Algum cômodo da sua casa costuma ser mais quente ou mais frio do que outros? As variações de temperatura são um problema comum em muitos lares brasileiros e corrigi-las pode ser mais fácil do que imaginam. 

Antes de resolver o problema, no entanto, é preciso identificar qual é a sua origem. Um isolamento feito de forma inadequada, por exemplo, libera a entrada de ar dentro de casa e faz com que ambientes pareçam mais quentes ou frios. Assim como um cômodo que recebe pouco sol tem maior probabilidade de permanecer gelado ao longo do dia e da noite. 

Saiba o que fazer para acabar com variações de temperatura em casa:

1. Adicione cortinas ou persianas

5 dicas para acabar com variações de temperatura em casa (Foto: Reprodução/Instagram)

Ambientes ensolarados tendem a ficar mais quentes do que os quartos escuros. Se você possui uma janela que recebe muito sol durante o verão (ou que deixa o ambiente bem frio no inverno), invista em cortinas e persianas. Elas ajudam no isolamento do cômodo e são uma opção fácil e acessível de manter a temperatura ambiente agradável. Abra as cortinas ou persianas durante o inverno para que o calor do sol entre. No verão, lembre-se de fechá-las para garantir uma sala mais fresca.

2. Vede portas e janelas

5 dicas para acabar com variações de temperatura em casa (Foto: Reprodução/Instagram)

Com o passar do tempo, a calefação de portas e janelas fica desgastada, o que permite a entrada de ar quente ou frio. Por isso, a vedação dessas frestas vira uma grande aliada na hora da manutenção. Vede as aberturas e consiga uma temperatura mais equilibrada dentro de casa.

3. Use um ventilador de teto

Verde menta injeta frescor em apartamento antigo (Foto: Jaclyn Campanaro/Divulgação)

Outra opção prática e acessível para contornar a variação de temperatura é o ventilador de teto. Sem gastar tanta energia, a peça ajuda a melhorar a circulação do ar e promove uma sensação de frescor. No inverno, use o modo exaustor para que o ar frio seja movido para cima, enquanto o ar quente é puxado para baixo. 

4. Tenha um termostato programável

Depois que o isolamento já foi feito, considere instalar um termostado programável. O segredo está no local em que ele será instalado, que deve ser no ambiente que você mais usa ou que mais sente necessidade. Assim, a temperatura ficará a mais agradável possível nos lugares onde você passa mais tempo. E para o máximo de comodidade, já existem modelos inteligentes que podem ser controlados até mesmo pelo celular. 

5. Recorra ao ar condicionado

Amplitude, integração, cor e madeira em apê de 108 m² (Foto: FOTOS MARIANA ORSI)

Se nenhuma das opções acima lhe parecer eficiente, instale um sistema de ar-condicionado em casa. Com modelos disponíveis até para apartamentos pequenos, a peça mantém a climatização ideal sempre que necessário. A instalação, no entanto, pode ser mais trabalhosa e exigir uma reforma!

Acompanha tudo de Casa Vogue? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!