Paisagismo
Flores de inverno: 7 plantas que florescem no frio
Conheça as espécies que dão flores na época mais fria do ano
3 min de leituraO tempo de florescer não é só a primavera. Há plantas que florescem o ano todo e algumas gostam do tempo mais frio para desabrochar. “As espécies que preferem o tempo mais frio precisam ser plantadas, em formato de semente, nos meses de maio ou junho. Assim, de 90 a 120 dias, elas estão prontas para florescer no meio da estação. Se forem plantadas mais tarde, o calor pode atrapalhar essa floração”, comenta Juliana Valentini, à frente da Escola Orgânica de Holambra.
+ LEIA TAMBÉM: 5 dicas de como cultivar a planta onze-horas
Com ajuda da profissional, listamos espécies que florescem nesta época do ano. Você pode encomendar as sementes em sites especializados ou até mesmo encontrar as mudas em garden centers durante o inverno. Confira abaixo.
Calêndula
A calêndula (Calendula officinalis) é uma planta da família das margaridas. Originária da região do Mediterrâneo, a espécie é conhecida por abrir suas pétalas ao nascer do sol e fechá-las ao cair da noite. É também uma flor comestível de ciclo curto, reconhecida por suas propriedades fitoterápicas e capacidade cicatrizante.
Alyssum
Com aroma doce, o alyssum (Lobularia maritima) é também chamado de flor-de-mel. Suas inflorescências com pétalas miúdas nos tons de branco, violeta ou amarelo atraem insetos polinizadores, como as abelhas. Apesar de gostar do clima mais fresco, esta planta precisa de luminosidade (não, necessariamente, de calor). Como o alyssum precisa de regas mais constantes, é sempre necessário, portanto, manter o substrato úmido. Costuma florescer no fim do inverno, entre agosto e setembro, e tem o ciclo curto – ou seja, não deve durar mais de um ano.
Amor-perfeito
O amor-perfeito (Viola tricolor) floresce no inverno e permanece assim até a primavera. Ela é também uma planta de meia-sombra, comestível. Aparece em diversas cores como rosa, roxo, azul, amarelo e até preto. Se optar por plantar a semente, a flor começa a aparecer em torno de 90 dias.
Boca-de-leão
A Antirrhinum majus é uma espécie herbácea que gosta de tempo fresco, sem extremos de temperaturas – ou seja, excesso de frio ou de calor. Por isso, os meses que antecedem o inverno são considerados ideais para o seu plantio. Ela ganhou este nome porque quando as flores são apertadas na sua base parece fazer o movimento de boca. Suas flores em formato de espiga e sua haste longa fazem com que ela seja queridinha dos arranjos florais, ou seja, pode ser usada como flor de corte. Vão bem em jardineiras, canteiros e vasos já que não fazem maciços altos.
Áster
Esta planta é um tipo de margarida, muito semelhante à gérbera e ao crisântemo, com muita variedade de cores. Da família Asteraceae, ganhou este nome por ter formato de estrela. Ela gosta de luminosidade, solo úmido e tempo fresco. É uma planta perene com floração anual. Por ter uma haste longa, é bastante usada como flor de corte.
Hortênsia
Típica da paisagem de serra das regiões mais frias do país, a hortênsia (Hydrangea macrophylla) é originária do continente asiático e é uma planta que prefere temperaturas mais amenas. Como ela gosta da luminosidade, dê preferência para áreas em que possa receber o sol da manhã. Uma curiosidade interessante sobre as hortênsias é que as cores das flores mudam de acordo com a acidez do solo – assim, o tom costuma ser uma surpresa.
Cipó-de-são-joão
Apesar de começar a florescer no outono, a planta Pyrostegia venusta ganhou o seu nome popular porque costuma abrir perto do dia de São João, 24 de junho, na época das festas juninas. O tom alaranjado chama a atenção de pássaros, principalmente dos beija-flores. Esta é uma planta muito rústica que nasce espontaneamente. Apesar de ser pouco usada em projetos de paisagismo, ela pode servir, inclusive, como cerca-viva ou como trepadeira.