Casa Vogue Experience
8 dicas para entender melhor de gastronomia
Ensinamentos para aproveitar melhor restaurantes e bares
2 min de leituraFormada em relações públicas e há 16 anos no mercado de bares e restaurantes, Kelly Lobos, da agência KRP, é a responsável, ao lado da crítica e colunista de Casa Vogue, Alexandra Forbes, pela curadoria gastronômica da Casa Vogue Experience, que será realizada entre 22 e 26 de novembro de 2016. O evento tem nomes confirmados, como a boulangère Izabela Tavares, que conduzirá um workshop de pães com fermentação natural, e o francês Pierre Lurton, autoridade mundial na área de vinhos e espumantes. Perguntamos a Kelly dicas para aproveitar melhor as experiências relacionadas a restaurantes. Confira!
E MAIS: Casa Vogue Experience 2016: confira a programação
Para assistir à palestra agende sua visita pelo email [email protected] ou acompanhe a transmissão ao vivo em nossas redes sociais.
1. Leia antes e pesquise
Quando for a um restaurante, procure saber a proposta do local, o histórico do chef, a especialidade, a linha de trabalho. “É o mesmo que ler sobre um filme antes de ir ao cinema. O chef pode ser mais autoral ou especializado em releituras de clássicos. Com mais informações, você aproveitará melhor a visita”, diz Kelly.
E MAIS: Receita de rolinho vietnamita
2. Escolha um tema
Escolha um tipo de culinária ou uma região do mundo sobre a qual você gostaria de saber mais e dedique-se a ela. Vá a vários restaurantes, prove receitas similares em diferentes estabelecimentos, faça comparativos. Essa é uma forma interessante de aumentar seu repertório.
3. Troque livros por experiências
Livros de gastronomia e de receitas são irresistíveis e registram o trabalho de chefs e cozinheiros, mas não substituem as visitas aos restaurantes. Selecione com critério aqueles que irá comprar e priorize a prática no lugar da teoria.
E MAIS: Imperdível: risoto de beterraba e creme de burrata
4. Chegue bem cedo ou bem tarde
Vai a um restaurante estrelado? Evite os horários de pico. Se você chegar tarde, no final do expediente, tem a chance de conversar com a equipe: maître, bartender e até mesmo com o chef. “Essa dica vale em especial para viagens. O staff do restaurante pode dar dicas de outros lugares legais, onde já trabalharam ou que estão fora dos guias”, diz Kelly.
5. Pouca gente à mesa
Dependendo da sua vontade de mergulhar no universo gastronômico, selecione a quantidade de pessoas que lhe farão companhia ou, em alguns casos, vá a dois ou sozinho. Mesas numerosas podem distraí-lo da vivência.
E MAIS: Receita de pastelini recheado com ricota
6. Faça reserva
Totalmente assimilado na Europa, o hábito de reservar mesa não faz parte da cultura brasileira. Ao fazer a reserva e chegar no horário, você firma um compromisso com a experiência e tem a garantia de realizá-la. Lembre-se também de cancelar a reserva, caso mude de ideia.
7. Escreva um diário
Registrar suas impressões em um caderninho é uma forma de explorar melhor a ida a um restaurante. Anote os sabores, as sensações, as combinações de ingredientes. Assim é fácil fazer comparativos entre os diversos locais que visitou e, o principal, não se esquecer do que você comeu.
E MAIS: 7 receitas com camarão para impressionar na cozinha
8. Repare na decoração
Os móveis, a iluminação e até a cor das paredes podem ajudar a contar a história do chef. Repare também no estilo das louças, copos e talheres. Geralmente esses itens dialogam com a proposta do cardápio e complementam a vivência.