Paisagismo
Plantas para deixar na janela: 9 espécies pequenas e resistentes ao sol
A seleção inclui plantas comestíveis e para renovar a energia do lar!
3 min de leituraCriar um jardim em casa nem sempre é tão fácil, principalmente para as pessoas que não possuem tanto espaço. Nestes casos, cada cantinho deve ser aproveitado. Um exemplo perfeito são os peitoris das janelas. Além de garantirem que as plantas receberão exposição solar, estes locais são pouco ou nada utilizados. Mas, com a ajuda de algumas plantinhas, podem trazer um toque especial para a decoração.
Entretanto, antes de aproveitar o espaço nas janelas para montar o seu pequeno jardim, é fundamental escolher espécies que consigam se adequar bem à exposição solar. Pensando nisso, conversamos com a florista Letícia Félix, dona da floricultura Dona Tropicana, e reunimos algumas plantas ideais para estes pequenos jardins. Confira!
1. Trapoeraba-roxa
Ideal para ficar em vasos pequenos, a trapoeraba-roxa trará um toque especial à decoração do seu lar por meio das folhas roxas. Esta espécie é fácil de cuidar, mas atente-se à rega: duas a três vezes por semana. Além disso, com algumas horas de exposição solar durante o dia, esta planta consegue ficar ainda mais bonita e cheia de vida!
2. Flor-de-cera
Outra espécie ideal para ficar na janela é a flor-de-cera. Com lindas flores que florescem entre a primavera e o verão, esta planta é uma ótima opção para colocar em vasos ou pendentes na janela. A espécie consegue se adaptar ao sol pleno, desde que seja exposta gradativamente. Além disso, para mantê-la sempre com boa aparência, é importante regá-la entre duas a três vezes por semana e manter a adubação em dia para que ela possa florescer.
3. Aspargo-pluma
Outra planta que também é capaz de resistir ao sol pleno e ideal para ficar na janela, é a aspargo-pluma. Essa espécie é volumosa e resistente, visto que consegue armazenar nutrientes e água no caule para usar em períodos de escassez. Regar entre duas a três vezes por semana também é suficiente para mantê-la saudável.
4. Suculentas
As suculentas, em geral, também são ideais para ficar no peitoril das janelas. Este tipo de planta inclui diversas famílias, como os cactos, com milhares de espécies. Com estruturas que permitem o armazenamento de água, estas plantas são resistentes e conseguem sobreviver em ambientes com alta exposição solar. Além disso, o tamanho reduzido de algumas espécies, como as echeverias e sedeverias, por exemplo, faz com que elas fiquem perfeitas na janela!
5. Ripsalis
Outra planta mega resistente e ótima para ficar perto da janela é a ripsalis. Esta espécie é ideal para os jardineiros de primeira viagem, visto que exige poucos cuidados e se adequa bem tanto ao calor, quanto às baixas temperaturas. Quanto exposta ao sol pleno, é ideal regá-la entre duas a três vezes por semana.
6. Lambari
Também com folhas roxas, a lambari é uma excelente opção para colorir a sua casa. Resistente e versátil, esta espécie precisa ser regada entre duas a três vezes por semana. Apesar de sobreviver também em locais frios e com meia-sombra, a exposição solar pode ajudar a reforçar o tom roxo das plantas. Entretanto, é preciso tomar cuidado e expô-la ao sol gradativamente para que a planta possa se adaptar.
7. Lavanda
Se você busca uma espécie que possa renovar o clima da casa e diminuir a ansiedade, a lavanda pode ser a escolha perfeita! Esta espécie possui um aroma tranquilizador que pode ajudar a transformar a energia do espaço. Além disso, esta planta também consegue se adaptar à exposição solar e pode ser cultivada em pequenos vasos.
8. Espada-de-São-Jorge
Queridinha dos amantes de plantas nas redes sociais, a espada-de-São-Jorge é uma espécie que exige pouca manutenção e que consegue se adaptar bem tanto à sombra quanto ao sol. Por suportar bem os períodos de seca, esta planta precisa ser regada somente uma vez por semana.
9. Plantas para horta
Por fim, que tal usar o peitoril da janela para criar a sua própria horta? Apesar de exigirem mais cuidados, algumas espécies também são resistentes a exposição solar e não ocupam tanto espaço. "Morango, tomate, alecrim, manjericão, cebolinha e hortelã podem ser cultivadas em vasos", explicou a florista. Segundo ela, nestes casos é fundamental manter o solo sempre irrigado e se atentar para que a adubação orgânica seja frequente.