grânulos.
Bancada em tons claros
Este projeto do escritório NestSpace Design mostra como a granilite pode ser usada de um jeito contemporâneo. O material reveste toda a bancada da cozinha e tem um acabamento brilhante. Feita com cimento branco, esta versão de granilite evidencia ainda mais as lascas de pedras de sua composição.
Revestindo a cuba
Considerada um material versátil, a granilite pode ser aplicada em diversas superfícies. Aqui, ela reveste a parte externa da cuba, formando uma caixa. No restante do espaço, detalhes em branco e texturas de cimento completam o visual de estilo minimalista.
Granilite no piso
Neste banheiro, projetado pelo esritório Hût Architecture, a granilite foi aplicada no piso, contrastando com a decoração moderna do restante do ambiente. Versátil e duradouro, ela garante a praticidade para a área do banho e ainda traz um charme retrô, com jeito de casa de infância.
Granilite no backsplash
Os armários verdes desta cozinha serviram de base para o backsplash aparecer. Revestido de granilite no tom de terracota, ele destaca o revestimento, que se espalha também pela bancada. A pia e a torneira na cor preta deixam tudo mais harmônico.
Técnica revisitada
A granilite também é usada como referência para padrões que se inspiram nela, como é o caso desta pia. Aqui, a superfície azul ganhou uma estampa que imita os grânulos da granilite, só que em versão maior. O contraste com a parede rosa deixou o ambiente ainda mais charmoso. Projeto do escritório Ash NYC.
Subindo pela parede
Neste banheiro, a granilite foi aplicada em placas e vai do piso até a metade da parede. Nas laterais, azulejo branco de um lado e do outro, parede pintada de verde. Um jogo de contraste que tira a decoração do nível básico e a torna ainda mais elegante.
Banheiro elegante
Inspirado no modernismo, este banheiro de estilo contemporâneo apresenta uma linguagem visual baseada em linhas retas. A granilite entra discreta e reveste o piso, bancada e metade da parede. A outra metade, recebeu pastilhas brancas completando o décor. Projeto do escritório Fieldwork.
Clima antiguinho
Criada pelo escritório Flack Studio, esta cozinha com ares dos anos 1970 recebeu um piso clássico de granilite que reforça ainda mais a atmosfera retrô. Para completar, marcenaria de tons pastel e mármore com veios bem marcados na bancada e na parede.
Cozinha em tons neutros
Armários cinza, paredes brancas e granilite clara nas bancadas compõem a fórmula desta cozinha neutra, que de sem graça não tem nada. Aqui, os detalhes se destacam, como a prateleira de madeira, o pendente metálico preto e os objetos que decoram o espaço.
Tudo rosa por aqui
Tons de rosa foram a inspiração de cada escolha deste banheiro, a começar pelo piso de granilite, que aparece bem ao estilo dos anos 1970. A cor rosa também aparece no armário, nos azulejos e no pendente de cobre.
Versão maxi
Assinada pelo escritório Dzek, esta cozinha ganhou uma bancada inspirada na técnica da granilite. A textura do revestimento ficou bem evidente por causa das lascas ampliadas. A versão maximizada dos minérios não deixa dúvida de onde veio a referência.
Acompanha tudo de Casa Vogue? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Acompanha tudo de Casa Vogue? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!