Design
Surrealismo no Design é tema de exposição no Vitra Museum
Mostra investiga como estética da vanguarda impactou na criação de móveis e objetos contemporâneos
1 min de leituraNascido na década de 1920, o surrealismo foi um dos movimentos artísticos mais influentes do século XX. A vanguarda de Paris foi responsável por revelar nomes como Salvador Dalí, René Magritte e Meret Oppenheim - mas não apenas isso. A produção de design da época também originou peças e mobiliários com fortes traços herdados da corrente artística.
Pouquíssimo explorada ao longo do tempo, a produção de design surrealista é tema da exposição Objetos de Desejo: Surrealismo e Design 1924 - Hoje, em cartaz no Vitra Design Museum, na Alemanha. Com curadoria de Mateo Kries, a mostra investiga qual foi o impacto da vanguarda europeia na criação de móveis e objetos durante a década de 1920 e os tempos atuais.
Fundado em 1924 por André Breton, o movimento francês sempre foi conhecido pelas visões sonhadoras e fantásticas de seus pintores e escultores. Apesar disso, o conceito também alcançou o universo dos objetos e do design de interiores ao redor do mundo, como provam as peças Ozon III (1962), de Le Corbusier, e a Table Cocoon 8 (2015), de Nacho Carbonell. Ambas disponíveis no acervo da exposição.
A mostra inédita também reúne objetos decorativos da era dourada do surrealismo, como o icônico sofá Mae West criado por Salvador Dalí em 193. Já obras clássicas de Achille Castiglioni, Ray Eames e Shiro Kuramata surgem no museu em instalações que reinterpretam toda a estética do movimento.
Objetos de Desejo: Surrealismo e Design 1924 - Hoje fica em cartaz no Vitra Design Museum até 19 de janeiro de 2020. Para mais informações, clique aqui.
Acompanha tudo de Casa Vogue? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!