Os arranjos com plantas secas, carregam a beleza poética do tempo em suas folhas e flores desidratadas, além do ar rústico e aconchegante. Não à toa, os chamados arranjos secos tornaram-se tendência e, atualmente, são dos mais procurados nas floriculturas. "É um dos que mais vendem", conta Gabriela Nora, diretora de arte e sócia-proprietária da Galeria Botânica.
A floricultura localizada no bairro Cerqueira César, em São Paulo, ocupa um espaço 140 m² e todo o seu teto é preenchido com varais para a secagem das plantas. "Começamos a fazer a desidratação das espécies há mais de três anos aqui na Galeira. É um grande laboratório de testes", explica Gabriela. Nesse processo, algumas plantas surpreenderam a profissional. "O antúrio, por exemplo, é uma espécie úmida, então foi uma boa surpresa descobrir como ele fica bem depois de seco", revela.
Em entrevista à Casa Vogue, Gabriela listou algumas dicas para secar as plantas em casa e montar arranjos supreendentes. Spoiler: é fácil de fazer! Confira o passo a passo abaixo.
Como secar plantas
As espécies devem ser penduradas de cabeça para baixo, dessa forma a gravidade ajuda a manter a planta reta. "É preciso secar cada flor separadamente", alerta a profissional. Quando você seca o buquê todo juntinho, você favorece a umidade que é prejudicial para o arranjo seco.
Também é preciso atenção ao peso das espécies. No caso do antúrio, por exemplo, é preciso aramar a folha ao caule, caso contrário ele se soltará durante a desidratação.
Melhores espécies para arranjos secos
"O mais legal da flor seca é quando ela seca, mas mantém as suas características", explica Gabriela. A dica da profissional é investir em rosas, proteas, craspedias, eucaliptos, latânias e antúrios. "As sempre-vivas, como a estátice e a limonium, também são ótimas opções, pois elas preservam muito bem a cor."
Como montar os arranjos
A combinação de espécies é muito livre, mas vale combinar folhagens com flores. "A folhagem dá uma base de sustentação e cria uma moldura para o arranjo", detalha Gabriela.
Cuidados com arranjo seco
"A dica é usar laquê de cabelo", revela a profissional. O produto cria uma camada protetora contra poeira e umidade, além de evitar que a espécie perca folhas. "É excelente também para o campim-dos-pampas, ajuda a evitar que ele espalhe pela casa."
Como pintar folhas secas
Para quem deseja ir além, é possível tingir as flores e folhas secas. Para isso, o truque de Gabriela é usar tinta spray de grafiteiro que possuem cores mais vivas.