Ambientes
Decoração de cozinha: 10 ambientes que ousaram nas cores
Confira uma seleção super especial de cozinhas coloridas
4 min de leituraO ambiente mais afetuoso da casa é também perfeito para tons vibrantes. E uma coisa é certa: o branco total deve ficar de fora das novas cozinhas por algum tempo -- como você pode ler no nosso dossiê de tendências 2016. Abaixo, damos 10 exemplos de ambientes com cores ousados e cheios de bom gosto.
LEIA TAMBÉM: 10 cozinhas com tons de rosa
1. Preto e básica
Na hora de reformar sua cozinha, Nina Holst escolheu ousar e, ainda assim, apostar no minimalismo. O resultado é uma cozinha completamente preta, formada por linhas retas, armários com puxadores escondidos e uma torneira dourada. Os acessórios, super básicos, completam o ambiente.
2. Verde e rústico
A atmosfera verde e calma domina o sobrado repleto de móveis dos anos 1950, casa dos galeristas Matthew Wood e Pedro Mendes em São Paulo. Na cozinha, o clima não é diferente: a madeira, aplicada nos armários, dá um toque rústico ao ambiente. E se o revestimento em versão escura e envelhecida que preenche a parede completa tal efeito, o piso geométrico surge como um contraste delicado. A viga metálica aparente, pintada de roxo, dá um toque moderno. Por fim, os acessórios: mesa e cadeiras assinadas por Carlo Hauner e luminária de teto de Angelo Lelli.
3. Vermelho e industrial
O conceito do ambiente acima nasceu inspirado na emblemática instalação Desvio para o vermelho, do artista Cildo Meireles, composta por três salas com uma vasta - e surpreendente! - coleção monocromática de objetos. Conhecendo a admiração da sua cliente pelo trabalho de Cildo, as arquitetas do escritório Casa 14 Arquitetura decidiram prestar uma homenagem à obra na cozinha. O vermelho assumiu, então, o papel de protagonista no ambiente integrado, cobrindo desde a bancada e os armários até o cobogó. Para reforçar a autenticidade e o clima urbano do projeto, as profissionais descascaram a parede, deixando aparente o concreto da caixa do elevador.
4. Laranja e contemporânea
A cozinha ousada, parte de um apartamento antigo e cheio de objetos garimpados, em São Paulo, traz ótimas ideias de decoração. A bancada vintage de madeira, rejuvenescida pela pintura preta, faz uma dupla de contraste com os azulejos laranja sobre a pia. Além de adicionar contemporaneidade ao ambiente, a parede cinza recebe relíquias de várias épocas, que se misturam com despojamento. Para completar, sob a mesa e as cadeiras típicas dos anos 1950, o piso de pastilhas, que revela a divisão antiga dos cômodos, se mostra sem medo, tornando-se em um recurso estilístico.
5. Azul clarinho e retrô
Esta cozinha planejada criada pela sueca Ikea é um ótimo exemplo de como as cores têm o poder de ditar o clima de um ambiente. Apesar de ser minimalista, composta por linhas retas e móveis sem muitos detalhes, o azul bebê escolhido para os armários superiores resgata, imediatamente, a estética vintage das cozinhas do passado. O resultado é sofisticado e ousado, mas com uma pitada de calor nostálgico!
6. Cinza e elegante
Este espaço, criado por Tom Ferguson, é um ótimo exemplo de como tons e texturas pouco usuais para ele podem resultar em um mood muito sóbrio e elegante. Enquanto os armários surgem ostentando a opulência do preto, o piso desfila madeira natural. As molduras vitorianas no teto, fazem um contraponto às linhas retas do mobiliário atual. Para completar o mix, um painel de mármore, também negro, injeta luxo na medida certa. O resultado é convidativo e muito chic!
7. Amarelo e vintage
Um elemento comum, aplicado de forma inesperada, se destaca na cozinha da residência da designer australiana Katie Graham. O item mencionado é o azulejo de metrô, que aparece na versão vertical. A escolha traz a energia do amarelo para o espaço predominantemente branco - e inspira a replicação do mesmo tom em uma faixa da alvenaria e na luminária pendente. Além dos armários, que exibem delicadas fendas diagonais em suas portas, os móveis soltos também recorrem ao branco e à madeira clara, criando, assim, um respiro, que evita que o amarelo pese no conjunto.
8. Azul e moderno
Um azul escuro surge imponente na decoração desta cozinha, criação da Mandarin Stone. Mas quem rouba a cena nos detalhes são as pedras que criam um mosaico e formam um contraste interessante com a pintura da parede. Apenas uma luminária com soquete pintado da cor cobre, flores e vidros coloridos surgem como acessórios para uma combinação impactante e ao mesmo tempo delicada.
9. Verde clarinho e nostálgico
Os armários são parte inerente de uma cozinha funcional, e, no ambiente acima, eles também são o foco de toda a atenção. O tom verde é uma ótima opção para decorar um espaço enxuto sem exageros, e os puxadores com formatos diferentes são os responsáveis pelo toque lúdico. Os ladrilhos, que evitam as estampas, investem no mesmo tom, criando sensação de amplitude. Utensílios divertidos completam o décor.
10. Rosa e na tendência
Retrô, mas fugindo do óbvio - este era o objetivo da arquiteta Andrea Murao ao elaborar o projeto da cozinha. O ambiente se baseia em duas cores suaves, uma delas semelhante ao Rose Quartz, eleito em 2016 eleita pelo Instituto Pantone. O rosa cobre as paredes e dá um toque charmoso para receber um bege acinzentado que passeia pelos armários de laca, portas e chega à faixa de azulejos que cobre a área molhada. As bancadas levam um marmoglass branco e o piso, porcelanatos rústicos. O toque final fica por conta da louça e dos objetos vintage.