Ambientes
8 quartos de adolescentes cheios de estilo
Reunimos ambientes para meninos e meninas com boas ideias de decoração e otimização de espaço
4 min de leituraNem só de pôsteres na parede vive um quarto de adolescente. É necessário muito mais peças para dar a personalidade ao décor: vale investir em papel de parede, móveis versáteis, principalmente, e acessórios divertidos. Fugir dos tons infantis e apostar em cores fortes é uma das medidas mais certeiras para obter o quarto perfeito nesta fase tão intensa da vida. Na seleção abaixo, você confere quartos para adolescentes que foram decorados com elegância e ficaram a cara dos seus moradores. Inspire-se!
+ 20 quartos para crianças e adolescentes
Espaçoso em tons suaves
A moradora deste quarto tem 12 anos e pediu para a arquiteta Gabriela Marques, que assina o projeto, uma cama confortável. "Optamos pelo tamanho viúva", conta. O móvel tem ainda um gavetão e um compartimento com futon, tudo para aproveitar melhor o espaço. Como a menina adora maquiagem, uma bancada branca com espelho ocupou um dos lados da cama. "É um cantinho separado da mesa de estudos, que fica sob a janela", explica a arquiteta. O painel de pegboard, esse furadinho ao lado da TV, é versátil e permite que a adolescente pendure nele suas medalhas de tênis, colares e pulseiras, entre outros itens. As prateleiras podem ficar em diferentes alturas também. A marcenaria é da Maria Joaquina. A paleta de cores escolhida ajuda a criar a atmosfera doce e atual do ambiente. Uma das paredes ganhou pintura geométrica – tendência no design de interiores – com tons pastel. O tapete rosa da Mimoo Toys e a roupa de cama da Mooui deixam o espaço mais aconchegante e personalizado.
+10 quartos de criança com papel de parede
Décor descolado
A marca italiana Dot and Cross é a responsável por uma linha de móveis que acompanha o desenvolvimento da garotada. A cama do ambiente acima, por exemplo, é formada por peças de um berço e traz consigo uma paleta de tons suaves e candy colors, que acabam se adaptando à maioria dos estilos de decoração. Neste caso, a madeira rústica ditou o mood, recebendo o aconchego do tapete de fibras e a jovialidade dos pôsteres na parede.
+ Quarto infantil temático: 9 jeitos diferentes de decorar
Tudo azul
Ao lado do turquesa, a paleta de azuis, verdes e tons neutros e claras escolhida para o quarto acima traz para o lado de dentro a leveza de uma brisa marítima. O despojamento adorado pelos jovens fica explícito no crush de estampas: tie-dye e paisley surgem em uma inesperada, mas bem sucedida dupla. Os elementos decorativos – a prancha, o painel fotográfico e o lustre de madrepérola – deixam o local ainda mais descolado.
+ Decoração de quarto de irmãos: 40 ideias para se inspirar
Laranja energético
O mix colorido de estampas geométricas das roupas de cama e os objetos decorativos trazem um clima de infância para o quarto, enquanto a parede preta e a luminária minimalista garantem um visual mais maduro e uma elegância duradoura. O quarto de adolescente ganha assim um equilíbrio perfeito durante a fase de transição.
+ Quartos com estilo industrial: 7 ideias para adotar já
Jovem e irreverente
Jovens gostam de imprimir a própria personalidade em todos os lugares por onde passam. Seus quartos – ou melhor, refúgios – costumam ser o espaço em que mais se sentem à vontade para se expressar. Foi pensando exatamente nisso que as designers de interiores Thays Coutinho Nogueira e Chris Di Domenico e a arquiteta Carol Gomes criaram o espaço acima para uma garota adolescente. Nem infantil, nem adulto, o ambiente abusa da irreverência e do conforto com referências aos dois mundos. Enquanto a penteadeira de espelhos dá o toque fashion da mulher, a cabeceira estampada evoca o clima de diversão da menina – e pontua turquesa na paleta de cores clean. A iluminação vem para finalizar com um toque de contemporaneidade. De um lado, um pendente com múltiplos bulbos transparentes dá sofisticação, enquanto o pisca-pisca enrolado na cama evoca a leveza da juventude.
+ Quarto suspenso: 9 ideias para usar o pé-direito e criar novos cômodos
Sofisticado e jovial
O dormitório de uma menina pode e deve dividir espaço com toques de design e requinte. Com a dosagem mais que acertada das duas referências, a dupla de designers australianas da Arent&Pyke construiu o espaço acima. O papel de parede cria uma dança geométrica de tons de verde e de losangos enquanto os móveis pontuam formas e cores distintas. Mas é no meio desse mix entre universo infantil e sofisticação que se encontra uma peça que promete acompanhar a dona do quarto por muito tempo. A cama clássica é descolada em qualquer idade.
+ Quarto montessoriano: aprenda dicas espertas!
Romântico e estampado
Neste ambiente, de styling do Live Loud Girl, os elementos decorativos criaram uma atmosfera romântica e moderna para a jovem moradora passar momentos especiais. De cara, um dos elementos que mais chamam a atenção é o papel de parede, que cria uma ideia de escamas vermelhas e geométricas sobrepostas. Um neon em formato de coração ilumina a área próxima a um sofá-cama onde a moradora descansa e lê, além de relaxar com as muitas almofadas que tornam o espaço ainda mais confortável aconchegante.
+ Mural de recados: 9 jeitos de usar as tramas metálicas
Bem planejado
O quarto do jovem rapaz neste apartamento da família é diferente do restante do décor: ele ganhou uma pegada urbana e moderna. Na paleta de cores, predominam cinza, preto e amarelo. O quadro na parede da cama dá um ar descolado ao ambiente. As almofadas Ctrl, Alt e Del arrematam o décor com um toque fun.
+ Amplitude e cor em apartamento familiar
Quer acessar mais conteúdos da Casa Vogue? Baixe já o aplicativo Globo Mais. Nele você tem acesso a reportagens exclusivas e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.