Ambientes
13 ideias de móveis que você pode substituir para ganhar espaço
Peças versáteis e multifuncionais são grandes aliadas na hora de decorar apartamentos pequenos. Inspire-se com diferentes formas de usá-las!
2 min de leituraÀ primeira vista, morar em um apartamento pequeno pode parecer complicado e desafiador. Afinal, nem sempre as metragens reduzidas favorecem a criação de ambientes que sejam, ao mesmo tempo, funcionais e inspiradores. Mas acredite: é possível contornar essa questão com um pouco de criatividade e desapego. Basta substituir alguns móveis tradicionais por peças mais versáteis e multifuncionais capazes de desempenhar a mesmíssima função.
Por sorte (e necessidade), já existem no mercado opções de mobiliário com design pensado justamente para a decoração de espaços pequenos. Seja pelas dimensões ou por suas diferentes possibilidades de uso, as peças a seguir são verdadeiras curingas e podem facilmente aparecer no lugar de itens considerados imprescindíveis. Confira:
1. Armários planejados
Com quartos e cozinhas cada vez menores, os armários planejados e embutidos tornaram-se os queridinhos de muitos, mas a verdade é que, além de não serem tão práticos assim, são raros os casos em que eles podem ser reaproveitados em uma mudança. Para ter uma peça que lhe acompanhe por mais tempo (e ainda economizar mais espaço), considere substituir o armário tradicional por composições de estantes, prateleiras ou nichos organizadores. Eles são facilmente removíveis e oferecem o suporte necessário para manter o cômodo organizado.
+ Estante suspensa: 5 ideias para organizar espaços pequenos
2. Mesa lateral
As mesinhas laterais e de cabeceira são fundamentais para apoiar os objetos que mais usamos no dia a dia. Mas o que fazer quando não há espaço suficiente para abrigá-las na sala ou no quarto? Uma dica é substitui-las por garden seats ou pufes que possam servir também de apoio. Quando necessário, a mesma peça ainda pode ser utilizada como assento e deixar o ambiente mais acolhedor na presença de visitas.
3. Guarda-roupa
Se a metragem do apartamento não permitir a criação de um belo closet ou guarda-roupa, saiba que nem tudo está perdido. No lugar de deixar suas roupas em pilhas, invista em uma arara para criar o seu próprio armário cápsula (ou em estruturas que você mesmo pode montar). Além de poupar espaço, o método incentiva a prática de uma vida mais sustentável e uma lógica menos consumista.
Acompanha tudo de Casa Vogue? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!