Cozinha de Casa
Receita vegana de grãopioca caprese
Cozinheiro Thiago Medeiros ensina a preparar refeição leve e saudável
4 min de leituraNa coluna de hoje trago uma daquelas receitas coringas surpreendentes que você vai adorar ter no seu repertório. Se trata de uma grãopioca! Que também pode ser chamada de crepioca de grão de bico. Interessante, não é mesmo?
Em linhas gerais, a massa de grão de bico, que tem uma estrutura proteica, entra no lugar da clara do ovo de uma crepioca tradicional. E, para fazer as vezes da parte da gordura, eu costumo (e recomendo) usar tahine e azeite de oliva. Uma pitada de açafrão da terra para colorir a massa e pronto, a mágica acontece.
Uma boa farinha de tapioca fresca faz toda a diferença e temperos, como sempre, são bem vindos. Para o recheio, o céu é o limite! Nessa sugestão, eu fiz com uma das minhas combinações favoritas de café da manhã : queijo tipo mozzarella de castanhas, tomate e manjericão.
Aliás, acredito que essa receita tem potencial para virar uma das suas melhores amigas matinais. É prática, rápida e super nutritiva. Tenho o costume de intercalar pão e tapioca ao longo dos dias da semana, mas confesso que, ultimamente, tenho optado por essa combinação com mais frequência.
Lembre-se de sempre deixar o grão de bico de molho antes de cozinhá-lo. Isso faz com que o cozimento dele seja mais rápido e facilita o processo de digestão. A farinha de grão de bico é uma alternativa ao grão cozido, mas pessoalmente eu prefiro a primeira opção.
Uma dica legal aqui é preservar a água do cozimento do grão de bico - a aquafaba - pois ela ajuda a dar estrutura na massa. Caso opte por comprar o grão de bico enlatado, procure marcas com pouco ou nenhum conservantes e/ou agentes químicos.
O processo em si é bastante simples, basta bater tudo no liquidificador, acrescentar a farinha de tapioca e então fritar as grãopiocas, aos poucos, em uma frigideira anti-aderente. A massa pode ser mantida em um pote de vidro fechado, na geladeira, por até 3 dias.
Vamos para a receita
1 xic de grão de bico cru
3 xic de caldo de legumes ou água
1 xic de farinha de tapioca
Sumo de 1 limão tahiti
2 folhas de louro
2 col de sopa de tahine
4 col de sopa de azeite extra virgem
1 col de sopa de açafrão da terra
1 col de chá de orégano seco
1 col de chá de alho em pó
½ maço de salsa
Sal e pimenta do reino a gosto
Para o recheio:
2 tomates italiano em rodelas
100g de queijo tipo mozzarella de castanhas de caju
½ maço de manjericão
1 col de sopa de vinagre balsâmico
2 col de sopa de azeite extra virgem
Sal e pimenta do reino
Modo de preparo:
Comece por deixar o grão de bico de molho em água por pelo menos 12 horas ou até 48 horas. Lembre-se de sempre trocar a água a cada 8 horas. Passado esse processo, escorra, lave e então cozinhe esse grão de bico em uma nova água, ou caldo de legumes, com apenas folhas de louro e uma pitada de sal. O grão deve ficar cozido mas ainda inteiro, escorra e reserve a água do cozimento.
Então, bata no liquidificador, o grão de bico cozido, a água do cozimento - pelo menos 1 xic - limão, tahine, azeite e temperos secos até obter uma massa bem lisa. Ajuste a consistência com mais água caso necessário.
Transfira essa massa para uma tigela e incorpore a farinha de tapioca com ajuda de um fouet ou garfo. Ajuste temperos com sal e pimenta do reino, adicione a salsa picada. Pronto, a base da nossa crepioca vegana está pronto.
Nessa altura você pode separar a massa que vai usar na hora e guardar o restante em geladeira por até 3 dias.
Leve uma frigideira antiaderente ao fogo e quando ela estiver bem quente, regue com um fio de azeite e disponha uma concha da massa sobre ela. Deixe que a camada de baixo doure bem e então vire. Cuidado para não fazer esse processo antes dela estar totalmente cozida embaixo - deve soltar do fundo da frigideira.
Para o recheio, tempere as rodelas de tomate com azeite, aceto balsâmico, sal, pimenta do reino e manjericão, reserve. Rale o queijo vegetal e disponha em uma frigideira no fogo baixo até que ele se derreta todo. Então, disponha o recheio sobre metade da grãopioca, dobre ao meio e bom apetite.
*Thiago Medeiros é cozinheiro por formação e de coração. Vegetariano, virginiano e amante da agricultura brasileira, consegue mostrar a maneira que enxerga o mundo através da comida. Semanalmente na Casa Vogue, na coluna "Cozinha de Casa" trará receitas democráticas para todos os bons de garfo! Explorando cores, formas, texturas e sabores dos vegetais para entendermos como pode ser fácil aprender a cozinhar e viver em sinergia com a natureza.