Se você quer melhorar a energia da casa ou é adepto do Feng Shui, provavelmente já se deparou com um baguá. “Ele é um tipo de mapa que identifica oito áreas da vida e é aplicado sobre a planta baixa a partir da porta de entrada”, explica a consultora Cris Ventura, autora do site Canto do Feng Shui.
É possível usar o baguá para curar a casa com plantas e flores e assim melhorar a energia dos ambientes. “Se a pessoa quiser, pode aplicar em um canto, geralmente os dois mais procurados são prosperidade e relacionamentos – amor e dinheiro”, diz a especialista em Feng Shui.
Com o baguá em mãos, alinhe a parte de baixo do mapa (espiritualidade, trabalho e amigos) com a parede da porta de entrada. "O canto esquerdo do fundo mais distante da porta de entrada vai ser correspondente à prosperidade. E o canto direito mais distante da casa, lá no fundo, vai ser relacionamento. Também é possível aplicar o baguá a partir da porta de entrada de um cômodo, e assim há menos chance de errar.”
Veja a seguir quais são as plantas e flores mais indicadas para cada área, e suas principais características, segundo Cris Ventura.
Confira plantas indicadas pelo Feng Shui para cada área da casa, segundo Cris Ventura
Área do trabalho
Este canto está relacionado aos dons, à carreira profissional. Ele é regido pelo elemento água, que tem uma forma sinuosa, ondas, e a cor azul-marinho e o preto. Todas as plantas que vão em vasos com água são recomendadas, como o bambu-da-sorte, copo-de-leite, e outras plantas com formatos sinuosos, como filodendro, asplênio e brinco-de-princesa, que se alastra como uma trepadeira.
Área da espiritualidade/ sabedoria
Regida pelo elemento terra, tem a ver com os nossos valores, autoconhecimento, terapias holísticas ou tradicionais, a busca por uma filosofia, uma religião. Quem quer estudar algo ou aprender uma língua nova, por exemplo, precisa ativar esta área. As plantas mais recomendadas são as azuladas ou em tons de roxo, como a hortênsia, a violeta roxa e a íris. Qualquer planta em vasos com terra também é bem-vinda. A forma relacionada a este canto é a quadrada.
Área da família
Tem a ver com os nossos familiares e com os ancestrais. Todas as gerações que vieram antes de nós e a nossa família atual, pai, mãe, irmãos. Esta área representa a força, a superação de limites. Está relacionada às plantas, ao tom de verde, e é uma das áreas onde podem ser usadas plantas de qualquer espécie. A família lembra a árvore genealógica, o elemento madeira, que tem a ver com o tronco da árvore, que se expande, e a força da raiz. As mais indicadas são bambu, que representa a flexibilidade e a longevidade. Também são recomendados a ráfia, o fícus (na foto, o Fícus lyrata) e até uma árvore frutífera, se tiver espaço.
Área da prosperidade
Além da prosperidade financeira, está relacionada ao bem-estar geral em todas as áreas da vida: ter bons amigos, bons relacionamentos, ter trabalho, estar em um caminho espiritual... Geralmente ela está localizada do lado esquerdo ao fundo da casa, ou de um cômodo. Plantas abundantes, que deem muitas folhas e que cresçam para cima, são as mais indicadas aqui.
Não é recomendado usar neste canto plantas que cresçam para baixo, como a samambaia. Não é que é proibido ter samambaia, mas não é legal em alguns cantos. Esta área precisa de expansão. Indico a ráfia, que dá muitas folhas, cresce para cima e rápido, flores como o girassol, que tem a ver com a cor amarela, além de lírio amarelo, flores vermelhas e árvores frutíferas. Se for no quintal, indico jabuticabeira, laranjeira, limoeiro e pé de romã. Evite aqui qualquer tipo de bonsai.
Área do sucesso
É a autoimagem, a luz que brilha, regido pelo elemento fogo. Nesta área as recomendações do que evitar são as mesmas da área da prosperidade. Não use nada que cresça para baixo, como samambaias, plantas pendentes e trepadeiras. Indico a dracena, a ráfia, a bromélia e todas as plantas que deem frutos ou flores vermelhas.
Área dos relacionamentos
Tem a ver com relacionamentos amorosos e as relações mais importantes da vida. Esse canto é regido pelo elemento terra. Geralmente é legal decorar com objetos em pares. Recomendo fazer uma brincadeira com o par de vasos – pode ser um com orquídea e o outro com rosas. Se for só um arranjo, use números pares, como uma dúzia de rosas, ou se preferir alguma flor do campo, conte um número par para atrair a sintonia da dupla, da parceria.
Se usar rosas, corte os espinhos, ou opte ainda por hibisco. Uma planta que recomendo muito para esta área é a árvore da felicidade – macho e fêmea no mesmo vaso. Os vasos mais indicados são os de cerâmica ou na cor do guá dos relacionamentos: rosa, branco ou vermelho.
Área de criatividade
Criação, inspiração, projetos novos, alegria de viver. A área das crianças é aqui também. O elemento é o metal e a forma é a circular. Aposte em cachepôs mais modernos com este material e formato. As cores são as do arco-íris ou o branco. Se quiser deixar o ambiente mais alegre, invista em vasos coloridos. As plantas mais indicadas são margarida, begônia e cravo. Plantas com folhagens arredondadas também são bem-vindas.
Área dos amigos
O guá dos amigos também é regido pelo elemento metal. As cores são o branco e o cinza e a forma é a circular. Portanto, folhagens arredondadas são bem-vindas neste caso. As flores mais indicadas são a camélia, o jasmim e a angélica. Todas as flores brancas. Esta área esta relacionada às pessoas que nos ajudam, como um amigo do amigo que nos indicou um trabalho, por exemplo. Além do networking, é a ajuda que vem do universo ou a força com a qual a pessoa se sintoniza.
Banheiro
O banheiro ou lavabo é um lugar ótimo para colocar planta, porque tem uma energia instável do elemento água. É um dos cômodos sobre as quais as pessoas mais têm dúvidas quando se fala em Feng Shui. Geralmente ele tem a fama de ser um lugar ruim, de levar a energia embora. A cura neste local é muito simples: colocar uma planta.
Seja qual for a localização do banheiro na casa, há várias opções, como o uso de um hanger para que ela fique em um local mais iluminado. Se o banheiro for pequeno, basta colocar um vaso pequeno. Uma espécie bem resistente é a zamioculca. Ela é como um coringa. O lírio-da-paz é indicado também. O importante é que seja uma planta natural em vaso com terra.
Escritório
É sempre bom ter uma planta no escritório para ajudar na concentração e na renovação da energia, porque é um local onde há aparelhos eletrônicos e isso gera alta concentração de energia eletromagnética. Existem plantas que ajudam a purificar o ar e a equilibrar as vibrações. Uma delas é a dracena, que se desenvolve em ambientes onde não bate tanto sol e é uma purificadora do ar.