Ambientes
Iluminação zenital: 6 banheiros que aproveitam a luz do sol
O elemento arquitetônico confere sensação de bem-estar e cria uma atmosfera única
2 min de leituraQuase sempre, por uma questão de privacidade, os banheiros têm pouca ou nenhuma abertura para o exterior. Mas um recurso arquitetônico pode manter o cômodo isolado e, ao mesmo tempo, permitir a boa entrada de luz solar: a iluminação zenital.
O termo pode ser estranho, mas o conceito é simples! A iluminação zenital é a entrada de luz natural pelo teto do ambiente, como uma claraboia, por exemplo. E como o banheiro tem ganhado cada vez mais protagonismo nas residências, graças à ideia de spa em casa, que tal investir nesse recurso e aproveitar um bom banho de sol? Inspire-se nestes seis ambientes que apostam na iluminação zenital.
1. Este retiro indiano assinado pelos arquitetos do Architecture BRIO é delicadamente tecido na paisagem ao redor. No banheiro, a superfície cinza texturizada proporciona um plano silencioso com detalhes de madeira que suavizam o cinza do concreto. Enquanto a abertura zenital funciona não só como um amortecedor entre o espaço interior e o exterior, mas também cria um intenso jogo de sombras e luz nos pisos e paredes. Note que o banho pode ser feito tanto fora quanto dentro.
2. Neste projeto assinado pelo arquiteto Andrew Simpson, em Melbourne, na Austrália, as claraboias são o destaque. Acima da banheira, elas garantem boa entrada de luz natural: um espaço dedicado ao bem-estar e autocuidado. A escolha pelo branco combinado às superfícies de vidro criam uma atmosfera suave e convidativa. O contraste fica por conta do piso que capta o olhar de quem passa por ali.
3. Impossível não se encantar por este banheiro assinado por Branch Studio Architects. Localizado em Victoria, na Austrália, o espaço teve como premissa ser um local para desaceleração. O resultado é um ambiente com vista impressionante para o céu. As paredes de concreto rústico trazem ao recinto um jogo de texturas orgânicas que proporciona um escape do ritmo agitado da vida moderna.
4. Sem dúvida, esta casa já conta com uma localização privilegiada. A residência em Toluca, no México, é rodeada por um bosque repleto de pinos centenários e uma vegetação abundante. Para trazer a natureza para dentro de casa, o escritório Weber Arquitectos apostou nas grandes janelas de vidro. No banheiro, para manter a privacidade, uma extensa claraboia ocupa todo o teto garantindo boa entrada de luz natural e uma vista estonteante para as copas das árvores.
5. Quem disse que iluminação zenital é privilégio de quem mora em casa? Neste apartamento nos Jardins, em São Paulo, a arquiteta Kika Tieng encontrou a grata surpresa dos sheds: as pequenas janelas no topo da parede que garantem boa entrada de luz natural e ventilação cruzada. Os revestimentos em tons acinzentados destacam-se com o banho de sol. Gosta do efeito?
6. A estética retrô deste banheiro é, sem dúvidas, destaque no ambiente. Assinado pelo escritório Jo Broekx & Marcella Schiepers, o espaço ganhou parede de tijolinhos, um suporte de cortina redondo e um chuveiro vintage. O trio quebra sem esforços a monotonia de um cômodo todo branco. Localizada em uma casa na área rural da Bélgica, a residência explora a entrada de luz natural por meio de claraboias. No banheiro, o elemento foi instalado na área do banho.
Acompanha tudo de Casa Vogue? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!