• 01/06/2020
  • Julyana Oliveira | Foto Divulgação
Atualizado em
Guia de organização: como manter a casa sempre limpa (Foto: Divulgação)

Guia de organização: como manter a casa sempre limpa

Sem dúvidas, organizar a casa é um hábito que exige manutenção diária. Mas isso não significa que é necessário faxinar o lar todos os dias. É preciso criar uma rotina que inclua a preservação da limpeza e arrumação dos cômodos.


Por exemplo, utilizou um produto, coloque-o em seu lugar logo em seguida. Um gesto simples, que evita aquela bagunça no fim do dia. Além desses, confira as dicas de experts em organização para manter a casa sempre arrumada.

1. Bloco de anotação
Lembra do bloco de anotação que você utilizou durante a organização de cada cômodo da casa? Chegou a hora de revisá-lo para repor os itens que foram descartados e você utiliza. Ou os cestos de organização que faltaram na arrumação dos ambientes. 

Este bloco, deve ser mantido com você sempre. Dessa forma, você anota o que precisa para casa e nunca esquece de comprar. Por exemplo: as pilhas do controle remoto ou a lâmpada do corredor, que sempre são esquecidas na ida ao supermercado. 

2. Estabaleça as tarefas diárias
"Faça uma lista de tudo o que precisa ser feito diariamente, como arrumar as camas, trocar cestinho dos banheiros, lavar a louça", indica Lívian Tamaso, personal organizer parceira da Maria Brasileira, rede de franquias multisserviços. 

3. Liste as tarefas programadas
"São aquelas que podem ser feitas dentro de um espaço de tempo que pode ser semanal, quinzenal, mensal, semestral ou até mesmo anual", aponta Tamaso. Por exemplo: troca da roupa de cama e banho; higienização de colchões, tapetes e cortinas; polimento de objetos de prata.

Geralmente, não existe uma regra para o tempo entre uma tarefa, mas a necessidade da casa. "Em um lar com animais de estimação, certamente seus tapetes deverão ser higienizados com maior frequência. E quem determinará essa frequência, será a família", explica a personal.

4. Crie uma lógica para organização
"Por exemplo, guardar as xícaras próximas à maquina de café. Dessa forma, os objetos voltarão pros seus lugares mais facilmente", indica Ivana Portella, sócia fundadora d'A Casa com Vida, uma casa-escola que conta com curso de organização residencial on-line.

5. Administre e não procrastine
"Tudo que você tem precisa ser administrado. E administração é tempo. Será o que tempo que te falta na vida não está relacionado ao excesso que coisas que você tem?", indaga Portella. Entender o que realmente é necessário para o funcionamento da casa e manter o que é preciso requer atenção. Por isso, o desapego é uma ferramenta fundamental.

"Outra sugestão é não deixar as tarefas se acumularem, a procrastinação é a maior inimiga da organização", alerta a profissional.

6. Adapte a casa às suas mudanças também
É preciso adaptar o seu lar às suas mudanças de rotina. "Por exemplo, passou a usar uniforme no trabalho? Vá no seu armário e altere a organização criando um espaço para os uniformes com fácil acesso", indica a personal organizer Carol Rosa. O mesmo vale para a cozinha. Se começar um dieta, organize a despensa e o cardápio rapidamente. 

7. Faxina geral
A reorganização dos itens e desapego do que acumulou deve ser realizado uma ou duas vezes no ano. "Para isso, mantenha-se atento ao itens que precisa de conserto e se a organização dos cômodos têm atendido às necessidades da família", explica Carol Rosa. 

Acompanha tudo de Casa Vogue? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!