Ambientes
Cozinha azul: 13 ideias para usar a cor
Uma seleção de ambientes para quem é fã desse tom
4 min de leituraDemocrático, o azul em suas diversas intensidades permite combinações muito elegantes, além de ser um tom apontado como tendência. Então, se a ideia é colocar um pouco de cor na decoração de cozinha - mas fugindo das cozinhas coloridas -, seguir por essa paleta pode ser um caminho seguro. Viaje na seleção de ambientes abaixo e inspire-se em diversos estilos em que o azul é o protagonista.
1. Com mosaico
Um azul escuro surge imponente na decoração desta cozinha , criação da Mandarin Stone. Mas quem rouba a cena nos detalhes são as pedras que criam um mosaico e formam um contraste interessante com a pintura da parede.
2. Minimalista e retrô
Esta cozinha charmosa criada pela sueca Ikea traz perfume de época, apesar de ser minimalista e composta por linhas retas e móveis sem muitos detalhes. Acontece que o azul clarinho escolhido para os armários superiores resgata, imediatamente, a estética vintage das decorações do passado.
3. Superfície brilhante
Nesta cozinha, criada pelo arquiteto Edilson Campelo, fica por conta dos armários planejados injetar ousadia instantânea. O azul royal com acabamento brilhante contrasta com o negro e o grafite das paredes, resultando em um ambiente cheio de personalidade.
4. Cool e elegante
O tom azul escuro desta cozinha faz uma combinação certeira com os equipamentos em aço inox, a bancada cinza e as cadeiras pretas. A mesa e a prateleira de madeira rústica garantem uma textura mais aconchegante para o ambiente. Projeto do escritório de design de interiores australiano One Girl.
5. Marcenaria marcante
Ares vintage e industriais sopram por esta cozinha. As portas dos armários são de carvalho laqueado na cor azul índigo - uma reinterpretação do jeans. Já o piso de madeira recebeu pintura preta brilhante, que combina com a bancada de quartzo preto e ressalta o tom forte da marcenaria.
6. Paleta delicada
Neste ambiente, criado pela marca sueca Alcro, a cartela de cores é um charme à parte. O tom de azul que cobre armários e paredes fica responsável pelo mood relaxante, evidenciado pela nuance escura, terrosa e rústica escolhida para o revestimento sobre a pia. A porta de entrada surpreende com um rosa ao estilo decoração candy colors, temperando diversão no espaço de tons sóbrios. O branco, presente no batente e nos rodapés, traz claridade.
Compacta e minimalista
Do escritório britânico Nimtim, este projeto tem os armários da cozinha como protagonistas. Um azul claro recobre a marcenaria, que conta com puxadores amarelos, e traz uma atmosfera tranquila e contemporânea ao espaço. Para completar, o piso de madeira aquece o espaço.
8. Atmosfera fresh
Mobiliário e acessórios em tons pastel e paredes brancas caracterizam a atmosfera fresca desta cozinha. O rosa tinge as cadeiras, o cinza e o menta conversam no papel de parede e nas almofadas e o azul envolve todo o armário. Este último item e o banco, que serve a mesa de refeições, foram posicionados nas paredes, acompanhando o perímetro da área - solução que otimizou a circulação no espaço.
9. Leve e colorida
Criada pelo londrino Jason MacLean, esta cozinha exibe cores fortes, que temperam o visual sem deixá-lo pesado. Para começar, o designer optou por móveis minimalistas que receberam um calmante tom de azul. As cadeiras de plástico foram as responsáveis por pincelar amarelo no ambiente. A imensidão alva das paredes se torna mais interessante ao mixar texturas diferentes.
10. Espaço de destaque
A cozinha certamente é a área que chama mais atenção ao entrar neste apartamento, assinado pelo arquiteto Flavio Castro, do FCstudio. Os armários, originalmente brancos, ganharam pintura nova. Além disso, os puxadores foram retirados e as portas niveladas. Um jeito charmoso de reaproveitar a marcenaria antiga sem gastar muito.
11. Diálogo contemporâneo
Nesta cozinha, assinada pelo escritório HAO Design, predomina o estilo contemporâneo, com uma ilha revestida de pastilhas pretas, de onde sai uma mesa de madeira clara, e armários no tom azul, de linhas retas e sem puxadores. O conjunto de três pendentes de concreto, cada um de uma cor, brinca com a paleta do ambiente.
12. Ambiente clean
Minimalista e com personalidade, esta cozinha exibe uma bela mistura de materiais. A começar pelo uso da madeira, visto no piso e na mesa. O material tem o poder de deixar qualquer espaço mais aconchegante. No fundo, os armários azuis e brancos de linhas retas, quando fechados, eliminam qualquer vestígio de poluição visual.
13. Moldura turquesa
Esta cozinha compacta, tem o azul como foco principal, mas ele aparece combinado ao branco e à madeira clara. O bar esconde uma pequena mesa com quatro cadeiras brancas, mas garante também um espaço para a livre circulação. O projeto assinado pelo escritório ZE Workroom isola a cor vibrante em pontos estratégicos.