• 19/02/2020
  • Vanessa D'Amaro
Atualizado em
Guia das Suculentas (Foto: Reprodução/Casa Vogue)

De fácil manutenção, as suculentas pedem pouca rega e muita luz solar

Com a onda urban jungle nos apartamentos das grandes cidades, as plantas de fácil manutenção caíram no gosto popular e ficaram ainda mais em evidência dentro de casa. É o caso das suculentas, famosas por suportarem bastante tempo sem rega. Mas não é por isso que os cuidados com elas devem ser deixados de lado. Há alguns truques para manter as plantinhas sempre bonitas e exuberantes. Pensando nisso, reunimos abaixo tudo o que você precisa saber sobre como cuidar de suculentas!

De onde elas vêm?
Por serem originárias de regiões secas e desérticas, estas espécies fazem parte da família dos cactos e possuem a capacidade de reter água, por isso o nome "suculentas". Dessa maneira, as suas folhas, o seu caule e a sua raiz são mais grossos e resistentes do que de muitas outras espécies. Repare elas não possuem espinhos e isso é um dos fatores que as diferencia dos cactos convencionais.

Guia das Suculentas (Foto: Reprodução/Casa Vogue)

Quais são os tipos de suculentas?
Existem suculentas de todos os tipos, das que possuem folhas robustas às que fazem as vezes de plantas pendentes (um exemplo é o sedum, ou dedo-de-moça). Muitas delas possuem folhas de cores diferentes - do verde ao rosa e roxo - e algumas, inclusive, dão flor. É importante informar-se sobre a espécie no momento da compra para entender quais devem ser os cuidados específicos que devem ser tomados com a sua plantinha.

Elas precisam de sol pleno?
A maioria das suculentas prefere ambientes ensolarados com exposição direta ao sol. Portanto, é ideal deixá-las nas varandas ou embaixo de janelas. Um dos perigos de deixar as suculentas longe do sol é o estiolamento, um processo que faz com que a planta se estique em busca de luz. Isto é, ela cresce rápido e de maneira desordenada perdendo o seu formato original e a resistência. Nestes casos, o ideal é introduzir a planta, aos poucos, ao sol direto novamente.

Guia das Suculentas (Foto: Reprodução/Casa Vogue)

Alguma suculenta vai bem na meia sombra?
É preciso ficar atenta porque algumas - poucas! - gostam de espaços com um pouco mais de sombra - neste caso, estamos falando de luz difusa. A ripsális, a planta-pedra e a rabo de lagartixa são algumas das espécies que vão bem em um cantinho de casa que não recebe tanta luz direta, mas é importante ter muita claridade. É o caso também de algumas suculentas que dão flores, como a flor de maio e flor da fortuna (sim, elas também pertencem a família Cactaceae!). Dica: quanto mais escuro o tom de verde das plantas, mais as suculentas gostam de um pouco de sombra.

Guia das Suculentas (Foto: Reprodução/Casa Vogue)

Como funciona a rega?
O principal erro de quem começa a cultivar as suculentas é regar demais. “O ideal é regar uma vez por semana no verão e uma ou duas vezes ao mês no inverno”, ensina o paisagista Luciano Zanardo. Outra dica importante é não regar as folhas (nunca!). Regue apenas o substrato, distribuindo bem o líquido pelo vaso.

Quero cultivar em vaso. Como faço?
Escolha um vaso um pouco maior que a planta. Lembre-se que um vaso com muita terra ficará úmido por mais tempo. É importante também escolher um vaso furado embaixo para facilitar o escoamento da água de cada rega já que o substrato não deve ficar encharcado jamais. Para mantê-lo sequinho, indica-se misturar na terra um pouco de areia (mas nunca areia de praia, por conta do sal). Se eventualmente as raízes começarem a sair pelos furos do vaso, é hora de fazer o transplante para um vaso maior. “Não regue a suculenta alguns dias antes de transplantar pois a terra precisa estar totalmente seca para que os torrões se soltem com mais facilidade”, explica Luciano.

Guia das Suculentas (Foto: Reprodução/Casa Vogue)

Quando adubar?
“Dê três em três meses, vale usar adubos específicos, como húmus de minhoca ou outro composto orgânico”, comenta Luciano. Outra dica de ouro é usar casca de ovo triturada e espalhar pelo vaso. Como plantas de sol precisam de mais cálcio do que as de sombra, o pó de casca de ovo ajuda a deixá-las mais resistentes.

Acompanha tudo de Casa Vogue? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!