Paisagismo
Gérbera: como cultivar a flor mais pop do momento
Nativa da África do Sul, a gérbera curte sol pleno, noites frias e solo bem drenado
1 min de leituraNada boba a gérbera: para florescer livremente ao longo de todo ano, ela exige sol pleno, noites frescas e água na medida certa. Uma das plantas de corte – assim são identificadas as flores usadas para fazer buquês – mais populares no Brasil, ela tem sua origem na África do Sul. Foi batizada em homenagem ao naturalista alemão Traugott Gerber ainda nos idos de 1743.
Aqui no Brasil, o clima ensolarado faz com que elas floresçam ao longo de todo ano, mas isso acontece mais frequentemente na primavera e no verão. Vem daí a indicação dos fabricantes para germinar as sementes no comecinho do outono. Ao atingir sua maturidade, as hastes alcançam entre 30 e 40 cm de altura. Originalmente, a Gerbera jamesonii exibe flores entre o vermelho, o laranja e o amarelo, mas os produtores ampliaram a cartela com cruzamentos sucessivos para incluir também o branco e numerosas variedades em tons pastel.
Quem planeja cultivar a flor precisa cumprir uma receita simples. A planta gosta de sol pleno e muita luminosidade, pede solos arenosos, mas com bastante matéria orgânica e drenagem eficiente. Na hora de adubar, experimente a fórmula de NPK 4-10-8 para estimular a floração. Faça a poda rente ao solo quando as flores perecerem e cuide da limpeza retirando folhas secas para fortalecer a planta como um todo.